Poucos temas têm tirado tanto o sono do RH e dos líderes quanto a diferença geracional. Afinal, as empresas enfrentam hoje um cenário inédito: a convivência de quatro gerações no mercado de trabalho.
Com equipes compostas por profissionais que vão de Baby Boomers a Geração Z, promover a colaboração e entender as diferentes necessidades pode ser um desafio. Mas isso não significa que seja uma missão impossível.
Como veremos a seguir, toda diversidade, quando bem gerenciada, pode se transformar em um grande diferencial para as empresas!
O que é a diferença geracional?
O termo é bem direto, mas vale explicar um pouco mais: a diferença geracional, ou diversidade geracional, aborda a distinção de comportamentos e perspectivas entre pessoas de diferentes gerações.
Esse conceito tem se destacado no mercado de trabalho porque, pela primeira vez, temos quatro gerações atuando juntas. E a grande complexidade disso é que cada uma delas traz suas próprias experiências, valores e expectativas.
Geração X, Geração Z, Millennials e Boomers: diferenças no mercado de trabalho
Para compreender os impactos das diferenças geracionais no ambiente de trabalho é preciso, antes de tudo, entender quem está por trás delas. Então, vamos às devidas apresentações:
Baby Boomers
- Quem são: pessoas nascidas entre 1946 e 1964, crescidas em um período de grande prosperidade econômica.
- Principais características: são conhecidos pela dedicação ao trabalho, estabilidade e respeito pela hierarquia.
- O que valorizam: segurança no emprego, reconhecimento pelo esforço e relacionamentos interpessoais.
Geração X
- Quem são: nascidos entre 1965 e 1980, cresceram em um cenário de mudanças sociais e econômicas.
- Principais características: são independentes, competitivos, focados na busca por resultados e bons para trabalhar em equipe.
- O que valorizam: equilíbrio entre carreira e vida pessoal e oportunidades de crescimento e desenvolvimento.
Geração Y (ou Millennials)
- Quem são: nascidos entre 1981 e 1996, cresceram com a internet e o avanço tecnológico.
- Principais características: são irreverentes, conectados, criativos e buscam propósito no trabalho.
- O que valorizam: impacto social, feedback constante e um ambiente de trabalho colaborativo.
Geração Z
- Quem são: nascidos entre 1997 e 2012, cresceram em um mundo digital e globalizado.
- Principais características: são pragmáticos, multitarefas e altamente tecnológicos.
- O que valorizam: diversidade e inclusão, saúde mental, flexibilidade e autonomia.
Desafios e oportunidades da gestão intergeracional
Percebeu como, apesar de algumas semelhanças, cada grupo tem características bem próprias? Isso, é claro, trouxe mudanças na cultura corporativa ao longo das gerações, assim como novos desafios e oportunidades.
Por um lado, as diferenças geracionais podem impactar a comunicação, conflitos de valores, dificuldades de colaboração e preferências distintas sobre o estilo de trabalho de cada membro da equipe.
Mas com uma gestão eficiente e uma abordagem equilibrada, é possível superar essas adversidades e aproveitar os muitos benefícios que essa diversidade também proporciona. Eles incluem, por exemplo:
- Troca de conhecimentos;
- Mais inovação e criatividade;
- Maior capacidade de adaptação;
- Melhoria na tomada de decisões.
De quebra, a convivência de diferentes gerações pode enriquecer a cultura organizacional, promovendo um ambiente mais inclusivo e colaborativo. O resultado? Equipes mais engajadas e menor rotatividade!
Dicas de como gerenciar equipes multigeracionais
Agora que você já conhece o poder da diferença geracional, vamos à pergunta que não quer calar: como transformar esse mix de habilidades, comportamentos e perspectivas em um diferencial competitivo?
Na sequência, vamos apresentar algumas estratégias que podem ajudar:
1. Entenda as diferentes motivações
Como vimos, cada geração tem o que a motiva. Para criar um ambiente onde todos se sintam engajados, é muito importante levar isso em consideração.
Se você deseja tornar suas estratégias ainda mais eficazes, experimente realizar uma pesquisa interna. Assim, você pode mapear a realidade da sua empresa, sem depender apenas de generalizações.
Pergunte aos colaboradores sobre os benefícios que mais valorizam, as oportunidades de desenvolvimento que buscam e o que consideram essencial no ambiente de trabalho.
2. Adapte o estilo de liderança e comunicação
O preparo da liderança para lidar com a diferença geracional também é um fator indispensável. Afinal, cada grupo pode se dar melhor com diferentes estilos de gestão e comunicação.
A chave está em saber quando adotar uma abordagem mais descontraída e quando optar por um estilo mais tradicional, encontrando o equilíbrio certo entre os diversos modos de trabalho.
3. Tenha políticas de benefícios flexíveis
Enquanto Baby Boomers costumam estar mais focados em bons planos de saúde ou de previdência, as gerações mais novas tendem a preferir opções como horários flexíveis e programas de bem-estar mental.
Oferecer uma política de benefícios corporativos que atendam a essas diferentes necessidades pode fazer toda a diferença na retenção e satisfação da sua equipe.
4. Valorize as habilidades únicas
Ao reconhecer e valorizar os pontos fortes de cada geração, você permite que sua equipe aproveite ao máximo o que a diferença geracional tem a oferecer, criando um time mais forte e coeso.
Uma das melhores formas de fazer isso é incentivar a troca de conhecimentos. Os colaboradores mais experientes podem compartilhar sua sabedoria e vivência com os mais jovens, enquanto esses podem ensinar novas ferramentas e tecnologias.
Considerações finais
Toda geração tem algo valioso para agregar, e é justamente essa diversidade que pode transformar uma equipe comum em um time excepcional.
Ao entender as motivações de cada grupo, abrir espaço para o diálogo e diversificar as estratégias de gestão, é possível não apenas minimizar os desafios da diferença geracional, mas também potencializar as oportunidades que ela oferece.
Se você gostou deste post, aproveite para conferir também o artigo: “Como promover a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho?”.