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EVP na prática: como criar uma proposta de valor imbatível

EVP na prática: como criar uma proposta de valor imbatível

Da mesma forma que as empresas querem contratar os melhores talentos, os profissionais também estão em busca de lugares que ofereçam muito mais do que um bom salário. É nesse contexto que o EVP ganha protagonismo.

A sigla, que vem do inglês Employee Value Proposition (ou Proposta de Valor ao Colaborador), representa tudo aquilo que a organização entrega para quem faz parte do time — desde benefícios até oportunidades de desenvolvimento.

Neste conteúdo, você vai entender mais sobre a importância do EVP para atrair e reter talentos e como estruturá-lo de forma autêntica!

Elementos que compõem um EVP forte

Como dissemos, o EVP reúne um conjunto de benefícios, valores e experiências que as empresas oferecem aos seus colaboradores. Entre os elementos que geralmente compõem uma proposta de valor forte nos dias de hoje, estão:

  • Compensação e benefícios: salário competitivo, bônus, plano de saúde, vale-alimentação, entre outros benefícios que mostram o cuidado da empresa com a segurança e o bem-estar financeiro dos colaboradores.
  • Desenvolvimento e crescimento: acesso a oportunidades reais de aprendizado, como treinamentos, mentorias e um plano de carreira claro, que incentive o crescimento profissional dentro da empresa.
  • Cultura e propósito: um ambiente de trabalho saudável, com uma cultura inclusiva, diversa e alinhada a um propósito que inspira e conecta as pessoas ao impacto que a empresa gera no mundo.
  • Equilíbrio e bem-estar: benefícios e iniciativas que promovem a saúde mental e física, políticas de flexibilidade, incentivo ao autocuidado e respeito aos momentos de descanso.
  • Reconhecimento e valorização: feedbacks constantes, reconhecimento das conquistas e valorização das contribuições individuais e coletivas, criando um ambiente em que todos se sentem vistos e importantes.

EVP e employer branding: qual a relação?

A importância do EVP está diretamente ligada ao seu impacto no Employer Branding — ou simplesmente marca empregadora, em português.

Como muitos sabem, o Employer Branding diz respeito à imagem que a empresa projeta (e sustenta) como um bom lugar para se trabalhar. E o EVP é justamente uma das bases dessa percepção. 

Organizações que oferecem uma proposta de valor consistente, equilibrando benefícios tangíveis com um ambiente saudável, cultura acolhedora e um propósito inspirador, ganham destaque aos olhos dos talentos.

Na prática, isso fortalece a reputação da empresa no mercado, facilita a atração de profissionais alinhados com seus valores e aumenta as chances de retenção no longo prazo.

Afinal, quando a empresa entrega o que promete, o time se sente mais satisfeito, engajado e produtivo. E mais: com frequência, muitos colaboradores se tornam verdadeiros promotores da marca, reforçando ainda mais o Employer Branding.

É por isso que, quando falamos em estratégias de marca empregadora, a construção de um bom EVP costuma ser um dos primeiros passos.

Como construir uma proposta de valor para o colaborador?

Agora que você já sabe o que é EVP e por que ele importa, vamos à pergunta que não quer calar: como realmente construir uma proposta imbatível para atrair e reter talentos?

Embora existam alguns fatores-chave, a resposta pode variar de acordo com o perfil da sua empresa, a cultura organizacional e, principalmente, as expectativas do seu público-alvo. 

Por isso, a melhor forma de acertar nessa construção é seguir alguns passos importantes, como:

Entender quem são seus talentos

O ponto de partida para construir um EVP relevante é conhecer a fundo quem são as pessoas que você deseja atrair e manter na sua empresa. Para isso, vale começar explorando perguntas como:

  • O que realmente importa para elas?
  • O que esperam e valorizam em um empregador?
  • O que faz com que escolham ficar em uma empresa?

Para chegar às respostas, você pode lançar mão de pesquisas internas, rodas de conversa, entrevistas de desligamento, feedbacks contínuos e até estudos sobre tendências do mercado. Quanto mais escuta ativa nesse processo, melhor!

Mapear o que a empresa já oferece

Antes de definir o que será adicionado ou melhorado na proposta de valor, também é importante ter clareza sobre o que já é oferecido pela empresa.

Sendo assim, o próximo passo é fazer um levantamento completo dos benefícios, valores e experiências que já fazem parte do dia a dia dos colaboradores. Se possível, vá além da lista no papel e procure entender qual é o nível de satisfação do time em relação a eles.

Cruzar as informações para identificar oportunidades  

Ao comparar o que os talentos valorizam com o que a empresa já oferece, você começa a enxergar com mais clareza onde estão os acertos e, principalmente, onde ainda há espaço para evoluir. 

Esse cruzamento de informações permite identificar possíveis lacunas na proposta de valor — ou seja, áreas em que a empresa pode estar deixando de atender expectativas importantes do time.

Alinhar o EVP à cultura organizacional 

A proposta de valor deve refletir não apenas o que a empresa quer oferecer, mas também o que ela é, de verdade. Isso significa que não adianta prometer benefícios ou valores que não correspondem à experiência real no ambiente de trabalho.

Se a cultura da empresa preza pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional, por exemplo, o EVP deve incorporar esses valores de maneira autêntica.

Considerações finais

Concluindo, um EVP forte é aquele que reflete quem a empresa é, o que valoriza e, acima de tudo, como cuida das pessoas que fazem parte do seu time. Mas tão importante quanto isso, é garantir que essa proposta esteja alinhada às necessidades e expectativas dos talentos.

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