Da mesma forma que as empresas querem contratar os melhores talentos, os profissionais também estão em busca de lugares que ofereçam muito mais do que um bom salário. É nesse contexto que o EVP ganha protagonismo.
A sigla, que vem do inglês Employee Value Proposition (ou Proposta de Valor ao Colaborador), representa tudo aquilo que a organização entrega para quem faz parte do time — desde benefícios até oportunidades de desenvolvimento.
Neste conteúdo, você vai entender mais sobre a importância do EVP para atrair e reter talentos e como estruturá-lo de forma autêntica!
Elementos que compõem um EVP forte
Como dissemos, o EVP reúne um conjunto de benefícios, valores e experiências que as empresas oferecem aos seus colaboradores. Entre os elementos que geralmente compõem uma proposta de valor forte nos dias de hoje, estão:
- Compensação e benefícios: salário competitivo, bônus, plano de saúde, vale-alimentação, entre outros benefícios que mostram o cuidado da empresa com a segurança e o bem-estar financeiro dos colaboradores.
- Desenvolvimento e crescimento: acesso a oportunidades reais de aprendizado, como treinamentos, mentorias e um plano de carreira claro, que incentive o crescimento profissional dentro da empresa.
- Cultura e propósito: um ambiente de trabalho saudável, com uma cultura inclusiva, diversa e alinhada a um propósito que inspira e conecta as pessoas ao impacto que a empresa gera no mundo.
- Equilíbrio e bem-estar: benefícios e iniciativas que promovem a saúde mental e física, políticas de flexibilidade, incentivo ao autocuidado e respeito aos momentos de descanso.
- Reconhecimento e valorização: feedbacks constantes, reconhecimento das conquistas e valorização das contribuições individuais e coletivas, criando um ambiente em que todos se sentem vistos e importantes.
EVP e employer branding: qual a relação?
A importância do EVP está diretamente ligada ao seu impacto no Employer Branding — ou simplesmente marca empregadora, em português.
Como muitos sabem, o Employer Branding diz respeito à imagem que a empresa projeta (e sustenta) como um bom lugar para se trabalhar. E o EVP é justamente uma das bases dessa percepção.
Organizações que oferecem uma proposta de valor consistente, equilibrando benefícios tangíveis com um ambiente saudável, cultura acolhedora e um propósito inspirador, ganham destaque aos olhos dos talentos.
Na prática, isso fortalece a reputação da empresa no mercado, facilita a atração de profissionais alinhados com seus valores e aumenta as chances de retenção no longo prazo.
Afinal, quando a empresa entrega o que promete, o time se sente mais satisfeito, engajado e produtivo. E mais: com frequência, muitos colaboradores se tornam verdadeiros promotores da marca, reforçando ainda mais o Employer Branding.
É por isso que, quando falamos em estratégias de marca empregadora, a construção de um bom EVP costuma ser um dos primeiros passos.
Como construir uma proposta de valor para o colaborador?
Agora que você já sabe o que é EVP e por que ele importa, vamos à pergunta que não quer calar: como realmente construir uma proposta imbatível para atrair e reter talentos?
Embora existam alguns fatores-chave, a resposta pode variar de acordo com o perfil da sua empresa, a cultura organizacional e, principalmente, as expectativas do seu público-alvo.
Por isso, a melhor forma de acertar nessa construção é seguir alguns passos importantes, como:
Entender quem são seus talentos
O ponto de partida para construir um EVP relevante é conhecer a fundo quem são as pessoas que você deseja atrair e manter na sua empresa. Para isso, vale começar explorando perguntas como:
- O que realmente importa para elas?
- O que esperam e valorizam em um empregador?
- O que faz com que escolham ficar em uma empresa?
Para chegar às respostas, você pode lançar mão de pesquisas internas, rodas de conversa, entrevistas de desligamento, feedbacks contínuos e até estudos sobre tendências do mercado. Quanto mais escuta ativa nesse processo, melhor!
Mapear o que a empresa já oferece
Antes de definir o que será adicionado ou melhorado na proposta de valor, também é importante ter clareza sobre o que já é oferecido pela empresa.
Sendo assim, o próximo passo é fazer um levantamento completo dos benefícios, valores e experiências que já fazem parte do dia a dia dos colaboradores. Se possível, vá além da lista no papel e procure entender qual é o nível de satisfação do time em relação a eles.
Cruzar as informações para identificar oportunidades
Ao comparar o que os talentos valorizam com o que a empresa já oferece, você começa a enxergar com mais clareza onde estão os acertos e, principalmente, onde ainda há espaço para evoluir.
Esse cruzamento de informações permite identificar possíveis lacunas na proposta de valor — ou seja, áreas em que a empresa pode estar deixando de atender expectativas importantes do time.
Alinhar o EVP à cultura organizacional
A proposta de valor deve refletir não apenas o que a empresa quer oferecer, mas também o que ela é, de verdade. Isso significa que não adianta prometer benefícios ou valores que não correspondem à experiência real no ambiente de trabalho.
Se a cultura da empresa preza pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional, por exemplo, o EVP deve incorporar esses valores de maneira autêntica.
Considerações finais
Concluindo, um EVP forte é aquele que reflete quem a empresa é, o que valoriza e, acima de tudo, como cuida das pessoas que fazem parte do seu time. Mas tão importante quanto isso, é garantir que essa proposta esteja alinhada às necessidades e expectativas dos talentos.
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