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Conteúdos para RH

Como dar um feedback para um candidato (sem ser rude ou genérico)

Como dar um feedback para um candidato (sem ser rude ou genérico)

Se você não sabe como dar um feedback para um candidato, aqui vai um bom motivo para mudar isso: 80% deles dizem se sentir desencorajados a se candidatar novamente em empresas que não oferecem retorno após o processo seletivo.

O dado, publicado pelo Guia de Candidate Experience da Thomas.co, evidencia o quanto essa prática pode moldar a percepção dos talentos sobre a organização e, inclusive, ser uma ótima estratégia para fortalecer a marca empregadora.

Pensando nisso, a nossa missão hoje é te mostrar como estruturar um bom feedback de recrutamento. Se quiser ficar por dentro das melhores dicas, continue aqui com a gente até o final!

A importância do feedback pós-entrevista

Antes de mostrar como dar um feedback para um candidato, bora entender por que essa é uma conduta indispensável?

Mais do que uma simples devolutiva, o feedback é uma forma de demonstrar respeito com quem dedicou tempo, energia e expectativas ao seu processo seletivo

Afinal, a gente sabe que essa é uma jornada que pode mexer bastante com o emocional de quem está em busca de uma nova oportunidade de trabalho.

Quando bem conduzido, o feedback – especialmente depois da entrevista – evidencia o comprometimento da organização com a transparência e com a jornada dos candidatos.

E veja só que interessante: segundo o já mencionado Guia da Thomas.co, 90% das pessoas querem trabalhar para empresas que prezam por essa transparência.

Na prática, isso significa que aprender como dar um feedback para um candidato não beneficia somente os participantes dos processos seletivos.  

As empresas também saem ganhando, já que esse cuidado contribui para uma imagem mais positiva e pode fazer toda a diferença na atração e retenção de talentos.

Como dar um feedback respeitoso em processos seletivos?

O verdadeiro desafio de saber como dar um feedback para um candidato está em fazer isso de forma respeitosa, construtiva e útil para o desenvolvimento profissional da pessoa.

Não basta simplesmente dizer que alguém não foi selecionado e encerrar o assunto. Um bom feedback é aquele que considera o esforço do candidato, valoriza os pontos positivos da participação dele no processo e aponta, com cuidado, onde há espaço para melhorar.

Dito isso, aqui estão algumas boas práticas de feedback no recrutamento:

1. Não se limite às entrevistas

    O feedback não precisa e nem deve acontecer somente após a entrevista com o recrutador. O ideal é que o RH ofereça devolutivas em todas as etapas-chaves do processo seletivo, incluindo:

    • Confirmação da candidatura: serve para informar que a inscrição foi recebida com sucesso.
    • Triagem de currículos: deve comunicar se o candidato avançou (ou não) para as próximas fases.
    • Testes e dinâmicas: se houver etapas eliminatórias antes da entrevista, vale informar o resultado de forma clara, explicando os próximos passos (ou o encerramento da participação).
    • Entrevista final: aqui, o feedback precisa ser mais detalhado, como vamos mostrar a seguir.

    Cada retorno, por menor que seja, contribui para uma jornada mais transparente e fortalece o relacionamento entre empresa e candidato.

    2. Seja ágil no retorno

      Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho geralmente tem pressa e também carrega muitas expectativas. Por isso, quanto mais rápido vier o retorno, melhor.

      Ainda que o processo seletivo esteja em andamento ou que a decisão final não tenha sido tomada, vale avisar o candidato sobre o status da seleção. Um simples “ainda estamos avaliando” já é melhor do que o silêncio.

      3. Evite respostas genéricas

        Um dos grandes objetivos do feedback é ajudar o indivíduo a entender o que ele pode melhorar. Então, sempre que possível, personalize a mensagem com base na participação da pessoa no processo.

        Antes de abordar os pontos a serem melhorados, um bom caminho é reconhecer as qualidades e os acertos do candidato. Em geral, isso costuma deixar a pessoa mais receptiva ao retorno.

        4. Adote uma linguagem acolhedora

          Empatia e gentileza devem ser as principais regras nesse tipo de comunicação. Mesmo quando a devolutiva não é positiva, é possível (e necessário) transmitir essa mensagem de forma respeitosa e humana. 

          A dica, aqui, é evitar termos frios ou distantes. Ao invés disso, prefira uma abordagem mais próxima, que reconheça o esforço do candidato e amenize o impacto da reprovação.

          5. Encerre o contato com um incentivo

            Por fim, procure encerrar a mensagem com um agradecimento, um elogio sincero e, se fizer sentido, uma abertura para futuras oportunidades.

            Afinal, não é porque o candidato não foi aprovado nesta vaga em específico que ele não possa ser considerado em processos futuros.

            Erros a evitar ao dar retorno a um candidato

            Agora que você já conhece as boas práticas de como dar um feedback para um candidato, vale também ficar de olho no que deve ser evitado.

            Alguns comportamentos, mesmo sem intenção, podem soar insensíveis ou prejudicar a imagem da sua empresa. Por isso, é importante que o RH:

            • Não ignore os candidatos;
            • Evite mensagens automáticas demais;
            • Cuide para não usar uma linguagem negativa ou ríspida;
            • Não feche as portas de forma definitiva.

            Esses cuidados, embora simples, farão toda a diferença na percepção que o candidato terá do seu Employer Branding.

            Considerações finais

            A forma como a empresa se comunica com os candidatos diz muito sobre sua cultura. Por isso, ao dar feedback durante o processo seletivo, lembre-se de que cada contato deve refletir os valores que a sua organização preza em todas as relações.

            E se você quiser dar um up a mais nessa estratégia, considere contar com o apoio de consultorias de Recrutamento e Seleção. A Companhia de Estágios, por exemplo, tem uma equipe especializada em atração de talentos, sempre focada na experiência do candidato. 

            Quer saber mais? É só acessar nosso site!