Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

O contrato de estágio não foi renovado, e agora? Confira dicas valiosas para se manter no mercado

Você planejava ser efetivado na empresa em que realizava o estágio, mas algo não saiu como o esperado? Calma, muitos estudantes passam por isso, e não é necessariamente negativo, tudo depende da forma como você irá encarar.

O programa de estágio, na maioria das vezes, representa o início da jornada profissional do estudante que está se lançando no mercado e, por isso, é repleto de expectativas. O desejo de ser efetivado e ter a oportunidade de crescer na empresa é muito comum entre os estagiários, mas, infelizmente, nem sempre se concretiza.

Isso não significa que a culpa é sua, são vários os fatores que podem influenciar nesse quadro, por isso, o momento é propício para uma análise, tanto pessoal como de mercado, e pode significar um recomeço na direção certa, o que vai influenciar para isso são as suas atitudes, portanto, vamos ao que interessa:

Voltando à ativa

Analise o quadro geral

Avalie os reais motivos que podem ter impedido uma efetivação do seu contrato. Esse é o primeiro passo para identificar se o seu desligamento da empresa está associado à crise ou se, em algum momento, você deixou a desejar no desempenho das suas funções.

Se a empresa der um feedback fica muito mais fácil, assim você sabe exatamente os pontos a melhorar para ter mais sucesso no futuro, mas, caso não role essa devolutiva, você pode conversar com seus superiores ou colegas de trabalho para compreender melhor a situação.

Atualize seu currículo

O currículo é sua carta de apresentação, o primeiro contato que as empresas têm com você é através dele, portanto mantenha-o sempre atualizado, com as informações mais importantes que demonstrem melhor seu perfil profissional.

Faça um upgrade

Os cursos complementares são sempre bem-vindos e podem te ajudar a se destacar dos demais concorrentes. O mercado de trabalho busca profissionais atualizados e capazes de acompanhar a evolução tecnológica constante, por isso, um curso de qualificação nunca é demais e hoje em dia há opções online e, até mesmo, gratuitas.

Mãos à obra

Por fim, erga a cabeça e use todas as ferramentas disponíveis para sair em busca de uma nova oportunidade! #ValeTudo! Fique antenado nas redes sociais, plataformas de vagas e possíveis indicações de amigos ou da sua rede de networking, o importante é não ficar parado!

#FicaDica

Por último, mas não menos importante: você já ouviu falar de trainee? Provavelmente sim, mas você sabe realmente com funciona? O programa é voltado para incentivar recém-formados ou jovens em início de carreira a passarem por um processo de aprendizado prático em instituições que buscam formar profissionais competentes com os valores da empresa.

Diferente do programa de estágio, essa modalidade possui uma capacitação aprofundada e os benefícios recebidos são mais atrativos. Normalmente as oportunidades oferecem assistência médica, odontológica, previdência privada, seguro de vida, transporte e auxílio-alimentação.

Portanto, se você está no ultimo semestre ou acabou de se formar e não pode mais participar de um programa de estágio para continuar desenvolvendo sua carreira, vale a pena investir em um programa de trainee e complementar sua formação prática em uma grande empresa.

Não perca tempo

Nada de procrastinar e esperar uma nova oportunidade bater a sua porta. Para que você possa concorrer a programas de estágio, ou de trainee em grandes empresas, se inscreva gratuitamente no site da Companhia de Estágios e concorra a vagas capazes de alavancar sua carreira profissional.