Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Crise do COVID-19: Seu estagiário pode ser uma luz no fim do túnel!

Responsável há 15 anos pela seleção de novos talentos e gestão de contratos de estágios, a Companhia de Estágios vem trazendo todas as informações necessárias e seguras para proteger as empresas parcerias e também os estagiários recrutados por nosso time. O trabalho não fica só nas esferas de seleção e gestão, mas também no sucesso do talento inserido dentro da empresa.

Desde quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o surto da Covid-19 como uma pandemia, as empresas começaram a criar estratégias para proteger seus funcionários e colaboradores da propagação do vírus, oferecendo diversas alternativas dentre elas o regime home office. Muito se falou sobre as regras e orientações de como exercer essa modalidade de forma objetiva, inclusive nosso Head de Marketing, Fabrício Treviso, gravou de sua casa um tutorial dando dicas e práticas para exercer um home office eficiente. Até então, o dilema era como adaptar-se com o trabalho de casa.

Porém, com o avanço da pandemia COVID-19, o Brasil confirmava diversos casos da doença no país. O medo e as dúvidas em todos os setores começavam a aparecer, deixando a seguinte pergunta: Qual será o próximo capítulo dessa crise?

Cortes na equipe: Por que devo manter o estagiário?

Nos últimos dias, muitas empresas vêm anunciando pacotes de medidas visando os próximos meses de crise, principalmente para manter a sua saúde financeira. Determinação de férias coletivas, revezamento de trabalhos, e sim, as temidas demissões foram expostas em questão assustando milhares de colaboradores.

Muitas empresas consultaram nossos especialistas a fim de esclarecer qual conduta adotar seguindo o que determina a Lei de Estágio (11788/08).

Saiba mais em: https://www.ciadeestagios.com.br/home-office-em-tempos-de-pandemia-estagiarios-tambem-podem-trabalhar-de-casa/

Algumas companhias cogitaram fazer o desligamento de funcionários e estagiários alegando pouco aproveitamento de suas habilidades neste momento de paralisação. É aí que muitos se enganam! O estagiário pode render e ser muito mais útil do que você imagina.

‘’Em momentos como este é imprescindível pessoas pensando no futuro da empresa. O momento é de se reinventar, tornar os processos on-line’’ ponderou o Gerente Comercial Rafael Pinheiro.

Esta semana, a Companhia de Estágios iniciou o procedimento das entrevistas com os candidatos de forma online. O primeiro grande feito foi transformar o Painel dos Candidatos totalmente digital, fazendo com que, sem sair de casa, a dinâmica de case + entrevistas acontecessem, juntando numa sala virtual as analistas da Cia de Estágios, os candidatos e os gestores da vaga. O feedback foi muito satisfatório, tanto por parte da empresa, como também dos talentos que participaram.

“Em nosso sistema de gestão de contratos está inclusa uma ferramenta de avaliação de desempenho e gestão dos projetos dos estagiários”. Pinheiro ressalta também que através dela, as empresas podem inserir projetos direcionados aos estagiários, fazendo com que eles trabalhem em ideias inovadoras para o futuro da empresa. “No caso, as empresas podem pedir para eles formarem grupos. Enquanto suas atividades internas estão paradas ou acontecendo em menor volume; eles podem desenvolver algum projeto visando o atual cenário, buscando melhorias para o futuro”.

Rafael ressalta também que grandes empresas do mercado já fizeram atividades similares rendendo grandes frutos com ideias e projetos idealizados por estagiários.

Se a visão da empresa for confiar que o famoso investimento a longo prazo pode render frutos, o estagiário pode surpreender e ser igual, ou mais eficiente que um profissional já formado e com experiência. Com enorme capacidade criativa e tecnológica os jovens conseguem pensar fora caixa principalmente em momentos de crise. Então, aproveite esse momento desafie seus estagiários e certamente terá surpresas incríveis.

Sem dor de cabeça na administração dos estagiários

 Além de todo benefício em ter novos talentos em na sua empresa, um outro fator importante para manter estagiários está na terceirização da gestão dos contratos. A Companhia de Estágios é especialista nesse serviço. Veja os serviços:

  • Elaboração dos Contratos e Plano de Atividades;
  • Elaboração de contratos 100% digitais acelerando o processo de admissão do estagiário
  • Acompanhamento do preenchimento do relatório do recrutado (preenchido pelos recrutados);
  • Confirmação de matrícula;
  • Seguro contra acidentes pessoais do SOMPO;
  • Controle de recesso (Férias);
  • Controle do tempo do contrato (jovem aprendiz e/ou estágio), vencimentos e prorrogações;
  • Painel de controle para o RH acompanhar todos os resultados e indicadores inclusive de diversidade
  • Possibilidade de inserir seu modelo de avaliação de desempenho personalizado;
  • Acompanhamento de projetos dos seus estagiários

Isso proporciona para empresa um cenário totalmente confortável para que ela fique apenas responsável pela capacitação, ensinamentos e evolução do estagiário inserido em suas atividades.

Vamos colocar suas mentes brilhantes para trabalhar?

Aproveite este momento em que seus estagiários estão no regime home office e coloque eles para desenvolver e agregar valor para sua empresa. Um dos serviços ofertados pela Companhia de Estágio é a ferramenta de avaliação de desempenho e gestão dos projetos dos estagiários.

 Essa ferramenta é exclusiva e personalizada, fazendo com que a sua empresa possa avaliar o desempenho com base nas competências e os projetos e resultados alcançados por seus estagiários, garantindo o acompanhamento e avaliação dos talentos da sua empresa em todo o Brasil!

Nossos especialistas estão preparados para lhe ajudar neste momento. Que tal elaborarmos juntos um projeto para que seus talentos brilhem e produzam algo inovador?

Tem outras dúvidas? Fale com a Companhia de Estágios para selecionar e gerenciar seus aprendizes, estagiários e trainees! www.ciadeestagios.com.br/empresas

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!