Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Cursos à distância pesam tanto no currículo quanto cursos presenciais?

Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o ensino à distância, sua certificação e se ele possui o mesmo peso no currículo do que um diploma conquistado através de um curso presencial. Este método de ensino é uma alternativa para quem entre outros motivos, possui uma rotina corrida e muitas vezes não consegue dedicar tempo para ir todo dia à faculdade ou ao curso de especialização. É importante saber que existem muitas diferenças entre o curso presencial e o EAD (Ensino à Distância), porém por se diferenciar em diversos aspectos dos cursos presenciais, muitas pessoas ainda tem certo receio ao optar por essa modalidade de ensino, especialmente no que diz respeito à hora da contratação: esses cursos são menos valorizados pelo mercado ou representam uma forma de valorizar ainda mais o currículo e aumentar a competitividade?

Tanto os cursos à distância quanto os presenciais precisam ser certificados pelo Ministério da Educação e passam por processos rigorosos de avaliação para então serem legitimados como cursos válidos para a formação profissional. Atualmente deixar de estudar por não conseguir atender as especificações de um curso presencial já não é mais uma desculpa, quando cursos à distância gabaritados tem adquirido cada vez mais espaço. É importante ressaltar que quem estuda à distância tem os mesmo direitos de quem faz o curso presencial, podendo inclusive se candidatar a vagas de estágio e trainee.

cadastre-se-programa-de-estagios

O EAD é uma questão de cultura, estamos muito mais acostumados ao ensino e ao modelo presencial de aprender, então quando nos deparamos com essa modalidade tendemos a estranhar. Porém, muitas vezes é a única possibilidade de pessoas que não tem acesso às estradas, possuem baixa renda, não tem tempo, entre diversos outros motivos. Independente disso, é importante saber que em diversos países esse método de ensino já é consagrado e tem ampla adesão entre os estudantes.

Se o curso que você está fazendo ou pensando em fazer for certificado pelo MEC, não se preocupe. Ele irá valer no seu currículo tanto quanto o curso de alguém que o fez presencialmente. O que irá garantir seu sucesso no mercado de trabalho é a sua dedicação ao aprendizado. A modalidade do ensino não vem descriminada no diploma nem precisa ser colocada no currículo do candidato a uma possível vaga. Porém, é uma necessidade analisar os prós e os contras de cada método de ensino para poder analisar qual se encaixa melhor ao que você precisa:

  • EAD: mais acessível financeiramente, possibilidade de fazer seu próprio horário de estudo, possível assistir uma mesma aula várias vezes, o conteúdo é completo e focado.
  • Ensino presencial: maiores possibilidades de networking (interação com colegas e professores), as dúvidas podem ser tiradas na hora com os professores, há possibilidade de recuperar conteúdo com colegas e a interação com as diferentes opiniões agregam valor ao curso.

O estudante precisa identificar qual é a modalidade que mais se encaixa em sua realidade. Para ficar por dentro de mais informações sobre carreira cadastre-se no site da Companhia de Estágios e fique atento às nossas redes sociais.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!