Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

Como desenvolver um bom processo seletivo online?

Diante do atual cenário que o Brasil enfrenta, muitas empresas adiaram processos seletivos, no entanto, sabemos que em situações de crise, é importante dar oportunidade para as pessoas, para que elas passem por esse momento com o menor impacto possível, e, certamente, isso inclui os universitários.

Por isso, nós da Companhia de Estágios, queremos incentivar as empresas a continuarem com as contratações. Contudo, entendemos a importância de mudar algumas estratégias e isso implica na mudança dos processos seletivos, tornando – os online.

Sendo assim, mostraremos a seguir como a sua empresa pode fazer um processo seletivo totalmente virtual.  Continue a leitura para saber mais!

Planejamento das etapas

Assim como qualquer estratégia, o processo seletivo também deve ter um planejamento. Imaginamos que já exista um elaborado pelo seu time de RH, só que feito para um recrutamento presencial, pois, são poucas as empresas que aderiram o online como método.

Porém, agora é uma questão de necessidade, certo? O mais importante aqui é que a empresa ganhe características digitais, então as fases do processo seletivo precisam ter essa identidade.

Como será o primeiro contato feito com o candidato? Por telefone, WhatsApp, e-mail? A primeira fase será uma entrevista online ou o universitário precisa mandar algum vídeo? Haverá um painel, como será feito? Essas são preocupações importantes que devem ser pensadas, pois todo o processo será adaptado ao online.

Use a tecnologia a favor da empresa

A tecnologia é extremamente importante para o setor de RH, que foi por muito tempo, uma área muito burocrática, mas o mundo digital tem mudado isso para os profissionais de recursos humanos.

Hoje existem muito softwares que podem ajudar nos processos de recrutamento e seleção, se a sua empresa não usa nenhum, nesse momento de entrevistas online é importante adotar alguns. Existem programas que ajudam a identificar o perfil adequado com a vaga – de acordo com o perfil desenhado pelos recrutadores – ferramentas que ajudam a divulgar a vaga de forma mais eficaz, outros que podem gerar relatórios ou até mesmo otimizar o processo de admissão.

Sempre falamos aqui no nosso blog a importância de aderir a tecnologia no RH e como ela pode trazer vantagens, agora mais do que nunca isso se tornou necessário. E muitas empresas irão sentir na pele a necessidade disso neste momento.

Prepare os candidatos

Os candidatos também passam por essa adaptação, pois, como dissemos, não são todas as empresas que já fizeram ou fazem processos seletivos online. Se durante a entrevista perguntar aos candidatos se já participaram de algo assim, certamente, pouquíssimos irão dar uma reposta positiva.

Desse modo, entendemos que processos seletivos totalmente online é uma novidade para eles, mesmo que sejam jovens universitários habituados com a internet e tecnologia. O frio na barriga é inevitável para qualquer estudante em uma entrevista de estágio, afinal, ele está em busca de seu espaço no mercado.

Quando se trata de entrevistas e dinâmicas de modo virtual, isso pode aumentar, porque existem fatores externos que podem interferir: campainha pode tocar;  a internet pode cair; o cachorro pode latir; se houver crianças em casa, ela pode chorar, e tudo isso deixa o candidato ainda mais preocupado e nervoso. Mas, é dever do recrutador fazer com que o clima fique o mais tranquilo possível para que todo o processo ocorra bem e o estudante possa dar o seu melhor. E isso tudo nos leva ao próximo item.

Prepare os recrutadores

Se os estudantes devem ser preparados para o processo seletivo, os recrutadores e gestores também precisam, ainda mais se é a primeira vez que conduzem um recrutamento e seleção de forma online.

Isso inclui ser flexível com os fatores externos que podem interferir em todo processo, saber como tranquilizar os candidatos, lidar com a pressão do momento, saber como solucionar possíveis problemas que podem surgir, porque por mais que haja um planejamento de detalhado e cada ação seja premeditada, não é possível controlar tudo, algum percurso pode mudar o direcionamento das coisas e imprevistos acontecem.

Durante o planejamento das etapas é importante prever tudo isso para que diretrizes possam ser indicadas aos profissionais responsáveis pelo processo seletivo.

Conte com a Companhia de Estágios

A Companhia de Estágios também vem passando por mudanças para conseguir atender os clientes que já estavam com processos para recrutamento e seleção de estagiários em andamento.

Um caso de sucesso é o da Sanofi, no qual, conduzimos os painéis online da empresa. Você pode saber mais sobre clicando aqui.

Hoje, contamos com todos os recursos necessários para realizar processos seletivos online, além de termos profissionais especializados e qualificados. Cuidamos de todas as etapas, desde a divulgação da vaga a contratação.

Conte conosco para contratar os melhores estagiários do mercado!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!