Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Carreira

Dia do nutricionista: conheça as áreas de atuação desse profissional

Quando precisamos de apoio profissional para alinhar o cardápio com as necessidades do nosso corpo, seja por questões estéticas ou de saúde, pensamos instantaneamente nele: o nutricionista. E você sabia que hoje, 31 de agosto, é celebrado o dia desse profissional?

Cada vez mais requisitado, esse especialista é fundamental para termos uma alimentação mais saudável. Mas sua atuação pode ir além do consultório: além de promover mais saúde aos pacientes planejando cardápios variados e equilibrados para uma determinada pessoa ou grupo, nutricionistas podem participar ativamente de campanhas de alimentação, administrar e coordenar setores nos hospitais, escolas, empresas, creches e restaurantes.

Se você se interessa pela área e deseja conhece-la mais a fundo, separamos algumas vertentes da profissão para que fique por dentro dos principais campos de atuação de um nutricionista.

Nutrição clínica

Esse seguimento é um dos mais conhecidos dentro da área, justamente por estar mais envolvido com as pessoas individualmente. Basicamente, esse tipo de nutrição é subdividido em três tipos: hospitalar, ambulatorial e domiciliar. Respectivamente seus objetivos são: montar uma dieta regrada a pessoas hospitalizadas; reparar o estado nutricional de pacientes atendidos em consultórios, spas, asilos, academia, etc; e, por fim, orientar rotinas alimentares mais saudáveis na residência de quem é atendido.

Consultoria e assessoria nutricional

Em alta, os especialistas dessa área prestam serviços a restaurantes, empresas ou outros tipos de instituições a fim de melhorar a dieta alimentar dos pacientes.  A consultoria em si é realizada em um prazo determinado por um nutricionista que, ao ser contratado, avalia, analisa e opina sobre assuntos e serviços relacionados à sua área. Já a assessoria nutricional é o momento em que o profissional é responsável por desenvolver, implementar e viabilizar um projeto conforme a necessidade de seu cliente. Além disso, ele acompanha o dia a dia das tarefas realizadas, diferente do consultor, que tem como objetivo diagnosticar problemas, elaborar e apresentar soluções sem o compromisso de implantá-las.

Saúde coletiva

O nutricionista que atua nessa área trabalha em campanhas, programas, pesquisas e atendimento com outros profissionais. Normalmente, este especialista presta serviços de assistência e educação nutricional a pessoas sadias ou enfermas, ou até mesmo a grupos determinados.

O setor público tem empregado cada vez mais esse tipo de profissional para exercer funções como conselheiro de saúde, responsável por elaborar políticas públicas que diminuem complicações nutricionais da população como a obesidade; fiscais sanitários para verificar a qualidade da produção de alimentos; e gestor de programas governamentais, voltado à coordenação de toda a atividade alimentícia do setor público.

Marketing em nutrição

O nutricionista que atua com foco no marketing em nutrição tem como principais objetivos elaborar materiais técnico-científicos ou educativos sobre produtos que visam a melhora nutricional dos pacientes. Além disso, o profissional também pode fazer testes de receitas e serviços que agradem seu consumidor. Normalmente o especialista atua na indústria de alimentos e suplementos, agências de publicidade ou até mesmo publicações de nicho, como colunas e revistas.

Nutrição esportiva

Engane-se quem acha que o profissional de nutrição esportiva cuida apenas da alimentação de atletas de alto nível. Com cada vez mais pessoas buscando novas formas de alimentação saudável, o nutricionista também pode atuar em academias ou consultórios com praticantes amadores de exercício físico. Sua principal função nesses casos é planejar cardápios que ajudem a melhorar o rendimento esportivo.

Se encantou pelo mundo da nutrição? Incrível a versatilidade da profissão, não é mesmo? Para conhecer melhor outras áreas de graduação continue acompanhando o blog da Companhia de Estágios. Também não perca a oportunidade de se inscrever em nosso site e ficar por dentro das melhores vagas de estágio do mercado.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!