Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

Dinâmica de grupo: como encarar?

Você finalmente conseguiu uma entrevista para a vaga de estágio e vai começar um processo seletivo. Mas, ao fim do primeiro contato, descobre que vai precisar voltar para encarar uma dinâmica de grupo. Se a sua reação é ficar nervoso, sem saber o que fazer ou se procura saber melhor quais atitudes tomar nesse caso, você chegou ao lugar certo. Aqui vamos falar sobre como lidar com essa situação de avaliação que pode ser desastrosa se você não tiver ideia alguma do que irá encontrar.

Conhece-te a ti mesmo

O dizer grego ilustra muito bem um dos principais pontos a serem explorados antes de por os pés na sala da sua dinâmica de grupo. Você será avaliado em seus pontos fortes e fracos. Sabe quais são eles? Defina o que quer mostrar de si aos seus avaliadores, mas não adianta mostrar algo que não é. Nesse aspecto, o autoconhecimento é importante para, inclusive, você ter noção do que não pode apresentar. Não seja falso, não apresente aquilo que acha que querem de você. Lembre-se que você não é vidente e seus entrevistadores irão procurar as qualidades que combinam com a empresa. Mostrar ser algo que não só vai fazer todos perderem tempo como pode te fazer perder uma grande oportunidade única por não ter mostrado suas reais qualidades.

Saiba o que a empresa procura

Pesquise o perfil da empresa, converse com pessoas que trabalham lá se você tiver esse tipo de contato, descubra: Qual perfil profissional a empresa para qual você será entrevistado está procurando? Não, isso não tem nada a ver com tentar adivinhar o que você tem que mostrar. Mas sim saiba se a empresa é mais formal ou informal, qual a área de atuação da empresa e por fim você poderá deduzir se a empresa tem uma doutrina que combina com o seu perfil e o que esta procura. Pesquise sua vaga, o que você precisará fazer lá e o perfil da empresa como um todo.

Comportamento e atenção

Agora que você já pensou sobre si e sobre a empresa, está na hora de pensar em como se portar mediante aos contratantes e aos seus concorrentes. Habilidades comportamentais serão as mais observadas nas vagas de estágio e trainee, vagas que exigem mais o perfil da empresa do que necessariamente uma vasta experiência. A vantagem da experiência depende muito do que a empresa procura, às vezes, alguém inexperiente é o procurado, pois este vem “sem vícios”, por assim dizer.

  • Participação – Não adianta pensar o que mostrar e entrar mudo e sair calado. Participe das atividades e mostre as habilidades que você crê que irão contribuir para a dinâmica. Se coloque de forma autêntica.
  • Tranquilidade do corpo e da mente – Ficar nervoso é normal, mas não deixe isso dominar a sua mente. Tente encarar essa experiência como efetivamente uma atividade em grupo, pois é o que a maioria das dinâmicas procura: observar sua reação. Cuidado com demonstrações físicas de inquietação (cruzar os braços, fechar a cara, bater a perna) e afaste os pensamentos negativos, tente não pensar sobre os resultados e dê o seu melhor.
  • Como encarar a atividade coletiva – Colabore com os integrantes de sua equipe e preste atenção às instruções da atividade. Se na hora da execução da tarefa você sabe o que fazer e instrui aos outros candidatos isso mostra liderança.
  • Como encarar a concorrência – Cuidado para não ser arrogante, para não querer chamar atenção em detrimento dos seus concorrentes. Escute quando seu grupo falar e não tente sobrepor. Quem avalia, geralmente, tem noção comportamental forte e saberá, na primeira vista, o que você está tentando fazer. A dinâmica de grupo observa suas reações e as compara com reações que você teria na empresa, aja como se estivesse em ambiente de trabalho.
  • Cuidado com postura e vestimenta – Lembra-se da procura pelo perfil da empresa? Então, aqui é a hora de você utilizar esse conhecimento. Se vista de acordo com o que pesquisou sobre a contratante e mantenha uma postura profissional sempre.
  • Quanto falar? – Em conjunto com a participação e a pro atividade nas atividades, irão observar se você consegue apresentar soluções. Muitas vezes você pode ter medo de errar, mas é melhor arriscar do que passar despercebido por não propor nada. Respeite a fala dos outros, mas coloque-se sempre que sentir que poderá contribuir.
  • Não desista – Independente do resultado, lidar com dinâmica de grupo é experiência. Nós nunca sabemos nossas reações ao sermos avaliados até acontecer. Entre erros e acertos, se você não conseguir de primeira, com certeza uma hora vai acertar a vaga que combina com o seu perfil profissional e conseguirá mostrar isso seja em qual for o processo seletivo, até mesmo, em uma dinâmica de grupo.

Cadastre-se gratuitamente no nosso programa de estágios

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!