Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
RH

Saiba como implantar e promover a diversidade nas empresas

No mercado do trabalho, muito se fala sobre a diversidade nas empresas e o que as organizações estão fazendo para torná-la cada vez mais real no ambiente corporativo.

Porém, mesmo que seja um assunto muito debatido atualmente, ainda é um desafio para as corporações implementá-la, de fato.

O departamento de recursos humanos tem papel fundamental na implementação da cultura da diversidade. Afinal, esse é um processo que se inicia no momento do recrutamento e seleção e continua durante a jornada do profissional na empresa.

Corporações que buscam viver a pluralidade em sua rotina estão um passo mais perto da inovação, já que o corpo de colaboradores é formado por diferentes pessoas que possuem perspectivas diversas e que podem trazer um novo sentido para os negócios.

Ao ter equipes que possuem colaboradores com diversos perfis  seja por condições sociais, físicas e de gênero, o desenvolvimento, certamente, é garantido.

Desse modo, não há motivos para não querer fazer parte disso, uma vez que, não é um tema que se tornou tendência, mas, sim, necessidade.

Neste artigo, você irá entender a fundo sobre como implantar e promover a diversidade nas empresas. Boa leitura!

[Ebook] Diversidade racial: Mapeamento de de universitários negros no Brasil

Diversidade nas empresas: o que significa?

Podemos definir como diversidade um conjunto de pessoas com características e qualidades distintas, que fazem parte de diferentes grupos culturais e sociais.

Nas empresas, uma equipe diversificada é composta por pessoas com diferentes formações, etnias, gêneros, orientações sexuais, classes sociais, religiões e culturas.

Essa pluralidade de perfis, ideias e experiências traz várias possibilidades para o  desenvolvimento de novos conhecimentos e soluções de problemas dentro da empresa.

Com isso, favorece a criação de um clima organizacional propício para o desenvolvimento dos profissionais, assim como promove o crescimento e a inovação do negócio.

O conceito de diversidade nas empresas não está limitado apenas à inclusão de profissionais de diferentes gêneros e etnias.

Portanto, trata-se de um conceito bem mais amplo, cujo objetivo é formar times compostos por profissionais que trazem uma gama de conhecimentos e experiências únicas.

Por essa razão, inclui diferentes tipos de diversidade, como:

  • Classes sociais;
  • Crenças;
  • Culturas;
  • Estado civil;
  • Etnia;
  • Gêneros;
  • Idade;
  • Necessidades especiais;
  • Orientações sexuais;
  • Religião.

Benefícios de promover a diversidade no ambiente corporativo

Investir na diversidade dentro das empresas traz diversas vantagens, tanto para corporações, como também para os profissionais.

Além de ser uma questão de responsabilidade social corporativa, que gera oportunidades de trabalho e desenvolvimento aos profissionais, também é uma estratégia de construção de imagem.

Muitos clientes não compram ou não são parceiros de empresas que não promovem a diversidade e inclusão.

Por outro lado, quando a empresa promove a diversidade tem a oportunidade de se posicionar como marca empregadora diversa, mostrando que a organização está aberta a conhecer a todos, e avaliar o potencial das pessoas, não se importando com idade, raça e outras características.

Entenda agora os principais benefícios de promover a diversidade:

Mais criatividade nas equipes

Um ambiente saudável e diversificado é propício à criatividade, inovação e engajamento dos funcionários. Consequentemente, é possível até melhorar a competitividade da empresa no mercado.

Fortalecimento da marca empregadora

As iniciativas de diversidade na empresa também ajudam a aumentar a reputação da organização como uma marca empregadora diversa, estratégia conhecida como employer branding.

A melhora da reputação traz grandes vantagens competitivas, já que agrega valor aos produtos e serviços da empresa, como também facilita no recrutamento de grandes talentos (talent acquisition).

Melhora do clima organizacional da empresa

As empresas que se mantêm diversificadas estabelecem gradativamente uma cultura de respeito, que passa a fazer parte da cultura e dos valores organizacionais.

Como resultado, a convivência entre as pessoas melhora e o processo de trabalho torna-se mais tranquilo, o que favorece um clima organizacional positivo.

Menor índice de rotatividade na empresa

Com um clima organizacional positivo, a rotatividade de funcionários diminuirá, pois as pessoas começam a perceber que esse ambiente é um local de crescimento pessoal e profissional.

É um grande ganho para a empresa. Afinal, um grande número de desligamentos trará altos custos para a organização, seja em termos de demissões, seja em novos processos seletivos, custos de recrutamento, treinamento e desenvolvimento.

O conceito de employee experience entra aí. Ele tem foco na experiência do colaborador dentro da empresa, faz de tudo para proporcionar o melhor ambiente possível para que as pessoas possam desenvolver seu potencial

ações de diversidade nas empresas

Diversidade nas empresas: como torná-la real?

Se a empresa deseja ser vista como aberta à diversidade, deve abrir portas para pessoas de variadas origens e características, considerando as suas habilidades profissionais para a função e não suas escolhas pessoais.

A área de Recursos Humanos deve ser promotora da diversidade nas empresas, junto com as lideranças. Para impulsionar essa cultura na organização e conquistar resultados consistentes e contínuos, é possível aplicar algumas ações. Confira:

Tenha uma cultura organizacional que pregue diversidade

Implementar programas ou iniciativas que fomentem a diversidade é algo que depende totalmente da cultura organizacional de uma empresa. Não é da noite para o dia que isso acontece e nem virando uma chavinha que tudo irá mudar.

O assunto precisa estar nos valores da empresa e vivenciado diariamente entre os colaboradores, portanto, para haver diversidade na corporação, ela precisa ser tanto um pilar quanto um valor praticado por todos.

Pois, não adianta o RH implementar práticas sendo que os profissionais não acreditam no valor que isso tem.

Outro ponto importante é sobre não pensar na diversidade nas empresas como uma oportunidade para gerar lucro. Certamente é algo que traz bons resultados, mas é fundamental que o tema seja trabalhado de forma genuína.

Um bom exemplo são as empresas que montam comitê de diversidade para apoiar o RH a garantir processos mais diversos. Assim, as empresas poderão debater sobre o assunto, buscar evoluir, gerar oportunidades inclusivas e fazer do mercado de trabalho um lugar saudável e consciente.

Promova processos seletivos mais justos dentro da empresa

Como dissemos anteriormente, o processo de recrutamento e seleção é fundamental nessa empreitada de mais inclusão e diversidade dentro da empresa.

Limitar a busca de pessoas ou exigir muitos requisitos que apenas um determinado grupo consegue atender, exclui, consequentemente, vários potenciais talentos que precisam apenas de uma oportunidade para desenvolver melhor as habilidades.

Além disso, as empresas também precisam assumir seu papel de agente de transformação na sociedade, possibilitando que os profissionais possam se desenvolver no dia a dia do trabalho, oferecendo cursos e capacitações.

Um bom exemplo disso é a exclusão do conhecimento em inglês como requisito principal nos processos seletivos para conseguir abranger um maior número de pessoas, visto que, não são todas as pessoas que possuem conhecimento no idioma.

O uso de softwares que conseguem identificar esses talentos também tem sido uma alternativa para os gestores, que por meio deles, conseguem fazer um recrutamento mais justo e sem filtro que pode ser considerado exclusivo ou discriminatório.

Utilize os métodos Blind Process e Skill Capture

Blind Process e Skill Capture são métodos no qual apenas as informações essenciais e pertinentes de cada candidato são consideradas e expostas no processo seletivo.

Isso evita que a seleção possa ser enviesada (de maneira deliberada ou inconsciente) por atributos de gênero, sexualidade, etnia, condição socioeconômica e idade.

Assim, é possível minimizar falhas humanas em contratações, onde a percepção de habilidades e competências, podem ser distorcidas por opiniões relativas a aspectos pessoais ao invés de profissionais.

Na Companhia de Estágios, já realizamos processos seletivos com base nesses métodos. O resultado é um quadro de colaboradores bastante diverso.

Essa ação fortalece as equipes com aprendizes, estagiários e trainees com verdadeiro potencial e habilidade, ao mesmo tempo que impulsiona uma maior sensibilidade social e inclusividade.

Quer conhecer mais sobre o processo de seleção da Companhia de Estágios? Solicite uma apresentação!

Desenvolva ações contínuas acerca do tema

O trabalho de implementação de diversidade na empresa deve ser algo contínuo e consistente.

É importante entender que o assunto não é algo que deve apenas fazer parte do discurso, mas, sim, da realidade e das práticas corporativas.

Ainda mais em um momento em que todos possuem os olhos em tudo e estão sempre atentos ao que acontece no mercado de trabalho.

É fundamental para implementação da cultura da diversidade na companhia promover eventos com foco no tema, como:

  • Palestras;
  • Oficinas;
  • Workshops;
  • Ações de integração de novos colaboradores;
  • Entre outras atividades que ajudem a reforçar a importância dessa questão na empresa.

Saiba quem faz parte do quadro de funcionários

Um ponto extremamente necessário que o RH deve ter conhecimento é sobre o quadro de funcionários da empresa.

Quem são os profissionais que fazem parte das equipes de trabalho? Quantas pessoas negras foram contratadas nos últimos meses e quantos fazem parte da empresa?

Quantas mulheres também estão no quadro de colaboradores? Elas ganham o mesmo salário que os homens quando desempenham a mesma função? Quantas delas são mães?

Quando se trata de deficientes físicos, quantos são contratados? Eles são admitidos por causa de valores da empresa,  política de diversidade ou por que é obrigatório por lei?

Esses questionamentos são importantes para entender que a diversidade não é apenas um discurso ou jogada marketing, mas, sim, uma prática que a empresa adotou como essencial para o desenvolvimento do mercado de trabalho e da sociedade.

Desenvolva o trabalho com foco nas lideranças

É impossível falar de diversidade na empresa sem entrar em questões como representatividade e protagonismo. É fundamental que esse seja um trabalho desenvolvido com foco em lideranças, de modo que, seja possível enxergar pluralidade nesses cargos.

Além do mais, as lideranças são peças cruciais para promover valores e não é possível fazer isso se não há protagonismo nesses cargos.

Cases de Diversidade: Twitter e Dupont

O Twitter e a DuPont são duas empresas que contam  com a Companhia de Estágios para contratar estagiários.

Para encontrar o candidato ideal, é necessário ter filtros. Porém, nós buscamos trazer mais diversidade para o mercado de trabalho.

Para que isso seja possível, utilizamos um método inclusivo de seleção e recrutamento sem vieses.

Os candidatos são avaliados de acordo com o perfil comportamental, habilidades e conexão da empresa, deixando de lado barreiras que podem impedir a diversidade.

As duas empresas puderam comprovar os benefícios da inclusão no ambiente de trabalho já em seguidas edições dos seus Programas de Estágio.

Conte com a Companhia de Estágios para contratar novos talentos e trazer mais pluralidade para a sua empresa!

Conclusão

A diversidade nas empresas traz diversos benefícios para as organizações, como a melhora  do clima organizacional e o fortalecimento da marca empregadora. Além disso, ajuda a criar uma sociedade mais inclusiva, o que é o primeiro passo para termos uma realidade melhor.

E a sua empresa, tem se preocupado em como trabalhar a diversidade de forma que gere valor e desenvolvimento? Como tem sido o posicionamento no mercado de trabalho com relação a este tema?

Agora que você já sabe como tornar a diversidade real em sua organização, é hora de colocar as ações em prática para garantir um ambiente corporativo inclusivo.