Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

Encontros de gerações: veja a importância de ter um ambiente multigeracional

por Tiago Mavichian, fundador e Human Resources Director da Companhia de Estágios

Com tanta diversidade no mercado de trabalho, o setor de recursos humanos precisa estar em constante aperfeiçoamento para conseguir recepcionar colaboradores de diversos perfis e gerações.

Pois, é comum que as organizações tenham em suas equipes pessoas de diferentes faixa-etárias e para que exista harmonia entre todos,  nte, os estagiários, pois, eles estão entrando no mercado de trabalho agora.

No entanto, por que ter um ambiente diverso pode ajudar na formação do jovem estagiário?

Agrega valor

A diversidade faz bem para as empresas e paras as pessoas. E mesmo que pareça difícil essa junção de gerações, é possível fazer com que elas trabalhem juntas.

O gestor se vê na responsabilidade de extrair o melhor de cada um e incentiva-los. Para o estagiário, coloca-lo ao lado de profissionais experientes, faz com que ele se sinta valorizado e perceba que ele e tão importante quanto qualquer outro colaborador da empresa.

Possibilita novas experiências

Quando existem pessoas de diferentes idades em uma equipe, é possível aliar experiência e inovação, de modo que, todos sejam ouvidos e fiquem satisfeitos com o resultado final. Se por um lado o jovem precisa ceder um pouco para que possa aprender, por outro, também é importante que o profissional mais velho tenha flexibilidade para receber novas ideias e soluções.

Mais aprendizado

Visto que a figura mais velha que os estudantes têm como referência no mercado de trabalho, na maioria das vezes, são os professores, essa interação entre o estagiário e o colaborador que já possui uma longa experiência profissional se torna extremamente importante.

Afinal, esse profissional pode mostrar na prática a profissão e dar exemplos reais baseados na própria vivência de mercado.

Planejamento estratégico de pessoas

Hoje, o gestor encontra quatro diferentes gerações: Baby Boomers, Geração X, Y e Z (pós millenials), cada grupo possui suas particularidades e cresceram em cenários completamente distintos.

Mesmo que cada geração possua características próprias, é preciso desmitificar a ideia de que não podem trabalhar juntas, na verdade, elas podem e devem se encontrar no mercado de trabalho para que possam aprender uns com os outros.

Para os estagiários essa interação é extremamente importante, visto que, eles um dia também irão encontrar novos jovens no mercado e estarão em uma outra posição, dessa vez, de mais experientes.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!