Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Dia do estagiário: celebre o primeiro passo da sua vida profissional!

Todo estudante sabe: existem muitas etapas a serem concluídas antes de poder colocar, finalmente, as mãos no sonhado diploma. Porém, existem desafios muito maiores para que o formando se torne, de fato, um profissional capacitado. Na hora de enfrentar o mercado de trabalho, não basta somente ter um certificado em mãos, nesse momento, as experiências práticas contam muito mais do que o seu desempenho acadêmico. E é por isso que o estágio é uma das etapas mais importantes da vida de todo estudante: é nele que o jovem começa a moldar seu perfil profissional, adquirindo conhecimentos valiosos para a futura carreira.

Porém, a atividade não é uma via de mão única, capaz de favorecer somente estudantes – empresas também são amplamente beneficiadas ao contar com esses jovens como colaboradores. E devido sua importância, a modalidade não é só estimulada, como também celebrada: hoje, dia 18 de agosto, é o Dia do Estagiário. Desde 1982, por meio do decreto 87.497, a atividade ganha destaque nesta data graças ao seu papel de construção profissional, contribuindo para que jovens cheguem mais preparados ao mercado de trabalho e para que empresas descubram novos talentos. Para que você se conscientize ainda mais da importância dessa atividade na sua vida profissional, separamos 3 motivos pelos quais você deve apostar no estágio para alancar sua carreira:

1. Conhecer melhor a sua profissão

Quem nunca ouviu: “Na teoria é uma coisa, mas na prática…”? Esse ditado tão popular é uma das maiores justificativas para o estágio, pois, na sala de aula ficamos limitados aos conceitos teóricos, sem nos aprofundarmos na realidade da profissão. E, embora os conceitos sejam fundamentais para embasar qualquer especialista, são as experiências que o tornarão mais habilidoso e competente naquilo que ele faz. Por isso, o estágio é essencial para que o aluno não só adquira experiência, mas também lide com situações que só podem ser vivenciadas no ambiente de trabalho.

Aliás, essa é uma das razões pelas quais o estágio é recomendado logo nos primeiros semestres de faculdade: quanto mais cedo você estagiar, mais chances terá de experimentar as possíveis vertentes dentro da sua futura profissão. Estagiar em segmentos diferentes relacionados ao seu curso pode te ajudar a determinar, inclusive, qual especialidade você seguirá depois de formado.

2. Conhecer melhor outras profissões

É certo que no colégio e faculdade estamos sempre em contato com outras pessoas: superiores, colegas, amigos e, até mesmo, desafetos. Porém, por mais interações e conflitos que precisemos enfrentar, raramente discutimos questões de outras áreas, do ponto de vista acadêmico. Um aluno de exatas, por exemplo, dificilmente terá que lidar com questões do âmbito filosófico. Da mesma forma, um estudante de humanas, ocasionalmente terá que testar sua destreza com cálculos. Claro que sempre existem matérias que procuram englobar conhecimentos de outras áreas, porém, não existe o aprofundamento necessário para saber levar essa carga para o ambiente de trabalho.

Numa empresa, você não ficará limitado ao seu departamento e certamente terá que colaborar, negociar, debater e, porque não, pleitear recursos (claro, de forma amistosa) com diferentes profissionais em prol do seu projeto ou de sua equipe. O estágio oferece aos jovens a oportunidade de aprender como é essa interação no ambiente corporativo. Além disso, é uma excelente oportunidade para que o estudante conheça as outras engrenagens que compõem uma empresa, além de sua profissão; podendo absorver, inclusive, conhecimentos além de sua área.

3. Conhecer melhor a si mesmo

Aproximar-se da vida adulta e ver as responsabilidades aumentando é algo que assusta muitos jovens que, embora sua pouca idade, a essa altura da vida já tiveram que lidar com algumas situações estressantes, como a escolha do curso, prestar vestibular, a mudança na rotina, etc. Por isso, não é de se estranhar que muitos fiquem confusos sobre qual caminho seguir ou sobre suas próprias habilidades. Afinal, seguir uma carreira não se resume apenas a trabalhar para ganhar dinheiro, é fundamental estarmos felizes com o caminho que escolhemos, certo?

Nesse momento, o estágio é também uma importante ferramenta de autoconhecimento, afinal, todo jovem precisa refletir sobre suas habilidades e limitações antes de se lançar no mercado de trabalho. Poder conhecer esse ambiente, sem toda pressão do cargo efetivo, pode ajudar o estudante a fazer uma escolha muito mais consciente e, da mesma forma, o deixa mais seguro para seguir outro caminho, caso esse não o deixe feliz. No dia a dia do estágio ele pode, inclusive, descobrir talentos que sequer imaginava ter, ampliando sua percepção pessoal. Sem contar que a atividade pode despertar a consciência do jovem em relação ao seu papel na sociedade, pois é a transição daquilo que ele idealizou fazer para aquilo que ele realmente poderá fazer.

Por isso, aproveite seu estágio absorvendo o máximo de conhecimento e, claro, comemore muito, afinal hoje é o seu dia! Ainda não está estagiando? Então não perca tempo, se inscreva no site da Companhia de Estágios e aumente suas chances de começar sua carreira com o pé direito!