Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

Estagiários: como preparar a chegada deles na equipe

Por Tiago Mavichian, fundador e Human Resources Director da Companhia de Estágios

Depois de um trabalho árduo no processo de seleção e recrutamento de estagiários, vem a contratação, e no primeiro dia é normal que o estagiário se sinta um pouco perdido, afinal, é tudo muito novo para ele.

Diante disso, é responsabilidade do profissional que irá guia-lo durante o estágio inseri-lo no ambiente, de modo que, se sinta confortável, no entanto, é necessário que todos os outros colaboradores também contribuam nesta integração.

Diante disso, existem algumas dicas simples que farão toda a diferença neste momento de recepção e adaptação do estagiário. Veja a seguir.

Apresente a empresa para o estagiário

Parece um pouco óbvio, mas esse ponto é essencial para tirar a sensação de deslocamento que o estagiário sente nesta situação. Provavelmente, ele já conhece que tipo de serviço ou produto a empresa vende.

Mas, ele não conhece ainda as pessoas, os departamentos, a cozinha, o banheiro, etc. Faça um tour pelo espaço, mostre os principais locais que ele vai utilizar, quem serão os colegas de trabalho dele, o que cada um faz, e, obviamente, mostre também o lugar em que ele irá ficar.

Além de ficar à disposição para esclarecer dúvidas.

Saiba quem ele é

Não espere para conhecer o estagiário apenas quando ele for se apresentar no primeiro dia de trabalho. Saiba quem ele é antes!

No momento da entrevista já é possível ter um pouco de ideia sobre a personalidade dele, o que ele gosta de fazer, etc. Entender como cada ser humano é, melhora a abordagem que vamos ter com ele.

Ele é mais extrovertido ou tímido? Mais calmo ou agitado? Esses detalhes nos ajudam a ter um primeiro contato mais confortável, especialmente, para estagiário.

Dê as diretrizes

Há algum treinamento para ele? Se sim, explique como funciona, quanto tempo dura e por qual motivo esse treinamento é importante para ele e também para a empresa.

Se não houver, diga quais serão as atividades dele e faça um roteiro para os primeiros dias, mostrando cada passo. Pergunte se ele possui dúvidas e seja solícito para as questões que surgirão durante os processos.

Prepare um welcome kit!

Os kits de boas-vindas com itens básicos como computador, crachá foram turbinados com garrafinhas de água, adesivos, uma camiseta, enfim, esses mimos encantam a pessoa que está chegando e geram repercussão. Esses são um dos posts mais curtidos e compartilhados em redes sociais como Linkedin J. Causa uma ótima impressão tanto para o estagiário quanto para o mercado que vê o que sua empresa está fazendo!

Crie uma cultura de boas-vindas na empresa

Incentive os outros colaboradores a serem receptivos com os estagiários, afinal, todos também tiveram um primeiro dia de trabalho e a forma como somos tratados, especialmente, no início, fica muito marcada na vida das pessoas.

Empatia, gentileza e educação são as três palavras-chave para recepcionar bem uma pessoa em qualquer lugar do mundo, inclusive, na empresa!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!