Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Estágio ou trainee: quando se candidatar?

Ter uma boa estratégia na hora de procurar por uma colocação é extremamente importante para conquistar a tão sonhada vaga. Mas qual é a mais adequada? Estágio ou trainee? Esses dois tipos diferentes de contratação podem confundir o estudante na hora de se candidatar e tirá-lo do foco para a oportunidade que realmente se encaixa à sua experiência. Tem gente que até confunde os dois tipos de vagas e é muito importante diferenciá-los para que os candidatos não percam tempo em processos seletivos que não são indicados a eles. Ambas são boas oportunidades para o jovem se inserir no mercado de trabalho, porém o profissional no mercado de trabalho, mas possuem diferentes características:

Tipos de treinamento: o objetivo de um programa de estágio ou trainee é, sobretudo, proporcionar aprendizado e prática na carreira, de diferentes formas.

  • Estágio: um estagiário não pode ser contratado afim de substituir um funcionário regular e deve ser sempre supervisionado por um profissional de sua equipe. Existe, inclusive, um limite de contratações de estagiários de acordo com o quadro de funcionários da empresa. O plano de estágio deve contemplar atividades relacionadas à área do estudante e proporcionar aprendizado sem sobrecarregá-lo. O contrato dura, geralmente, até 2 anos, porém, existe a possibilidade de efetivação ao fim do período – grandes empresas costumam direcionar vagas formais para os melhores estagiários.
  • Trainee: este tipo de profissional também é contratado a cargo de experiência, porém, ao contrário do estágio, possui um plano de carreira específico e é treinado para, posteriormente, ocupar cargos gerenciais ou executivos dentro da empresa. Outro diferencial é que este profissional, em geral, já possui habilidades ou conhecimentos específicos dentro da área para o qual foi direcionado. O programa pode durar de 6 meses a 1 ano e ao fim dele, o candidato pode conquistar um cargo júnior, que reconhece que ele já possui experiência básica para trabalhar. O trainee ganha pouco menos que um júnior e as empresas possuem planos de carreira a esse funcionário. Mesmo se a efetivação não acontecer, a experiência é extremamente válida.

Diferentes aprendizados: enquanto o estagiário está em um programa de aprendizado antes de completar a graduação, o trainee possui ensino superior completo, isso faz com que tenham diferentes processos de aprendizagem dentro da empresa.

  • Estágio: é o momento de adquirir conhecimentos para complementar o aprendizado em sala de aula. É o momento de treinar, receber orientações e testar diferentes formas de produzir antes de ir para o mercado de trabalho. É um contato inicial com a profissão.
  • Trainee: é aquele que está em um programa de treinamento para um profissional graduado, passando por diversas modalidades na empresa ou sendo treinado para uma função júnior. É um empregado da empresa como qualquer outro profissional, a base dos diferentes graus de experiência em um plano de carreira.

Existem períodos chamados ideais para se candidatar a essas vagas. Como colocado acima, o estagiário está em formação no ensino superior e o trainee a concluiu recentemente. Para se candidatar a uma vaga de estágio as empresas geralmente contratam a partir do 2º ou 3º ano, pois o estudante já possui alguma noção na área e tem ainda 2 anos de formação pela frente, podendo aproveitar o período completo do estágio. Já para se candidatar a trainee o ideal é que o jovem tenha concluído a formação há, pelo menos, 2 anos para que a empresa possa aproveitar sua capacitação recente e ensiná-lo conforme seu plano de carreira. Independente da vaga, quanto melhor a sua formação, mais facilmente você irá conquista-la: investir em cursos profissionalizantes, de idiomas e extracurriculares vão te tornar mais competitivo no mercado de trabalho. Para mais informações sobre os processos seletivos e carreira, cadastre-se no site da Companhia de Estágios e fique atento às nossas redes sociais

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!