Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Indeciso quanto ao futuro profissional? Veja dicas para encontrar a melhor área para o seu perfil.

Todos os dias novas pessoas se deparam com uma importante escolha: O que seguir de carreira? Qual curso? Faço faculdade ou sigo diretamente para o mercado de trabalho? – essas questões acometem a maioria dos jovens. Durante algumas fases da vida, escolher efetivamente qual caminho seguir será uma questão relevante. Para ajudar nessa difícil escolha separamos cinco dicas sobre como conhecer as áreas profissionais que melhor se encaixam com o seu perfil:

  1. Observe seus pontos fortes e pesquise áreas de atuação: Procure uma área que se encaixe com seus gostos e habilidades. Por exemplo: uma pessoa que gosta muito de ilustração, pode se dar bem na área de design e uma pessoa que gosta muito de escrever pode seguir carreira em jornalismo. Utilize seus pontos fortes ao seu favor.
  1. Analise todas as possibilidades: depois de conhecer seus pontos fortes você pode encontrar até mesmo profissões emergentes no mercado e novas oportunidades como marketing digital, análise de RH e outras áreas que podem ser interessantes, mas que você nunca imaginou que poderiam ser para você. Muitas pessoas acabam seguindo carreiras que nunca imaginariam em um primeiro momento.
  1. Converse com pessoas das áreas que você mais se identificou: por mais pesquisa que você faça nada como uma pessoa que conhece o dia a dia da profissão para te dizer o como ela funciona. Assim, você pode perceber se é por esse caminho que você que você realmente deseja seguir Além do mais, essa experiência pode até gerar novos contatos e possíveis entrevistas. Não fique parado esperando, tome iniciativa e demonstre interesse. 
  1. Busque conhecimento sempre que possível: se você tem a oportunidade de fazer uma faculdade ou algum curso profissionalizante faça, além de trazer qualificação e valor profissional esse saber vai te acompanhar para o resto da vida. Converse com pessoas que já estão na área e pesquise na internet editais do curso e quais assuntos ele realmente contempla. Cursos não muito convencionais podem te surpreender. 
  1. Sempre é tempo de inovar: sentir-se confuso ou pressionado durante essa fase é totalmente natural, porém, não se deixe abalar. Tenha calma, afinal é o primeiro passo para sua vida profissional. As pessoas mudam todos os dias e sempre é tempo de se reinventar. Estar feliz com seu trabalho é essencial para a satisfação profissional, seja qual for sua área de atuação.

Cadastre-se gratuitamente no nosso programa de estágios

Se mesmo depois de todos esses passos você continuar na dúvida sobre qual carreira seguir é possível procurar uma orientação profissional para te ajudar a pensar todas essas informações. Seja um profissional do RH ou um psicólogo, ele poderá te apontar alguns caminhos utilizando testes vocacionais e outros métodos para desenvolver o seu perfil. A escolha final é sempre sua, mas é sempre bom alguma ajuda na hora das decisões difíceis.