Ir para o conteúdo
Guia Profissional

6 erros comuns de quem está começando na faculdade e como evitar

6 erros comuns de quem está começando na faculdade e como evitar

Sabia que conhecer os erros comuns de quem está começando na faculdade é tão importante quanto dominar as melhores estratégias para se destacar como universitário?

Afinal, muita gente foca apenas em tirar boas notas e acaba se perdendo em outros detalhes que também fazem a diferença, como subestimar o valor de construir conexões reais com colegas e professores.

Se você não quer correr o risco de cometer vacilos parecidos, vem com a gente! Neste post, vamos te mostrar os principais erros que os calouros cometem e, o mais importante, como evitá-los!

Quais são os erros comuns de quem está começando na faculdade?

Antes de irmos para a lista de erros comuns de quem está começando na faculdade, vale lembrar que os erros fazem parte da jornada. 

Ninguém acerta sempre, ainda mais quando está tendo contato com algo pela primeira vez. Porém, existem cuidados simples que podem poupar o nosso eu do futuro de arrependimentos e ajudá-lo a aproveitar melhor cada oportunidade.

É justamente sobre esses pontos de atenção que vamos falar a seguir:

  1. Não se organizar com prazos e matérias

Na faculdade é assim: várias matérias, trabalhos e provas rolando ao mesmo tempo. 

Para quem vinha de uma rotina mais tranquila no ensino médio, pode ser bem estressante aprender a gerenciar todas essas demandas. Por isso, criar um sistema de organização é primordial.

Você pode usar uma agenda, um planner ou até apps de organização de tarefas. O importante é ter um lugar para anotar datas, prioridades e prazos!

  1. Focar só nas notas e esquecer das experiências

É claro que tirar boas notas é importante, mas a jornada universitária não é só sobre isso. 

Um dos erros comuns de quem está começando na faculdade é esquecer-se das outras experiências que também agregam na carreira, como:

  • Participar de grupos de estudo e projetos acadêmicos: eles são ótimos para ajudar a fixar o conteúdo, desenvolver habilidades de trabalho em equipe e resolver problemas na prática;
  • Realizar um estágio: seja obrigatório ou não, o estágio é uma das melhores formas de colocar em prática o que você aprende na sala de aula e começar a construir um networking que pode abrir portas no futuro;
  • Ir a eventos, palestras e workshops promovidos pela faculdade: essa é a hora de conhecer novas tendências, aprender com profissionais experientes e trocar figurinhas com colegas de diferentes turmas e cursos.

Dedicar-se a essas outras experiências torna o período acadêmico mais completo, unindo aprendizado, prática e crescimento pessoal.

  1. Achar que vai dar conta de tudo sozinho

Tentar abraçar o mundo sem pedir ajuda pode ser exaustivo – para não dizer impossível. Então, lembre-se de que os professores, coordenadores de curso, colegas e até serviços de apoio da universidade estão ali para ajudar. 

Aprender a pedir orientação ou a trabalhar em grupo deixa tudo mais leve!

  1. Se isolar e não aproveitar a vida universitária

Aproveitando o gancho, esse é mais um dos erros comuns de quem está começando a faculdade: se esquecer de que esse também é um espaço de socialização!

Evitar interações pode fazer você perder oportunidades valiosas de aprendizado e de construir amizades que vão além da sala de aula.

Festas, clubes, grupos de pesquisa, competições esportivas ou debates são ótimas opções para conhecer pessoas novas, trocar experiências e desenvolver habilidades que não se aprendem apenas nos livros. 

Além de tornar a vida universitária mais divertida, criar uma boa relação com seus colegas e professores também pode servir como uma rede de apoio nos momentos mais desafiadores da sua trajetória profissional. 

  1. Comparar sua trajetória com a dos outros

Comparar suas notas, experiências ou oportunidades com as dos colegas só vai te gerar ansiedade. Até porque cada pessoa tem o seu próprio ritmo e história de vida.

Ao invés disso, concentre-se no seu crescimento pessoal e acadêmico. Reflita sobre o que você pode melhorar em relação ao seu eu de hoje e estabeleça metas realistas para evoluir gradativamente. 

  1. Deixar a saúde mental de lado

Segundo dados da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), 83,05% dos universitários relatam dificuldades emocionais em seus percursos acadêmicos.

Ou seja, não podemos ignorar que esse pode ser, sim, um período desafiador. Por esse motivo, o cuidado com a saúde mental deve ser encarado com a mesma seriedade que a dedicação aos estudos.

Algumas práticas que podem ajudar:

  • Praticar atividades físicas: exercícios ajudam a reduzir o estresse e melhorar o bem-estar geral;
  • Reservar momentos de lazer e hobbies: fazer algo que você gosta é uma ótima maneira de recarregar a energia.
  • Ter uma boa rotina de sono: dormir bem contribui para a concentração, memória e equilíbrio emocional;
  • Conversar com pessoas de confiança: amigos e familiares podem oferecer apoio emocional importante.
  • Buscar ajuda profissional quando necessário: psicólogos, psiquiatras e serviços de apoio da universidade oferecem um suporte especializado que é muito bem-vindo, especialmente nos momentos de maior pressão.

Considerações finais

A faculdade é um período cheio de desafios, descobertas e aprendizados. Evitar os erros que listamos até aqui, desde a falta de organização até negligenciar a saúde mental, pode fazer toda a diferença para tornar essa experiência mais positiva!

E lembre-se: você não precisa enfrentar tudo sozinho. A Companhia de Estágios, por exemplo, está aqui para te ajudar a encontrar oportunidades de estágio que potencializam sua carreira desde cedo.

Se você quer transformar sua trajetória universitária em algo ainda mais completo, cadastre-se hoje mesmo em nosso banco de talentos!

Chegue mais rápido até a vaga dos seus sonhos!

  • Cadastro gratuito
  • Boletim com vagas abertas
  • Acesso a conteúdos exclusivos
  • Vagas remuneradas
Dois jovens estudantes com mochilas nas costas e sorrindo para a foto

Receba conteúdos exclusivos no seu email