Se essa pergunta – “Terminei meu programa de jovem aprendiz, e agora?” – tem rondado seus pensamentos, saiba que esse é um ótimo sinal. Ela indica que você está pronto(a) para dar seu próximo passo.
Muitos jovens ingressam no mercado de trabalho por meio de Programas de Aprendizagem. E isso, por si só, já é uma grande conquista. Mas é sempre bom lembrar, também, que ela é apenas o começo.
Pensando nisso, estamos aqui para te mostrar como continuar crescendo na carreira após o Jovem Aprendiz. Bora conferir as melhores alternativas?
O que fazer após o programa de Jovem Aprendiz?
Durante os Programas de Aprendizagem, os participantes acessam uma combinação poderosa: aulas teóricas em instituições de ensino e experiência prática dentro de uma empresa.
Ou seja, eles aprendem na prática como funciona o mercado de trabalho, desenvolvem novas habilidades e, assim, começam a entender melhor o que faz sentido para suas carreiras.
É por isso que, ao final do contrato, é muito comum bater a dúvida: “Terminei meu programa de jovem aprendiz, e agora?”. E o melhor de tudo é que não existe somente uma resposta para essa pergunta.
A seguir, vamos listar alguns dos caminhos possíveis depois do Jovem Aprendiz:
Ser efetivado na empresa
Se você se destacou durante o programa, é bem possível que a própria empresa queira te manter no time como colaborador(a) efetivo(a). Afinal, você já conhece a rotina, a equipe, a cultura organizacional e mostrou que tem potencial.
Se esse também for um desejo seu, não espere até o último dia para falar sobre isso. Chame seu gestor para uma conversa franca, diga que tem interesse em continuar e pergunte como se preparar para uma possível efetivação.
Buscar uma nova oportunidade no mercado
Só de ter participado do programa, você já sai com uma baita bagagem: vivência em ambiente corporativo, noção de rotina profissional, novas habilidades e responsabilidades que fazem toda a diferença no mercado de trabalho.
Por isso, mesmo que a efetivação não aconteça, não desanime! Com essa experiência adquirida, vai ser muito mais fácil buscar novas oportunidades e se destacar nos processos seletivos.
Então, atualize seu currículo, monte um perfil atrativo no LinkedIn, peça recomendações para colegas ou supervisores e fique de olho nas vagas que combinam com você.
Investir nos estudos
Outra possível resposta para a pergunta “Terminei meu programa de jovem aprendiz, e agora?” é: estudar!
Sim, muitas pessoas saem do programa com uma ideia mais clara sobre o que querem para o futuro profissional. Por isso, já emendam essa experiência com um curso técnico, uma graduação ou até a preparação para o ENEM e vestibulares.
Então, se a vontade de se aprofundar em uma área bater forte por aí, não deixe de escutá-la. O conhecimento é um dos caminhos mais poderosos para transformar sua trajetória.
Ingressar em um programa de estágio
Se você decidiu seguir com a graduação ou um curso técnico, seu próximo passo depois de concluir o programa também pode ser buscar um estágio.
Essa é uma ótima forma de continuar ganhando experiência na área que você escolheu estudar, colocando em prática o que aprendeu nas aulas e se aproximando ainda mais de grandes oportunidades.
Dito isso, aqui estão algumas orientações de como conseguir um estágio depois de ser Jovem Aprendiz:
- Capriche na atualização do seu currículo. Se não souber por onde começar, confira os artigos que já fizemos sobre o assunto.
- Acompanhe empresas que você admira nas redes sociais e, principalmente, no LinkedIn. Muitas vagas são divulgadas por lá!
- Cadastre seu perfil em banco de talentos focados em oportunidades para estudantes, como o da Companhia de Estágios;
- Ao ingressar em um processo seletivo, aproveite para destacar como o programa de Jovem Aprendiz te ajudou a crescer. Orgulhe-se da sua trajetória!
Outras opções para quem ainda está com dúvidas
Com tantas possibilidades à vista, pode ser que você continue se sentindo perdido sobre qual rumo seguir. Mas calma, ainda há algumas alternativas para clarear sua mente.
Uma delas é procurar por profissionais especializados em orientação vocacional. Afinal, eles podem te ajudar a entender melhor suas habilidades, interesses e o que você realmente quer para o futuro.
Outra solução é participar de feiras de profissões, onde você terá a oportunidade de interagir com diversas universidades, empresas e instituições, e explorar diferentes áreas de atuação.
Agora, se quiser ampliar ainda mais seus horizontes, que tal tentar ingressar em um programa de intercâmbio? Essa é uma oportunidade incrível de conhecer novas culturas, aprender um idioma e até mesmo descobrir novas paixões!
Mais dicas para conquistar o primeiro emprego após o programa
Agora que já te ajudamos a responder a pergunta: “Terminei meu programa de jovem aprendiz, e agora?”, queremos deixar algumas dicas finais para apoiar a conquista do primeiro emprego, se essa for a sua decisão:
- Conheça seus pontos fortes e áreas de melhorias;
- Continue investindo no desenvolvimento de habilidades que podem te destacar;
- Sempre pesquise sobre a empresa antes de ir para uma entrevista de emprego;
- Pratique respostas para as perguntas que costumam ser feitas pelos recrutadores;
- Cuide da sua imagem nas redes sociais, para passar uma imagem mais profissional;
- Não desanime com os nãos. Cada processo seletivo é uma chance de aprender!
Considerações finais
Saber a resposta para a dúvida “Terminei meu programa de jovem aprendiz, e agora?” é apenas o começo da jornada. O que vem depois é o que realmente importa: começar a usar tudo o que você aprendeu até aqui para traçar um bom plano de ação.
Se pudermos te dar uma dica final, aqui vai: faça seu cadastro na Companhia de Estágios!
Lá você encontra vagas de estágio e trainee em empresas incríveis, além de conteúdos que podem te ajudar ainda mais nesse momento de transição.
Até mais!