Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

A importância de se autodesafiar

Quando estamos no início da vida profissional, costumamos sonhar com um emprego que dê estabilidade e que, com o tempo, nos permita dominar facilmente todas as tarefas, não é mesmo? Afinal, ninguém quer se sentir constantemente pressionado pela rotina de trabalho. No entanto, como diz um velho ditado “mares calmos não fazem um bom marinheiro” e sabemos que os desafios do dia a dia são essenciais para adquirir a tão sonhada experiência profissional. Agora, o que fazer quando você realmente está se saindo bem e os ventos parecem calmos demais para te levar pra frente?

Nesse momento, colocar a prova suas próprias habilidades é o caminho para que você não entre em estagnação e, mais do que isso, não perca boas oportunidades de crescimento. O autodesafio é uma palavra chave no vocabulário dos melhores profissionais, pois não os deixa cair na zona de conforto, portanto saiba que ela também deve estar presente na sua vida! Isso mesmo! Ainda que você esteja dando os primeiros passos no trabalho ou ainda esteja em busca da vaga ideal, procurar formas de superar suas limitações e explorar novos caminhos é a postura que você precisa adotar para construir uma carreira de sucesso. Então, #seliga nas dicas que vão te ajudar a testar e evoluir seu talento:

Saia da zona de conforto

Por mais que você já esteja totalmente ambientado ao seu trabalho, é importante lembrar que sem grandes esforços não há bons resultados e, consequentemente, também não há evolução e aprimoramento profissional. Isso significa que você não deve se acomodar com as tarefas que realiza na empresa, por isso deixe a preguiça e desafie seu potencial. Sabe aquela tarefa que todo mundo tem medo de encarar pela complexidade? Pode ser a sua oportunidade de crescimento!

Por isso, deixe o conforto de lado e identifique quais pontos podem ser melhorados na sua rotina de trabalho ou até mesmo no seu perfil profissional. Pergunte-se sempre: qual o próximo passo? Por mais que seja bacana dominar totalmente uma tarefa, ficar acomodado pode te impedir de evoluir. Dica: reorganize sua rotina de trabalho com uma perspectiva diferente e crie métodos novos para fazer as atividades. O mesmo vale para a faculdade: explore outros conteúdos, interaja com alunos de outras turmas ou, até mesmo, tente cursos extracurrilares diferentes.

Aumente seu círculo de amizade

No estágio, é normal que você se identifique mais com algumas pessoas do que com outras, talvez por afinidade ou compatibilidade de interesses. Porém, é importante que você diversifique os contatos não só para aumentar seu networking profissional, mas também para ampliar suas chances de conhecer atividades que lhe interessam e que podem ser o próximo degrau da sua carreira.

Fica a dica: Fazer amizades com pessoas que não tenham o mesmo perfil que você é importante que você ouça opiniões divergentes e, até mesmo, críticas construtivas. Essas situações podem te estimular, dar novas ideias e resultar em novos desafios. Porém, não force essa aproximação, é importante que esse contato aconteça naturalmente.

Trace novos objetivos

Para que você sempre evolua no período de estágio, é importante que determine a si mesmo novos objetivos a serem cumpridos. Adotando esse hábito, você pode ganhar conhecimento pessoal e profissional de uma forma mais dinâmica.  Por isso, trace metas que você sabe que podem ser alcançadas se você se esforçar mais.

Quer um exemplo prático? Se você é responsável pela entrega de um relatório semanal e costuma levar dois dias para finalizá-lo, por exemplo, pode se desafiar a concluir o trabalho antes do prazo habitual. Se essa tarefa depende unicamente de você, é possível se empenhar mais para obter resultados mais rápidos ou melhores. Só lembre-se que essa agilidade não pode acontecer em detrimento da qualidade, ou seja, de nada adianta você entregar a tarefa antes, se ela não for bem feita.

Também é preciso considerar um fator muito importante: não trace metas que dependam ou envolvam terceiros. Se eles não estiverem comprometidos com o mesmo objetivo, existe o risco do resultado não ser o que você espera e você acabar se frustrando.

Conheça suas limitações

É importante que você entenda que se desafiar é um constante “no pain, no gain”, ou seja, para que você cresça profissionalmente, tem de sair da zona de conforto e buscar novas formas de lidar com determinada situação, o que muitas vezes não é nada agradável para quem está habituado a seguir uma rotina.

Buscar evoluir na carreira é importante, mas também é interessante que você entenda suas limitações e não “force muito a barra”.  Se sentir que não consegue fazer algo de jeito nenhum, procure a ajuda de um amigo ou companheiro de trabalho, afinal, dizem que duas cabeças pensam melhor que uma, não é? Considere também que não dar conta de determinado desafio, não significa que você não vai evoluir – o estágio é apenas a primeira etapa de uma jornada cheia de oportunidades e, com calma e persistência, você vai superar todos os obstáculos!

Curtiu o texto? Aqui você encontra as melhores dicas para se dar bem na carreira. Por isso, não perca o conteúdo exclusivo das nossas redes sociais, como Facebook e YouTube. E se você está em busca do estágio dos seus sonhos, inscreva-se agora no site da Companhia de Estágios e fique por dentro das melhores vagas do mercado!