Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

Inteligência artificial: como essa tecnologia pode ajudar o RH de sua empresa

Quem trabalha com RH sabe o quão é corrido o dia-a-dia no trabalho!

E o processo seletivo é uma das atividades mais trabalhosas para os profissionais desta área, e não é para menos, pois esta tarefa inclui muitas responsabilidades que vão desde a divulgação das vagas até o momento da contratação. O tempo é fator crítico para garantir um retorno rápido para a área contratante e um processo com boa experiência para o candidato também.

Graças a Inteligência Artificial é possível melhorar a performance do RH, retirando atividades operacionais que tomavam tempo e deixando mais espaço para atividades estratégicas, e o mais importante: garantindo qualidade e rapidez nos processos de seleção.

Como utilizar a inteligência artificial nos processos seletivos?

A Inteligência Artificial não veio para substituir a presença do ser humano nos processos, mas, sim, para facilitar.

Um exemplo dessas facilidades é o uso dela no nosso dia-a-dia para reconhecimento de imagem, busca por comando de voz ou sugestão de palavras ao usarmos algum recurso de texto.

Já no RH seu uso pode ser feito para encontrar os candidatos e para avaliação durante o processo. São muitas situações e atividades que o uso da Inteligência Artificial é muito bem bem-vindo para otimizar o trabalho e facilitar a rotina dos profissionais.

Ganho de produtividade

As vantagens de aderir Inteligência Artificial no RH são inúmeras, não é à toa que a tecnologia é vista como tendência para o setor, mostrando que as empresas que investem nestes tipos de softwares buscam facilitar a rotina dos profissionais, além de quererem mais inovação.

Ao comparar com os métodos de antigamente, fica mais fácil de exemplificar: há pouco tempo atrás os recrutadores recebiam currículos por e-mail e catalogavam em pastas – o que levava horas – e isso tornava os processos seletivos muito cansativos e consequentemente com muitas falhas para identificar os candidatos com o perfil desejado, a análise era currículo por currículo ‘’no olho’’.

Depois, com os sistemas o RH abria a vaga em uma plataforma e recebia os candidatos dentro do perfil técnico da vaga (curso, ano de graduação, localização, nível de inglês etc). Isso já ajudou muito, mas o RH ainda precisava chamar várias pessoas para conhecer e avaliar. Demandava muito tempo!

 

E se você conseguisse entrevistar apenas as pessoas com alto potencial de aprovação?

Atualmente, a Inteligência Artificial consegue fazer uma espécie de triagem ou afunilamento para ajudar os profissionais nessa primeira etapa do processo seletivo.

Ou seja, os recrutadores ganham tempo para realizar outras atividades enquanto os softwares desenvolvidos fazem esse cruzamento de dados para realizar este trabalho que antes era operacional.

Além de receber o candidato dentro do perfil técnico, a Inteligência Artificial já apresenta quais estão dentro do perfil comportamental buscado. Você entrevista as pessoas que tem maior potencial de aprovação!

Saiba como utilizar

A Companhia de Estágios aplica I.A. nos seus processos de seleção! Abra sua vaga e selecione usando Inteligência Artificial e Games!   A utilização dessas novas tendências, ajudam os recrutadores a terem um processo mais ágil e também melhoram muito a experiência dos candidatos.

Quer saber como podemos ajudar a sua empresa encontrar o estagiário certo? Entre em contato conosco clicando aqui e não perca de vista nenhum jovem talento!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!