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Entenda como a inteligência artificial no RH pode transformar as atividades do setor

Entenda como a inteligência artificial no RH pode transformar as atividades do setor
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Não é surpresa que a tecnologia já faz parte de diversos setores das organizações, mas você sabia que isso também se aplica à área de gestão?

A Inteligência Artificial no RH pode auxiliar os gestores e demais profissionais a tomar decisões de maneira mais rápida e precisa. Aliás, essa é só uma das grandes vantagens oferecidas pela tecnologia.

Que tal entender mais sobre os benefícios da Inteligência artificial no RH e sua aplicação no setor? Siga conosco e exploraremos o tópico ao longo deste conteúdo!

Por que usar a inteligência artificial no RH?

O uso da Inteligência Artificial representa grandes efeitos na receita das empresas. Isso ocorre porque a aplicação auxilia no aumento da produtividade e melhorias na gestão de tempo dos profissionais, com o auxílio das tecnologias.

Com a integração de diversas ferramentas, que a IA promove, é possível acompanhar os processos do setor e melhorá-los significativamente. Por este motivo a inteligência artificial no RH representa tantos benefícios.

Um estudo da Tata Consultancy Services indicou que as empresas que tiveram um faturamento maior com a tecnologia — cerca de 16% — foram as que investiram 5 vezes mais.

Mas, afinal, como a inteligência artificial pode ajudar o RH? Bem, com a utilização de tantos processos e ferramentas, o setor pode ser muito favorecido por uma tecnologia que melhore o processamento de dados.

Neste cenário, surge a IA, que por definição, se trata de tecnologias capazes de captar informações e realizar atividades a partir delas.  Além disso, também é capaz de aprender com os dados coletados, usando isso para atingir os objetivos de forma cada vez mais flexível.

Consequentemente, o uso da inteligência artificial no RH favorece muito a gestão embasada em dados e decisões que englobam uma gama maior de fatores.

Aplicando a Inteligência Artificial no RH

Mas, como todas essas decisões direcionadas por uma IA podem auxiliar o setor de Recursos Humanos diretamente? Bem, primeiramente, porque a inteligência artificial pode coletar dados de fontes diversificadas. Assim, os insights se tornam muito mais ricos.

Confira algumas das maneiras de utilizar as decisões tomadas com a Inteligência Artificial nas mais diversas atividades do RH:

Recrutamento e seleção

A percepção humana nem sempre é precisa nos processos de recrutamento e seleção. Com isso, um estudo indicou que cerca de 69% dos recrutadores decidem pela contratação ou não do profissional pouco depois dos primeiros 5 minutos da entrevista.

A linguagem, a postura e alguns outros fatores pouco relevantes podem interferir em nossas decisões, algo que não ocorre com a IA.

A escolha de profissionais baseando-se em sua personalidade e habilidades é mais precisa quando a tecnologia também participa do processo. Sua aplicação pode ser feita a partir de ferramentas como:

  • ATS — Applicant Tracking System: para o gerenciamento dos candidatos e da etapa do processo. Essa ferramenta utiliza filtros e armazena o histórico de atividade de cada um dos participantes nas fases do processo;
  • Assessments — são ferramentas que oferecem testes aos profissionais, de forma que pode-se definir aspectos de suas personalidades. Isso melhora a seleção e oferece maior precisão sobre o comportamento do candidato.

Leia Também: Tudo sobre People Analytics: O que é, benefícios e como implementar

Alta performance

Como a Inteligência Artificial no RH pode realizar diversas atividades de forma automática, os profissionais podem dedicar mais tempo a outras ações. Isso faz com que seja possível dedicar muito mais tempo para ações estratégicas do que as operacionais.

O resultado de atividades muito melhor planejadas pela equipe de RH nós podemos prever: maior produtividade e melhoria nas performances. Isso porque os colaboradores gastam menos tempo com atividades repetitivas e podem se dedicar às tarefas complexas.

Clima organizacional

A IA também contribui para uma maior interatividade entre os profissionais e melhoria do clima organizacional, partindo de informações da instituição. Uma ferramenta com essa tecnologia é capaz de reunir dados comportamentais dos colaboradores.

Assim, o gestor fica possibilitado de acessar as informações de forma integrada, podendo decidir sobre atividades que melhorem a interatividade dos diferentes perfis.

Desenvolvimento e aprendizagem de funcionários

IA no setor de recursos humanos e engajamento

O treinamento de profissionais é sempre um processo desafiador nas empresas, já que cada colaborador apresenta as próprias dificuldades e habilidades.

A IA auxilia esse processo com mapeamentos de cada um dos profissionais. Desta maneira, é possível entender as áreas de maior necessidade de aprendizado, bem como as principais inclinações de cada colaborador.

Existem aplicações capazes até mesmo de sugerir treinamentos específicos para cada perfil de profissional. Por isso, há também maior facilidade em desenvolver planos de carreira e melhorar a satisfação dos funcionários.

Com avaliações mais aprofundadas sobre as atividades dos profissionais, também é possível identificar quedas bruscas no desempenho rapidamente. Isso não só diminui índices de turnover, como também economiza tempo do gestor e recursos da organização.

Mensuração de resultados

Registrar desempenhos em planilhas nem sempre permite a melhor visualização e análise possível dos dados. Nesse sentido, a Inteligência Artificial no RH também se faz presente para gerar gráficos, relatórios e, até mesmo, comparações temporais.

Assim, é possível medir e entender profundamente os resultados atingidos em processos de atração de talentos, taxas de saída, quedas de desempenhos dos profissionais, entre outros.

Controle de jornada

inteligência artificial e estratégias

O cálculo de horas extras, descontos, bônus e outros elementos da folha de pagamento é um processo que demanda tempo e pode facilmente acarretar erros. Com a IA isso se modifica, já que existem aplicações capazes de registrar essas informações, possibilitando cálculos muito mais simples acerca dos pagamentos.

No trabalho remoto a realidade é ainda mais simplificada, já que as ferramentas podem registrar facilmente a jornada dos colaboradores. Consequentemente, há maior visão acerca dos desempenhos, horas e remuneração de cada profissional.

Benefícios da Inteligência Artificial no RH

Reunir dados, possibilitar análises mais precisas e sugerir ações nos processos são ações das ferramentas de IA. Tudo parte do conceito de Big Data, e aplicações tecnológicas que coletam e apuram um alto volume de dados.

Assim, o sistema pode oferecer parâmetros muito melhores para os profissionais de RH. Isso vale para contratações, avaliações de desempenho e até para acompanhar o aprendizado de profissionais. Consequentemente, pode-se mencionar como benefícios da IA:

  • Melhor aproveitamento do tempo;
  • Diminuição em custos com rotatividade de funcionários;
  • Treinamentos mais efetivos;
  • Melhoria nas contratações;
  • Ambiente organizacional mais engajado;
  • Maior monitoramento de desempenhos;
  • Tomada de decisões baseadas em um alto volume de dados;
  • Entre muitos outros.

Empresas que já utilizam a Inteligência Artificial no RH

A Companhia de Estágios utiliza ferramentas com inteligência artificial na contratação de profissionais. Por isso, diversas empresas parceiras já contam com essa tecnologia no RH, como a Amazon, Mutant, OLX Brasil, entre muitas outras.

Conclusão

A Inteligência Artificial no RH permite melhoria em diversos processos a partir de uma utilização mais precisa dos dados coletados.

São diversas ferramentas existentes, com funções específicas que possuem a capacidade de analisar, filtrar, reunir e relacionar dados. Tudo isso proporcionando uma melhor visualização  de resultados e ação por parte dos profissionais.

Conte com a Companhia de Estágios para a aplicação desta tecnologia na hora de contratar novos talentos! Com uma  base analítica, fica muito mais simples entender qual perfil melhor se alinha às necessidades da organização.

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