Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Não categorizado

Medo de se expressar? Veja 4 dicas que vão te ajudar no estágio

Por Tiago Mavichian, fundador e Human Resources Director da Companhia de Estágios

Nem todo mundo tem facilidade para falar em público, só de pensar na possibilidade de ter que apresentar uma atividade na faculdade, expor ideias ou opiniões no trabalho ou até mesmo reuniões familiares vem aquele frio na barriga e o pensamento de auto sabotagem de que não irá conseguir.

Mas, a boa notícia é que com um pouco de prática, esse medo pode ir embora e você irá se comunicar com mais facilidade com todos.

Sendo assim, veja, a seguir, algumas dicas para te ajudar a se expressar melhor!

Entenda sobre o assunto

Em caso de alguma apresentação na faculdade ou no trabalho, a principal parte é ter conhecimento sobre o assunto para poder passa-lo com tranquilidade e até mesmo responder dúvidas depois.

Mesmo que o público não entenda tanto do tema, é muito fácil perceber quando a pessoa não domina o assunto e está enrolando, isso mostra o que ela não se preparou o suficiente para estar ali. Então, estudar a apresentação é essencial.

Anote os pontos mais importantes

Tudo bem ter um material de apoio, pode ser um Power Point ou uma anotação num papel, depende muito do contexto.

Para não haver confusões, é bom anotar só o essencial, palavras-chaves, frases curtas, números, caso seja necessário. É apenas um material para ajudar a guiar o momento, não uma cola. Se tiver estudado o assunto como na primeira dica, as anotações quase não serão necessárias.

Mas, de todo modo, não é legal pular esse detalhe, pois, muitas vezes esquecemos partes interessantes do conteúdo.

Treine bastante

É muito válido treinar em casa antes de ir se apresentar na faculdade ou no trabalho.

Primeiro treine de frente do espelho para ver o que pode melhorar. Depois treine para poucas pessoas e pergunte o que elas acharam.

Não tenha medo de perguntar e procure entender as possíveis críticas como algo positivo e construtivo para o crescimento pessoal e profissional. Além disso, ninguém irá fazem algum julgamento, as pessoas só estão interessadas no conteúdo a ser apresentado.

Por isso sempre treine para conseguir passar uma mensagem clara e objetiva.

Esteja confortável

Se a situação por si só já lhe deixa desconfortável, é necessário fazer o máximo para que consiga se sentir bem com isso. Então, é importante usar roupas que te deixam a vontade, claro, sempre respeitando os dress code do ambiente.

Tomar um pouco de água antes ou durante também ajuda a relaxar um pouco, além de fazer com que o cérebro se concentre melhor e pense de maneira rápida.  Ou seja, só benefícios, não é mesmo?

Realmente não é tão fácil se expressar e lidar com muitas pessoas ao mesmo tempo ouvindo suas ideias, no entanto, um pouco de prática e força de vontade podem fazer com que tenha uma ótima oratória. Então, pratique sempre que possível.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!