Blog Carreira & Mercado

Artigos

Mind dump: aprenda a técnica para se manter focado no trabalho

Manter o foco no trabalho é essencial em qualquer profissão, mas, às vezes, se concentrar pode ser uma tarefa muito difícil. Tudo pode influenciar, o barulho dos carros lá fora, telefone tocando, pessoas conversando, até mesmo pensamentos aleatórios que vem para te desviar do seu objetivo.

Mas, existe uma técnica chamada Mind Dump que ajuda a manter a concentração, eliminando, mentalmente, tudo que pode atrapalhar o seu raciocínio, é uma estratégia que consiste em criar um “depósito mental” para retomar o foco. Ficou curioso? Separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo!

Faça uma pausa

Pausas são sempre importantes para que você possa manter a produtividade, quando perceber que já não consegue produzir tanto porque está perdendo o foco, tire um tempo de 15 minutos para por essa técnica em prática.

Abra um arquivo no word ou pegue uma folha em branco e coloque o nome de Mind Dump. Após isso, escreva neste espaço, em formato de texto corrido ou lista, tudo que atrapalha a sua concentração.

Pode ser, por exemplo, aquela prova que ainda vai fazer, a nota que não saiu, algum compromisso que ainda vai realizar, etc. O importante é registrar tudo o que atrapalha o seu desempenho, faça isso dentro dos 15 minutos que separou para a pausa, quando terminar, sua mente deve estar mais tranquila e pronta para retomar as atividades. Caso não consiga, tire mais um tempo e reinicie a prática.

Para além da técnica

Mesmo que esse procedimento seja efetivo, é importante que você elimine da sua rotina tudo que te atrapalha. Se o seu ambiente de trabalho é muito movimentado, coloque um fone de ouvido para evitar os ruídos e se concentrar melhor, por exemplo.

Outra dica é separar um tempo para a caixa de mensagens, muitas vezes, temos a mania de parar o que estamos fazendo para responder nossos e-mails, e isso pode demandar muitos minutos e até mesmo horas do nosso dia, por isso, é importante separar um momento apenas para isso, é melhor do que parar a cada instante.  Caso não consiga, é importante estabelecer alguns critérios para responder, como, por exemplo, dar mais atenção aos que são urgentes.

Faça uma lista

Faça uma lista com as obrigações do dia, pode ser feito antes de começar o trabalho ou na noite anterior, quando já estiver no fim do expediente. Se tiver exatidão no que precisa fazer e o que é mais urgente, o dia fluirá melhor.

Afaste-se dos vilões da produtividade

Fique o menor tempo possível no celular e redes sociais, apesar de serem úteis, são os principais meios de distração. Se no seu caso eles forem ferramentas de trabalho, se policie para não acabar procrastinando nos meios digitais.

Não seja ansioso

A ansiedade é uma das principais inimigas da concentração, mas é inevitável. O que pode fazer é tentar controla-la, não queira resolver tudo de uma vez e faça sempre pequenas pausas para um breve descanso, ninguém consegue ficar muito tempo fazendo exatamente a mesma coisa. Respire, beba um café, depois volte para as suas atividades.

Gostou das nossas dicas? para ficar por dentro dessas e de outras informações que podem te ajudar no mercado de trabalho, acompanhe nosso blog, página no Facebook e canal no Youtube. Além disso, cadastre-se no nosso site e fique de olho nas principais oportunidades de estágios.

 

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!