Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
RH

Nine Box: metodologia de quadros para avaliação de desempenho

O que é metodologia nine box

Você sabia que a eficiência da área de Gestão de Pessoas é um dos pilares para o sucesso de uma empresa?

Afinal, é por meio de determinadas estratégias de gerenciamento de pessoal que é possível desenvolver e engajar talentos para que a organização conquiste resultados cada vez melhores.

Uma dessas estratégias é o nine box, metodologia de avaliação de desempenho dos colaboradores que você irá conhecer a fundo neste artigo. Vamos juntos?

O que é a metodologia Nine Box?

Também chamado matriz de desempenho e potencial, a metodologia Nine Box é uma ferramenta simples, eficaz e bastante visual, utilizada para avaliar a performance dos talentos de uma organização.

Além de permitir um melhor acompanhamento do desempenho desses profissionais, também possibilita conhecer seus pontos fortes e desenvolvê-los ainda mais.

A matriz surgiu nos anos 1980, nos Estados Unidos, a princípio como uma ferramenta de gestão que possibilitava determinar com mais assertividade onde a empresa poderia investir seus recursos financeiros.

Como pode ser aplicada em qualquer segmento, a ferramenta foi adaptada pela área de Recursos Humanos até se tornar uma grande aliada para a Gestão de Pessoas.

Por meio do nine box, é possível tomar decisões mais coerentes e justas, pautadas em dados, como a promoção de profissionais aptos para assumir outras posições dentro da empresa.

Entenda os 9 Quadrantes

O nine box, como o próprio nome sugere, é formado por nove quadrados. Ele é composto por três linhas e três colunas em um plano cartesiano de dois eixos.

O eixo X mostra o grau de desempenho do funcionário, que pode ser “Abaixo”, “Esperado” e “Acima do Esperado”.

Já o eixo Y apresenta o potencial, que se resume à capacidade de desenvolver as habilidades de cada funcionário, que poderá ser “Alto”, “Médio” e “Baixo”.

Em seguida, você deve inserir os nomes dos colaboradores nas grades, no quadrado que melhor define seu desempenho e potencial.

Assim, é possível ver a performance de cada membro da equipe em uma única ferramenta e comparar com os objetivos da empresa.

A posição mais valiosa é a caixa superior direita, composta por aqueles com alta classificação em desempenho e potencial. Por outro lado, a caixa inferior esquerda é o local para aqueles com baixa classificação em ambas as categorias.

O objetivo por trás da matriz é que, ao identificar como cada colaborador se encaixa na grade, você pode entender melhor onde cada funcionário está e como eles devem ser posicionados em futuras mudanças organizacionais.

vantagens da matriz nine box

Quais os benefícios de usar a Nine Box nas empresas?

Existem diversas vantagens em utilizar a matriz nine box para avaliação de desempenho dos colaboradores, já que ela retrata a realidade da equipe. Confira:

Incentiva a comunicação

A metodologia envolve a participação de gestores e colaboradores, por isso, incentiva conversas importantes que dificilmente aconteceriam sem ela.

Além disso, os gerentes conseguirão identificar coletivamente os pontos fortes e fracos de seu time, ao mesmo tempo que dá transparência sobre o desempenho das equipes em toda a empresa.

O próprio colaborador poderá visualizar como está seu trabalho em relação e como ele está se desenvolvendo na empresa em relação aos outros membros da equipe.

Facilita no planejamento dos próximos passos

O processo não para com uma conversa construtiva. O valor real está em como você, como profissional de Recursos Humanos, e como o gestor da equipe usam as informações obtidas.

Com base nos dados analisados, é possível traçar estratégias para melhorar o desenvolvimento da carreira dos colaboradores, com foco no crescimento profissional e retenção de talentos.

Por exemplo, os funcionários identificados como tendo alto potencial, alto desempenho e que mostram sinais de serem futuros líderes precisarão ser nutridos para permanecerem desafiados e recompensados.

Contribui para retenção de talentos

Reter talentos é um dos principais desafios das empresas. Isso porque o mercado busca recrutar os melhores profissionais.

Com a ajuda dessa matriz para entender o perfil de cada profissional, é possível identificar talentos que precisam ser retidos e profissionais que necessitam de desenvolvimento.

Além disso, o método permite uma avaliação de desempenho mais detalhada do desenvolvimento dos profissionais antes de quaisquer outras medidas, como demissão.

Outra vantagem nessa área é que ela pode motivar os profissionais a permanecerem na empresa, pois eles perceberão que a organização está comprometida em desenvolvê-los de forma benéfica para ambas as partes.

Como aplicar o Nine Box para avaliação de desempenho?

Agora que você já sabe o que é nine box e quais os benefícios para as empresas, é hora de entender como utilizá-lo na prática. Confira:

1. Criação da Matriz

Para criar a matriz você pode utilizar uma planilha de computador e separá-la em nove quadrantes.

As linhas devem ser nomeadas de cima para baixo da seguinte forma: A (alto), M (médio) e B (baixo).

As colunas, da esquerda para a direita, devem apresentar: 1 (abaixo do esperado), 2 (esperado) e 3 (acima do esperado).

2. Relação das linhas e colunas

Os quadrados devem ser preenchidos com os nomes dos colaboradores de acordo com o perfil de cada um.

Cada quadrado recebe uma nomenclatura:

  • A1: alto potencial e baixo desempenho (profissional enigma);
  • A2: alto potencial e desempenho esperado (forte desempenho);
  • A3: alto potencial e desempenho acima do esperado (alto potencial);
  • M1: potencial mediano e baixo desempenho (questionável);
  • M2: potencial e desempenho ao nível mediano (mantenedor);
  • M3: potencial mediano e desempenho acima do esperado (forte desempenho);
  • B1: potencial baixo e desempenho abaixo do esperado (insuficiente);
  • B2: baixo potencial, mas atinge o desempenho esperado (eficaz);
  • B3: baixo potencial e desempenho acima do esperado (comprometido).

3. Definição de método de avaliação

O objetivo é avaliar a performance e o potencial de cada indivíduo com precisão, sem deixar margem para opiniões pessoais.

Por isso, o indicado é complementar com outros métodos de avaliação, como indicadores de desempenho ou avaliação 360 graus, por exemplo.

4. Desenvolvimento de estratégias

Com os resultados em mãos, é hora de traçar estratégias de acordo com os objetivos da empresa.

Se o intuito da aplicação da matriz era melhorar a performance da equipe, por exemplo, é preciso buscar soluções para desenvolver os colaboradores.

Profissionais de alto potencial, mas com baixo desempenho podem precisar de mais motivação, receber mentoria ou de uma mudança de posição na empresa.

Já os candidatos consistentemente atribuídos à caixa de baixo potencial e baixo desempenho precisarão de uma estratégia diferente e podem exigir uma investigação mais aprofundada.

Eles se beneficiaram com um treinamento? Estão em uma função compatível com suas habilidades e perfil?

Já aos profissionais com médio desempenho e potencial, como a sua empresa pode desenvolvê-los e estimulá-los para entregarem melhores resultados?

>> Leia também: Como implantar e promover a diversidade nas empresas

Como funciona a avaliação Nine box?

Conclusão

O nine box é uma ferramenta de avaliação de talentos em que os funcionários são divididos em nove grupos, de acordo com seu desempenho e potencial.

Utilizá-lo pode proporcionar diversos benefícios para empresa e profissionais, como maior engajamento, melhora na comunicação entre líderes e colaboradores e retenção de talentos.

Contudo, para ser mais efetivo, é necessário determinar o objetivo da aplicação dessa matriz e, com os resultados, traçar estratégias para alcançar o resultado pretendido.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!