Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Eventos

O que as empresas esperam do jovem daqui para frente?

Quais serão as habilidades mais exigidas no mundo pós-pandemia? Essa foi a pergunta que o time da Companhia de Estágios respondeu no webinar da feira de carreira RC, que termina nesta sexta-feira (7). Organizada pela FEA Júnior, da USP, a transmissão foi acompanhada por mais de 600 estudantes.

Durante a palestra, Ana Krentzenstein, nossa gerente de CS (Customer Success), foi categórica: autonomia, proatividade e responsabilidade na tomada de decisão serão habilidades altamente demandadas no mercado de trabalho pós-pandemia. “Apesar de o estágio ser supervisionado, a realidade do home office mudou essa dinâmica. Os jovens passaram a trabalhar mais sozinhos, o que exige capacidade de automotivação e autogerenciamento.”

Veja todas as vagas que estão abertas neste momento 

Questionada pelos participantes sobre como desenvolver esse tipo de aptidão, Ana mostrou que a melhor maneira de aprendê-las é com vivência. Isso engloba atuação em uma empresa júnior, participação no diretório acadêmico da faculdade, trabalho voluntário e até atuação no pequeno comércio da família.

“Uma vez entrevistei um candidato que me disse que não tinha experiência alguma para compartilhar comigo. Eu o questionei: ‘Mas nada’? E ele disse: ‘O máximo que já fiz foi trabalhar no mercado do meu tio’. Essa é uma baita experiência para demonstrar ao RH”. Segundo ela, grandes empresas valorizam situações como essa, que geram aprendizado e conhecimento.

 Aprendiz e estagiário podem voltar ao trabalho?

Nossa especialista reforçou ainda que mais do que jovens com habilidades técnicas, companhias modernas (inclusive as do Vale do Silício) têm buscado jovens com motivação, empenho e vontade de aprender. “Inglês, Excel e Power BI é algo que podemos ensinar; já a paixão pelo que se faz, não.“

Fabrício Treviso, nosso gerente de marketing, fez um alerta aos candidatos: fique atento à postura nas entrevistas virtuais, intensificadas pela covid-19. Hoje, boa pate das conversas são online. É preciso encontrar um ambiente tranquilo, com boa iluminação e sem ruídos, além de verificar a conexão, câmera e microfone, fazendo testes antes do bate-papo. “Observe os detalhes, a roupa que irá usar. Em vez de uma camiseta, vista uma camisa despojada. Pode parecer bobagem, mas essas atitudes fazem diferença.”

 

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!