Blog

Opinião

O que fazer com o primeiro salário?

Antes de conquistar um estágio ou até mesmo um emprego, é comum que muitos jovens acabem necessitando da ajuda de terceiros para bancar suas necessidades. Basicamente, o dinheiro que possuem é a sobra do troco de uma compra com os pais, a mesada ou aquela quantia mais generosa dada de aniversário, mas quando iniciam a vida profissional esse cenário muda e com ele surgem grandes responsabilidades. Se você se encaixa nesse perfil deve saber o quanto é confusa e incerta a decisão de como gastar seu primeiro salário, afinal quem não se sentiria perdido com essa mudança repentina? Saber controlar os gastos e se planejar para alcançar um objetivo são uns dos principais desafios enfrentados por muitos estagiários e, se você acabou de se incluir nesse meio, deve estar começando a perceber o quão difícil isso pode parecer.

Para que você possa aproveitar ao máximo esse momento importante e marcante na sua vida profissional, separamos algumas dicas que podem fazer seu primeiro salário ser só o começo da realização de um sonho.

Comemore

Conquistar um estágio realmente não é uma tarefa fácil com o mercado cada vez mais escasso e competitivo, por isso ser selecionado para ocupar um cargo na empresa deve ser motivo de celebração, mas atenção: apenas no primeiro mês de trabalho ou ocasiões especiais, não tome isso como rotina. A comemoração também não precisa ser em um restaurante, ela pode ser comprando algo que você desejava há muito tempo, mas que não tinha como conseguir como, por exemplo, uma roupa, tênis ou celular.

É importante apenas não adotar esse tipo de hábito para os próximos salários, assim você evita gastar com coisas superficiais e ainda garante um dinheirinho a mais na conta.

Guarde dinheiro para seu lazer

Estabelecer metas por um tempo determinado é fundamental quando se trata de fazer algo que necessita de planejamento, como é o caso de viagens com os amigos, por exemplo, ou até mesmo a compre do carro próprio. Por isso é importante planejar-se e saber quanto será necessário juntar para pagar sem ter que se endividar. Caso seja algo que necessite urgentemente, faça uma pesquisa de preços do que necessita e peça a ajuda de algum parente para te ajudar a pagar com a promessa de devolver o dinheiro investido quando tiver condições. Dessa forma você não necessita encarar os altos juros cobrados pelo banco e é capaz de se planejar melhor para juntar o dinheiro necessário.

Invista em cursos

Mais importante do que estar estagiando é ter experiência e conhecimentos extras, que fazem a diferença no currículo, por isso é extremamente interessante iniciar cursos especializados que envolvam a profissão que deseja seguir ou até mesmo assumir os gastos com a faculdade. Investir em sua educação nunca é um desperdício de dinheiro, a recompensa sempre vem a médio ou longo prazo.

Se você também deseja fazer um curso de idiomas, essencial para a seleção de muitas empresas, esse também é o momento certo. Não se esqueça apenas de procurar a escola que melhor se encaixa em seu orçamento.

Não gaste mais do que pode

Um erro comum da maioria das pessoas é gastar mais do que pode pagar e acabar se afundando em dividas que muitas vezes não conseguem ser quitadas. Por isso é importante que você se planeje sempre e não cometa erros que possam te comprometer como, por exemplo, assumir as responsabilidades de morar sozinho ou até mesmo parcelar a fatura do cartão de crédito, pois essa é uma das maiores armadilhas do controle financeiro, justamente por possuir juros altíssimos.

Estabeleça um valor mensal para investir

É importante sempre ter umas reserva para casos emergenciais, por isso se houver como, invista seu dinheiro em uma poupança ou tesouro direto, por exemplo, assim você terá uma aplicação em casos de imprevistos ou para projetos maiores como a compra da casa própria. Uma boa dica para se organizar é anotar todas as despesas ocorridas em um aplicativo no celular ou até mesmo em um caderninho.

Se planejar pode fazer com que o estágio seja ainda mais produtivo, por isso se organize e faça o uso correto de seu salário. Se você gostou dessas dicas, não deixe de continuar acompanhando o blog da Companhia de Estágios para saber.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!