Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

O que são as HR Techs?

Que a tecnologia existe para facilitar as coisas, disso ninguém tem dúvida, certo? Por isso ela é tão importante dentro do setor de RH, que sempre foi uma área que fez pouco proveito dos recursos tecnológicos.

No entanto, essa é uma realidade que vem mudando no setor, uma vez que, é necessário buscar melhorias para evitar burocracia no dia a dia.

Deste modo, surgem as HR Techs, empresas que vieram para automatizar os processos e facilitar a rotina dos profissionais da área de recursos humanos com soluções tecnológicas.

O RH e as mudanças tecnológicas

Como dissemos anteriormente, o RH sempre foi um setor que trabalhou com muita burocracia. Isso se torna um impedimento para a otimização das atividades e acaba atrasando os processos, podendo trazer muitos prejuízos.

Hoje em dia, todos os setores da economia estão relacionados com a tecnologia. Não basta apenas ter mão de obra qualificada, é necessário também fornecer ferramentas aos profissionais para que possam executar um bom trabalho.

Só para se ter uma ideia, antigamente era comum que algum gestor batesse na porta do RH perguntando como estava o processo seletivo, hoje em dia, com softwares de gerenciamento, é possível oferecer não apenas agilidade para o time de recrutamento e seleção, mas também mais visibilidade e acompanhamento dos processos para os gestores.

Outro ponto importante de ressaltar é sobre como a tecnologia possibilita uma melhor experiência ao candidato, trazendo mais fluidez nos processos e até mesmo mais autonomia, uma vez que, por meio de plataformas, é possível conhecer a empresa, se aplicar na vaga, participar do processo seletivo e, após aprovação do candidato: fazer a offer, agendar exames médicos e receber os documentos digitalizados para serem validados, por exemplo. O processo automatizado de ponta a ponta já é realidade.

Até uns anos atrás, essas pequenas atividades que são muito importantes para finalizar o contrato de um futuro funcionário, eram feitas manualmente por alguém do RH. Desse modo a tecnologia possibilitou avanços desde a seleção até a contratação do profissional.

Menos sobrecarga ao RH

A otimização dos processos não se dá apenas pela agilidade que as HR Techs podem oferecer, mas também pelo fato de que por meio delas os profissionais de RH podem eliminar a sobrecarga. Imagine se uma empresa de médio ou grande porte tivesse que fazer tudo manualmente? Isso com certeza resultaria em erros e prejuízo.

Com os softwares desenvolvidos pelas HR Techs é possível abrir vagas, divulgar para vários canais simultaneamente, fazer a gestão do processo de seleção, aplicar de testes, agilizar a contratação e admissão, e várias outras atividades importantes que exigiam muito tempo quando feitas manualmente.

Benefícios da automação do RH

As HR Techs não são apenas vantajosas para seleção e contratação de profissionais, elas também oferecem facilidades para o desenvolvimento e relacionamento com os colaboradores. Um pouco do que uma HR Tech pode fazer por sua empresa:

  • Automação dos processos de seleção e contratação;
  • Gestão de benefícios;
  • Gerenciamento de salários, contratações e demissões;
  • Fácil acesso a informações;
  • Melhor análise de dados;
  • Utilização de processos inovadores, como inteligência artificial;
  • Monitoramento de produtividade.

A Companhia de Estágios é um exemplo de empresa que oferece soluções inovadoras para recrutamento, seleção e contratação de estagiários, trainees e jovens aprendizes. Entre em contato conosco para entender como podemos ajudar sua empresa.

E continue de olho no blog para acompanhar as novidades do setor de RH.

 

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!