Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Plano de carreira: veja dicas para ser efetivado no seu estágio

A maioria dos cursos oferece uma gama de possibilidades de atuação extensa no mercado de trabalho. Um aluno de matemática, por exemplo, não tem apenas a opção de ser professor, ele pode trabalhar em bancos, no mercado financeiro e em empresas de diversos setores que utilizem modelagem matemática. Quando o estudante busca vagas de estágio, na maioria das vezes, ainda não tem uma área de atuação pré-definida em que deseja seguir carreira e procura a oportunidade justamente para aprender e conhecer melhor aquele nicho.

Muitas pessoas conseguem escolher a área em que desejam atuar durante o estágio, pois, passam a conhecer melhor as funções desempenhadas e o dia a dia do setor e acabam se identificando e optando por continuar no meio mesmo depois da faculdade, e, ás vezes, até fazer uma especialização na área. Para esses estudantes, a empresa em que estão estagiando pode ser a porta de entrada para atuar no campo de interesse e crescer na profissão, por isso, se o objetivo é evoluir e ser efetivado é importante ter atitudes positivas que demonstrem seu potencial.

Confira algumas dicas para se destacar no seu estágio e aumentar as chances de conseguir a efetivação:

Pro atividade

As empresas procuram candidatos que tenham iniciativa e versatilidade para lidar com as demandas apresentadas. Mostrar interesse e se familiarizar com as necessidades da área é essencial para que a equipe e os superiores passem a enxergar o estagiário como uma pessoa dedicada e comprometida, que realmente deseja aprender e evoluir.

Feedback

Ninguém nasce sabendo, e o objetivo principal do estágio é aprender. A lei determina que as atividades desempenhadas sejam compatíveis com a formação do estudante, para que o mesmo tenha oportunidade de colocar em prática o que é ensinado durante o curso. Por isso, estar atento e saber ouvir um feedback dos seus superiores e profissionais mais experientes na área é fundamental, pois evita que você repita as mesmas falhas e ainda é possível aprender com os outros para não cometer os mesmos erros.

Networking

Nunca sabemos quando vamos precisar das pessoas no campo profissional, por isso, conquistar parcerias é indispensável. É muito importante dedicar-se ao networking, ou seja, se você contribuir com as pessoas é bem provável que quando você precise elas também contribuam com você, pois uma mão lava a outra e, assim, sempre que você precisar encontrará aliados.

Tenha foco em resultados

Aprender a solucionar problemas com agilidade e lidar com as diversidades que podem aparecer no dia a dia de forma inteligente pode destacar uma pessoa das demais em qualquer área de atuação, afinal, ninguém quer ser visto como aquele que só repassa problemas aos outros. É importante ser ambicioso e focar nos e resultados positivos.

Trabalhe em equipe

Quem sabe trabalhar em grupo sempre obtém os melhores resultados e ainda colabora com os colegas. Ninguém quer ser a pedra no sapato dos outros, muito menos ter a reputação de quem cresceu na empresa passando por cima das pessoas, pois isso traz uma imagem negativa que pode deixar sua reputação manchada. Quando a equipe trabalha unida em prol de um mesmo objetivo é muito mais fácil conquista-lo, e tudo isso tem um proposito muito maior que é o sucesso da empresa. Além disso, a opinião dos funcionários antigos pode contar muito na hora de decidir se o estagiário deve ou não ser efetivado.

Invista seu tempo

É comum ver os universitários sobrecarregados de trabalhos acadêmicos, deveres domésticos e ainda o compromisso do estágio, por isso, a lei determina no máximo 6 horas por dia para que o estudante tenha tempo de se dedicar à sua formação. Saber administrar esse tempo de forma correta pode ser o diferencial que te levará à vaga efetiva que você tanto almeja. Investir o tempo livre em estudo e cursos sobre sua área de atuação pode significar ter que abrir mão de um cineminha ou um passeio com a família, mas pode abrir as portas de um futuro promissor.

Estes são pequenos detalhes e atitudes que poderão lhe ajudar a conseguir a efetivação no seu estágio e também são validas para toda sua carreira profissional. Fique de olho no nosso blog, cadastre-se em nosso site e siga nossas redes sociais para obter mais dicas como essa e muitas outras.