Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Plano de carreira: como estagiar em grandes corporações multinacionais

Com uma estrutura já consolidada, as multinacionais são referência no mercado e costumam proporcionar crescimento profissional e contato direto com culturas de outros países. Por isso, suas oportunidades de trabalho, seja em um programa de estágio ou vagas celetistas, são muito disputadas por candidatos qualificados e extremamente interessados em entrar para o time.

Atualmente, essas instituições avaliam seus aspirantes por meio do conhecimento técnico e habilidades de cada um. Mas não é só isso, pois, na mesma proporção, algumas características individuais e atitudes assertivas são muito valorizadas e podem ajudar a definir a contratação. No caso dos estagiários um dos fatores de peso é a habilidade de colocar em prática o aprendizado de maneira consistente e, também, o alinhamento do perfil do estudante com os valores organizacionais.

Por isso, se você almeja uma oportunidade em empresas desse nível, é preciso dedicação para se destacar em meio a concorrência e aos processos seletivos mais criteriosos. Confira a seguir os principais itens para obter sucesso.

O que são multinacionais

Antes de prosseguir é preciso explicar o conceito de empresas multinacionais, ou transnacionais, como também são conhecidas. Muitas pessoas confundem e acreditam que se trata apenas de empresas estrangeiras, no entanto, o termo se refere a corporações comerciais e industriais que possuem sede em um determinado país e filiais em outros países, expandindo seus limites territoriais em busca de alcançar novos mercados consumidores, mão de obra e matéria-prima.  Isso significa que existem as empresas estrangeiras que tem sua matriz fora do Brasil, mas também atuam aqui e, as organizações brasileiras, que mantém sua sede aqui e filiais em outros países.

O que as grandes empresas esperam de um estagiário

Dito isto, já é possível entender a importância dessas empresas, certo? Por isso elas figuram no topo da lista de desejo de muitos jovens universitários, recém-formados e, até mesmo, de profissionais mais experientes. As multinacionais estão à procura de trabalhadores que se destaquem em relação aos demais e, para isso, é importante que estes estejam devidamente capacitados.

Qualificação

Investir em cursos complementares é muito importante, mas também há capacitações que podem agregar valor ao currículo, e algumas delas, são gratuitas, como palestras, seminários, simpósios e outros eventos oferecidos por ongs, empresas e instituições de ensino. Também há o trabalho voluntario, que é uma excelente opção e demonstra características pessoais altamente desejadas no ambiente corporativo. Para sair à frente da concorrência e garantir a vaga desejada é preciso se preparar e investir em qualificação, nunca é demais.

Flexibilidade

Se você pretende ser efetivado em uma empresa multinacional após o período de estágio e construir uma carreira sólida, é importante ser flexível e ter disponibilidade para viajar a trabalho ou, até mesmo, atuar em outras filiais da empresa. Tendo em vista que as grandes corporações possuem unidades em diversos países, há uma possibilidade real de que em algum momento seja necessária sua presença em alguma filial, por um determinado período ou definitivo, portanto para se desenvolver dentro da empresa é necessário estar aberto a essa opção.

Outros idiomas

Nesse caso uma segunda língua não é mais um diferencial e sim uma exigência. Se você tem o sonho de integrar o quadro de colaboradores de uma grande corporação e ainda não possui o domínio de outro idioma, está na hora de investir nessa aprendizagem. O nível de fluência exigido geralmente varia do intermediário ao avançado, mas quanto maior for, melhor, e a língua que costuma predominar no mundo corporativo ainda é a inglesa, idioma universal. E não adianta enfeitar o currículo, aumentando um pouco suas habilidades sobre aquele inglês enferrujado, pois na maioria dessas empresas, há testes de aptidão durante o processo seletivo ou até mesmo entrevistas em que uma parte é dedicada à conversação no idioma requerido.

Portanto, o melhor é praticar e garantir o sucesso na seleção, para isso há cursos, vídeos online, músicas e aplicativos de celular que ajudam a aprender e desenvolver melhor outro idioma. Vale lembrar que possuir outro idioma além do inglês é um grande diferencial para se destacar. E é claro, manter a língua materna impecável também é uma exigência dessas empresas, por isso, não se descuide do português, tanto oral quanto escrito.

Desenvolvimento profissional

Uma das vantagens mais evidentes em se trabalhar numa grande empresa é que existe espaço para crescer dentro da própria organização e, com o estagiário não é diferente. Além de ter grandes chances de ser efetivado após o termino do período, o estudante ainda tem a oportunidade de construir seu plano de carreira na empresa e conquistar novos desafios e até mesmo cargos mais altos. Desde que o desempenho do jovem seja positivo, as possibilidades de promoção em prazos menores são prováveis. Além disso, essas empresas costumam oferecer programas de desenvolvimento e capacitação subsidiados, e também patrocinam a participação em treinamentos e cursos externos, por exemplo. Outro diferencial das multinacionais é que elas costumam proporcionar maior projeção no mercado, dando visibilidade ao profissional, além de oferecerem excelentes benefícios e uma remuneração competitiva.

Como conseguir uma oportunidade

Geralmente, por se tratar de grandes empresas com vagas muito disputadas, os processos seletivos para cargos em multinacionais costumam ser mais exigentes, além de contar com várias etapas: testes online, provas presenciais, entrevistas com gestores, dinâmicas de grupo, entre outros. Essas ferramentas visam encontrar o melhor profissional de acordo com o perfil da vaga, ou seja, aquele que mais se enquadra com as funções, visão e missão da empresa. Por isso, além de se preparar, para aumentar suas chances de ingressar em uma grande corporação, se inscreva gratuitamente no site da Cia de Estágios e receba ofertas de vagas das melhores organizações.