Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Português formal é essencial para a carreira

Com o amplo acesso a informação digital, a comunicação textual está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Porém, mesmo que estejamos habituados ao mundo virtual e ao compartilhamento de posts nas redes sociais a maneira ágil e, muitas vezes, abreviada de se expressar pode acarretar em deslizes e até mesmo vícios de linguagem que podem afetar nossa escrita formal e é possível observar os efeitos disso todos os dias. É inegável que os novos meios de comunicação deixaram a troca de informações mais dinâmica. Porém, ainda que nossa língua esteja em constante mudança, a falta de domínio das regras da língua portuguesa podem afetar o desempenho daqueles que buscam colocação profissional. Essa dificuldade pode ser ainda maior entre os jovens devido à dificuldade em separar a linguagem cotidiana da formal podendo se tornar menos competitivos nos processos seletivos.

Além da gramática, a interpretação de texto é uma das principais obstáculos daqueles que possuem dificuldade em língua portuguesa. Isso decorre inclusive pelas informações dinâmicas das redes: o tempo que paramos para refletir uma informação diminuiu e tudo está tão rápido que se torna mais difícil de interpretar corretamente. É essencial que o jovem tenha ciência de que, para as empresas, a boa comunicação textual e o domínio da língua portuguesa são itens indispensáveis na avaliação do candidato. Ainda que no dia-a-dia seja utilizada a linguagem informal, é imprescindível que o profissional saiba distinguir em quais momentos e ambientes deve-se adotar a comunicação formal. Essa habilidade é essencial independente da sua área de atuação, seja ela de exatas, humanas ou biológicas – comunicar-se com clareza e profissionalismo são características fundamentais na carreira. Agora, se você está cursando uma faculdade ou curso profissionalizante e não possui norma culta na sua fala e escrita, não precisa se desesperar, pois nem tudo está perdido.cadastre-se-programa-de-estagios

Nunca é tarde para aprender, com cursos de reciclagem, até mesmo online, podemos nos atualizar e melhorar nossa escrita, tornando-a mais profissional e conquistando maiores possibilidades no mercado de trabalho. Mas, para manter uma expressão dinâmica em nossa língua, independente de quantas gramáticas nós consultemos, há um hábito insubstituível: a leitura. Ler é um passo importantíssimo na caminhada pelo domínio do português formal, te traz foco, memória e influencia na sua forma de se colocar. Grandes escritores são, primeiramente, ótimos leitores, pois as estruturas gramaticais são adquiridas ao observarmos sua utilização. Você pode argumentar que “não gosta de ler”, isto muitas vezes decorre da dificuldade de interpretação, problema recorrente entre os jovens hoje. Mas a leitura é um hábito e um gosto adquirido, muitas vezes, procurando em diversos assuntos até encontrarmos o mais agradável a nós. Aqui estão algumas dicas para adquirir esse hábito:

  • Procure assuntos que te interessem: desde que você esteja lendo um material que utilize a norma culta, o assunto pode ser entre os mais diversos.
  • Leia livros que foram adaptados ao cinema: se você gosta de um filme, imagina o quanto vai gostar da história na qual ele foi baseado? É uma boa forma de iniciar.
  • Discuta sobre os assuntos que está lendo com outra pessoa: isto vai te ajudar a se manter motivados e a melhorar sua interpretação do texto.

Se atualizar sobre a norma culta e ler constantemente qualquer meio que a utilize (livro, revista, jornal, e-book…) é a melhor forma de você não deixar que o português seja uma dificuldade na hora de iniciar a sua carreira. Para mais informações úteis sobre processos seletivos e carreira, cadastre-se no site da Companhia de Estágios e fique atento às nossas redes sociais.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!