Blog

Carreira

Quais os benefícios de um segundo idioma na procura por uma vaga?

O segundo idioma é, indiscutivelmente, um diferencial muito importante, sendo, em alguns casos, um pré-requisito para a conquista de uma vaga. Ainda que, no geral, esta habilidade não seja obrigatória e não impossibilite a colocação profissional, possuir fluência em outro idioma pode aumentar sua competitividade no mercado de trabalho, tanto no início da carreira quanto na evolução da sua carreira dentro de uma empresa.

Há vagas em que o domínio do inglês, língua considerada universal, é imprescindível, como comércio exterior, secretário executivo e cargos em multinacionais. Há também possibilidades para francês, alemão e até mesmo mandarim. Inclusive, quando se aprende o segundo fica mais fácil de aprender o terceiro e assim por diante. Só se tem a ganhar estudando uma nova língua e com as tecnologias hoje, pode-se aprender mesmo com a falta de recursos ou tempo para se locomover até um curso presencial.

Independente da vaga, aquele que possuir fluência em mais de um idioma, terá um diferencial: quando nos dedicamos ao estudo de uma nova língua trabalhamos muito mais capacidades do que apenas sermos aptos a falar. Veja alguns dos muitos benefícios de se aprender um novo idioma:

  • Desenvolvimento intelectual: por incrível que pareça aprender uma nova língua desenvolve a capacidade cerebral e quanto mais você aprende, mais as terminações nervosas responsáveis pela linguagem estabelecem novas relações, te proporcionando melhor raciocínio do dia a dia.
  • Aumenta a memória: pessoas bilíngues apresentam melhor desempenho em cálculo mental, leitura e outras habilidades. Não que as pessoas que não possuam outro idioma não possam ter boa memória, mas esse aprendizado ajuda ainda mais a desenvolvê-la. 
  • Melhora a capacidade multitarefa: pessoas que estudam um segundo idioma tendem a apresentar maior flexibilidade e adaptação a circunstâncias inesperadas. Quando se aprende uma nova língua nos deparamos com esse tipo de situação a todo o momento e acabamos desenvolvendo essas capacidades.
  • Desenvolve a capacidade de atenção: para aprender um novo idioma é necessário manter atenção constante aos novos conhecimentos e aplicá-los. Essa capacidade é muito útil no mercado de trabalho, onde o foco é uma necessidade constante e os menores detalhes não podem passar despercebidos.
  • Melhora na própria língua: ao aprender um novo idioma muitas vezes começamos fazendo relações com a nossa língua materna e aprendemos relações gramaticais entre as duas línguas. A atenção com a gramática redobra e assim, desenvolvemos nossa língua original.

cadastre-se-programa-de-estagios

As empresas recrutadoras sabem dos benefícios que um segundo idioma traz além de conhecimentos. É um dos principais investimentos em capacitação necessário aqueles que querem estar a frente no mercado: quanto mais cedo, melhor. Para maiores informações sobre como ficar mais competitivo no mercado de trabalho cadastre-se na Companhia de Estágios e fique atento às nossas redes sociais.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!