Blog

Artigos

Quais as vantagens do estudo a distância?

Não é novidade que aprimorar seus conhecimentos, seja iniciando uma graduação ou realizando cursos extracurriculares, faz toda diferença na hora de montar um currículo competitivo e ampliar suas chances no mercado de trabalho. Mas sabemos que nem sobra tempo ou dinheiro para conseguir realizar esses feitos, afinal, com o dia a dia corrido é difícil encontrar uma folga na rotina ou no orçamento. Pessoas muito atarefadas, seja no lar ou no trabalho, entendem bem a dificuldade de encontrar tempo livre todos os dias. Porém, com a competitividade do mercado em alta, a carreira não pode ficar em segundo plano, não é mesmo?

Felizmente, nos dias atuais, a falta de tempo não é mais um empecilho: graças às ferramentas digitais mesmo quem não encontra espaço para frequentar uma instituição de ensino pode apostar na qualificação profissional. Hoje em dia existem plataformas que oferecem alternativas para facilitar o estudo e por serem mais práticas que o método tradicional, estão conquistando cada vez mais adeptos. Esse é o caso dos cursos à distância, também conhecidos como EAD. Oferecidos por diversas instituições, inclusive as mais renomadas, eles contam com a mesma qualidade de uma graduação presencial. Portanto, se você não possui muito tempo ou está buscando cursos que caibam no seu orçamento, essa pode ser uma boa opção para seguir ampliando seus conhecimentos. Conheça algumas vantagens dessa modalidade:

Economia de tempo e dinheiro

Estudar em uma faculdade com cursos presenciais geram custos extras que muitas vezes fazem com que o aluno fique com a conta bancária no vermelho como, por exemplo, a condução, cópias de apostilas ou até mesmo aquele lanche consumido diariamente. Pode parecer besteira, mas todos esses itens na ponta do lápis fazem uma diferença significativa no seu orçamento no fim do mês.

Além do dinheiro, também existe a questão “tempo”: considere as horas gastas no trajeto até a faculdade e os possíveis imprevistos que podem acontecer ao longo do dia como uma chuva forte que provoca alagamento ou até mesmo uma pane no transporte público que te faz chegar atrasado na faculdade. E quando essas situações acontecem em dias importantes como a apresentação de um trabalho importante ou uma prova? Com o EAD você também terá essas obrigações, mas pelo menos não vai ter problema quanto ao horário estabelecido para realizar essas atividades. E o melhor: não terá gastos extras com o deslocamento até a instituição de ensino.

Maior flexibilidade de horário

Uma das vantagens mais valorizadas por alunos de EAD é a flexibilidade que o curso oferece, sem horários e locais fixos para estudar, como nas graduações tradicionais. O estudante fica mais livre para acompanhar as aulas e fazer os exercícios, o que é perfeito para quem costuma viajar com frequência, trabalha em horários irregulares ou tem filhos pequenos, por exemplo, e é praticamente impossível comparecer diariamente em um local fixo para estudar.

É preciso lembrar apenas que fazer seu próprio horário não é sinônimo de que a preguiça pode tomar conta e o conteúdo ser deixado de lado, pois além de o dobro de atenção aos ensinamentos passados, também é preciso ter atenção aos prazos de entrega de cada atividade e das provas. Portanto, em muitos casos, é preciso até mais disciplina e comprometimento do que uma graduação convencional.

Por ser uma plataforma online, o aluno do ensino a distância também é capaz de acessar o conteúdo de suas aulas em qualquer ambiente que tenha conexão com a internet e que esteja munido de um aparelho eletrônico, seja um celular, tablete ou notebook. Isso significa que o estudante pode assistir suas aulas mais à vontade, onde estiver ou quando tiver um tempinho livre.

Mais facilidade para quem é tímido

Para algumas pessoas, falar em público é sempre um desafio, especialmente para as mais tímidas. Levantar a mão para tirar uma dúvida ou sugerir algo quando se está numa sala cheia de alunos, algo comum em faculdades presenciais, muitas vezes gera um estresse para os mais acanhados, que podem preferir não participar da aula. No EAD nada disso acontece, pois, por mais que haja um chat de conversas para os alunos tirarem dúvidas a respeito do conteúdo, a pergunta pode ser feita diretamente ao professor, o que de certa forma encoraja os tímidos a tirarem suas dúvidas sem terem que ficar acanhados.

Desenvolve capacidades profissionais importantes

Por ser um método de ensino diferenciado e que exige uma maior disciplina do aluno, o EAD acaba ajudando bastante os estudantes a desenvolverem caraterísticas muito valorizadas em uma seleção de emprego como, por exemplo, a gestão adequada de seu tempo, organização e grande capacidade de concentração. Que empresa não gostaria de um profissional com essas características, não é mesmo?

Independente do tipo de tipo de método que você escolher, seja o presencial ou à distância, é importante lembrar que é preciso sempre ter dedicação aos estudos e manter a organização em dia para que não perca prazos importantes. Para que possa aprimorar ainda mais o conteúdo aprendido é importante fazer um estágio, período no qual você pode vivenciar a realidade da profissão que deseja seguir. Se você busca essa oportunidade acesse agora o site da Companhia de Estágios e se inscreva gratuitamente para receber as melhores vagas de estágio e trainee.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!