Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

Como identificar se está na hora de trocar de estágio?

Conseguir um estágio é o sonho de qualquer estudante universitário, ainda mais com a concorrência no mercado tornando esse objetivo um verdadeiro desafio para muitos.

No entanto, há também um perfil de universitário que já estagia, mas está em dúvida se deve ou não buscar uma outra oportunidade.

São vários os motivos que podem levá-lo a ter essa vontade, seja por falta de interesse na área de atuação, por pouco incentivo ou por sentir falta de um plano de carreira mais consistente dentro da empresa.

Mas, mesmo que já exista esse interesse, é natural que a insegurança impeça de dar um novo passo na carreira. Sendo assim, separamos alguns pontos que devem ser avaliados antes de buscar a mudança.

Veja a seguir!

Se pergunte: “Eu gosto do que eu faço?”

Dependendo da área de estudo, é possível estagiar em diversos setores e pode acontecer do estagiário abraçar uma oportunidade que talvez ele não goste muito.

Mas às vezes essa descoberta do estudante sobre gostar ou não de determinadas áreas só acontece quando ele já está inserido na área.

E aí, como diz o ditado, não adianta dar murro em ponta de faca.

O estágio é um ótimo momento para experimentar todas as possibilidades que a profissão escolhida oferece. Então, uma dica interessante é conversar com professores e até mesmo com o próprio chefe para receber um melhor direcionamento sobre a profissão.

Como é o plano de carreira dentro da empresa?

Algumas empresas não oferecem um plano de carreira, então é comum que isso desanime bastante.

Outro ponto para levar em consideração é sobre as responsabilidades que são atribuídas no dia-a-dia. Claro que no início é natural ter poucas responsabilidades, afinal, adaptação leva um tempo. No entanto, o trabalho rotineiro, sem muitas novidades ou aprendizados pode ser frustrante. Neste caso, é necessário reavaliar o estágio e analisar o que ele tem de bom para oferecer e se ele atende as próprias expectativas.

Sem química com a empresa

As vezes não acontece o famoso “match” com a empresa e falta entrosamento com a cultura organizacional e equipe. Então, a melhor alternativa é procurar por uma oportunidade que combine mais o próprio perfil.

Se questione sobre como imagina o futuro dentro dessa empresa caso seja efetivado. Estará feliz ou apenas cumprindo obrigações?

A relação de trabalho, independente se é um contrato de estágio ou não, precisa sempre ser de aprendizado. Mas você pode aproveitar este momento para explorar o novo e se descobrir como profissional.

Não se identificar com uma empresa ou com uma atividade é normal e aqueles que conseguem descobrir isso rápido encontram uma solução mais rápida também.

Cuidado com a rotatividade

Explorar coisas novas, conhecer outros profissionais é sempre muito bem-vindo, no entanto, deve-se tomar cuidado com a rotatividade.

Não é legal ter muitas experiências no currículo com poucos períodos em cada uma. É importante ter consistência e tempo de adaptabilidade, ok?

Busque empresas que tenham a ver com seu perfil, procure sobre a cultura organizacional e o tipo de profissionais que trabalham nessas companhias.

E, claro, acompanhe o site da Companhia de Estágios para ver as melhores vagas!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!