Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

Qual a importância das feiras de profissões?

Com o fim do Ensino Médio, é muito comum nos depararmos com a seguinte dúvida: qual profissão seguir? Decidir a carreira ideal para seu perfil e seus interesses é extremamente difícil, pois, é uma escolha que pode fazer toda a diferença no futuro. Além de ser o pontapé para a vida adulta, sua profissão deve ser algo que te desperte interesse e te mantenha motivado a perseguir seus objetivos, certo? É por isso que, para a maioria dos jovens, esse momento gera tanta ansiedade.

Felizmente, existem eventos voltados especialmente para esse público, como as feiras de profissões, que auxiliam vestibulandos a conhecerem melhor as opções do mercado de trabalho. Com a participação de diversas universidades apresentando seus cursos, metodologias e diferenciais, essas exposições podem ser uma excelente oportunidade para quem não está totalmente decidido sobre qual carreira seguir. Além disso, por contar com a presença de especialistas da área de recrutamento, é possível se informar sobre as tendências profissionais e se preparar melhor para o mercado de trabalho. Quer conhecer outras vantagens de frequentar esses eventos? Então confira:

Mais chances de acerto

Embora muitos jovens tenham a “profissão dos sonhos” em mente, quando vamos nos aproximando da realidade de encarar uma faculdade, muitas dúvidas podem surgir, como por exemplo: “Será que essa profissão é realmente o que eu quero fazer para o resto da vida”?

Por isso, as experiências trazidas nas feiras podem ser muito boas para que os estudantes tirem dúvidas sobre a realidade de cada profissão e assim, possam avaliar se realmente se identificam com essa carreira. Desta forma, também é possível saber quais cursos não são interessantes para fazer, de acordo com seu perfil, e evitar frustrar-se com a escolha da área.

Conhecer outras possibilidades

As feiras também podem te trazer novas descobertas como, por exemplo, conhecer uma profissão que não fazia ideia que existia. Justamente por conta disso, esses ambientes podem ser interessantes para explorar diferentes campos. Mas, para que isso não acabe gerando mais dúvidas, é importante que você tenha foco. A princípio, priorize os stands relacionados a carreira que você tem em mente, conversando com profissionais dessas áreas. E, se ao final da feira ainda sobrar umas horinhas para explorar o local, utilize-as para matar a curiosidade sobre outras profissões. Caso você encontre um nicho que desperte muito seu interesse, inclua no roteiro da sua próxima visita.

Primeiro contato acadêmico

Em muitos casos, as feiras de profissões proporcionam o primeiro contato acadêmico entre estudantes e universidades, o que é importante para que você comece a se familiarizar com esse novo ambiente. Normalmente, esses eventos também trazem professores de diferentes instituições para conversarem com os alunos sobre métodos de ensino adotados e as grades curriculares que trabalham, o que é extremamente importante para alunos decidirem em qual universidade se adaptam mais.

Quantas vezes ir à feira de profissões?

Escolher qual carreira seguir não é uma decisão simples, por isso, é recomendável que estudantes frequentem esse tipo de evento pelo menos umas três vezes no ano. Aliás, mesmo que você já esteja certo sobre sua profissão, é extremamente interessante continuar frequentado essas feiras, pois, elas podem ser ótimos locais para começar seu networking profissional, inclusive, facilitando o contato com empregadores. E uma última dica: antes de decidir sobre qual caminho seguir, que tal agendar uma visita às universidades que você tem em vista para conhecer melhor as instalações do campus?

Viu quantas vantagens? Visitando esse tipo de evento, você pode se decidir melhor sobre que carreira seguir e ainda conhecer de perto feiras de profissões incríveis. E para mais informações relevantes para sua vida profissional, continue acompanhando nosso blog ou nos siga no Facebook ou no canal do YouTube!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!