Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

Como escolher o estagiário certo para ser efetivado?

Chega um momento na vida do estagiário que é decisivo: ou ele será efetivado ou terá seu contrato encerrado.

As duas decisões são difíceis, mas elas precisam ser tomadas, porque o estágio em algum momento precisa chegar ao fim, assim como qualquer outro ciclo.

Contudo, como ter certeza de que irá efetivar o estagiário certo? Separamos quatro dicas que irão te ajudar a tomar essa decisão sem erros.

1.   Avalie todo o percurso do estagiário

Se a empresa pretende efetivar algum estagiário é porque existe alguma uma vaga que precisa ser preenchida, correto? Sendo assim, veja quais são os requisitos necessários e avalie se algum candidato possui e se adequa a oportunidade.

A melhor forma de fazer isso é analisando todo o percurso do estudante dentro do programa de estágio para saber como foi o desempenho dele durante esse tempo.

2.   Analise o perfil do universitário  

Além de analisar como o universitário se saiu durante o programa de estágio, é importante também avaliar o perfil dele, afinal, é o conjunto de habilidades técnicas e comportamentais que o fazem combinar com a oportunidade.

A vaga exige uma pessoa com o olhar mais analítico? Um profissional que tenha espirito de liderança? Alguém que seja mais criativo? Enfim, é necessário fazer esse comparativo entre estagiário e a vaga aberta, para saber se ele realmente se adequa.

3.   Capacidade de agregar valor ao cargo  

Um ponto importante a se pensar é sobre como o estagiário irá agregar o cargo, não apenas com a qualidade do trabalho, mas também se irá trazer novas perspectivas ou até mesmo alguma inovação.

4.   Converse com o estagiário e apresente as possibilidades

Essa etapa é importante para saber se o estagiário possui objetivos alinhados com o da empresa. Quais são as ambições dele no aspecto profissional e se ele se sente confortável em ser efetivado para o cargo em questão.

Além disso, é a oportunidade para apresentar o que a empresa espera dele ao assumir a posição.

Eleger um estagiário para ser efetivado não é uma tarefa fácil, mas é possível fazer uma boa escolha, além de continuar contribuindo o crescimento profissional de alguém!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!