Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Saiba como valorizar o seu Currículo

É importante apresentar um curriculum vitae bem estruturado na procura de um estágio, do primeiro emprego ou de uma mudança na carreira: é o principal cartão de visitas para a empresa na qual se quer trabalhar. Um bom currículo é aquele que se destaca dos demais, ele é bem organizado e possui informações relevantes para a vaga requerida. Mas quando temos pouca ou nenhuma experiência muitas vezes perdemos oportunidades para concorrentes que possuem um currículo que melhor elaborado. Agora, ao contrário do que se pode imaginar, otimizar o currículo é possível mesmo para quem não possui experiência.

Cadastre-se gratuitamente no nosso programa de estágios

Todo mundo já passou por isso e já teve um currículo vazio, afinal precisa-se começar por algum lugar. Para quem se encontra nessa etapa da vida, calma. Com foco e paciência, mesmo sem experiência no trabalho em si, seu currículo ganhará maior destaque nas entrevistas e processos seletivos. Um ponto importante é concorrer por vagas que te possibilitem adquirir experiência, afinal, buscar postos que já exijam este requisito diminui suas chances e te torna menos competitivo diante dos outros candidatos. É importante procurar por estágios e trainees dentro da sua área de atuação para que você conquiste a experiência necessária para se desenvolver cada vez mais. Algumas atitudes como investir em conhecimento e ficar atento à estruturação do seu currículo são essenciais para se destacar entre os concorrentes:

  • Estruture seu currículo: Este é um dos primeiros pontos observados pelos recrutadores. Habilidades, experiências e outras qualidades podem ter menos relevância se o currículo não estive bem estruturado. Deixe seu currículo claro e limpo para passar uma boa primeira impressão aos seus contratantes: seu curso e tempo de formação precisam vir no topo, depois sua formação e cursos extracurriculares na ordem do mais recente para o mais antigo. 
  • Saber outro idiomaonta muitos pontos na hora da contratação: inglês, francês e até mesmo de outras línguas valorizam o currículo, pois além de complementar sua formação, aprender uma nova língua necessita muita dedicação, concentração e foco – habilidades que serão levadas em conta na hora da escolha do candidato. São um diferencial muito importante.
  • Cursos extracurriculares valorizam o relacionamento interpessoal: saber trabalhar em grupo, lidar com pessoas em geral e falar em público agrega muito valor ao seu currículo. Cursos São cursos que a maioria das pessoas nem pensaria que podem ajudar na hora de procurar emprego e que fazem diferença.
  • Fique atento aos detalhes: se você não tem experiência profissional seu currículo não deve ficar muito comprido, então nesse começo, não suprima informações a menos que elas sejam completamente irrelevantes. Cursos extracurriculares como os apontados acima e experiências que você adquiriu a partir deles, como palestras e apresentações, também são válidos na hora de montar seu currículo.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a entender como valorizar o seu currículo e consequentemente seus conhecimentos. Boa sorte nessa importante conquista!