Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Saiba identificar fatores que causam estresse e ansiedade no trabalho

Uns dos maiores problemas no meio corporativo que mais atrapalha a produtividade e desempenho dos profissionais é o estresse e a ansiedade. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mais de 20 milhões de brasileiros sofrem com ansiedade. Este resultado é alarmante pois problemas dentro do ambiente de trabalho estão justamente entre os fatores que mais podem desencadear o estresse.

Cada vez mais comuns, devido a correria do dia-a-dia, esses fatores podem aumentar a ansiedade e afetar o desempenho de qualquer profissional. Porém, algumas medidas podem ser tomadas para evitar que isso atrapalhe sua rotina, veja quais:

Atividades que demandam mais tempo geram mais ansiedade

Atualmente estamos cercados por tecnologias que tornam a execução de diversas tarefas mais simples. Se por um lado essa modernidade facilitou a busca por informação, por outro também contribuiu para que nos tornássemos menos pacientes e mais ávidos por soluções rápidas. Sobretudo os jovens, acostumados a essa realidade, podem estar mais propensos a ansiedade. Esse grupo pode ser ainda mais afetado por este sentimento, especialmente por vivenciarem um momento de novos desafios, dentre eles, a busca por colocação e destaque profissional.

Em geral, essa é uma ótima característica, o mundo corporativo vive em ritmo frenético e necessita de pessoas dinâmicas, porém é preciso saber ponderar, pois realmente há atividades que demandam mais tempo e dedicação do que outras. Nesses casos o ideal é se envolver em atividades que, apesar de levarem mais tempo, permitam-no participar ativamente nos processos. O importante é ter a consciência de que todas as tarefas designadas a você são essenciais e devem ser desempenhadas da melhor forma possível. Não precisa se desesperar só porque seus colegas estão trabalhando em outros assuntos e você continua no mesmo, pois tudo serve para manter o bom funcionamento da organização.

Ser produtivo sem se sobrecarregar

Às vezes, para agradar líderes e colegas, para tentar se destacar ou até mesmo demonstrar capacidade, as pessoas acabam acumulando mais tarefas do que conseguem executar ou aceitando funções dos outros. Dependendo do momento pelo qual a empresa está passando é comum que uma hora ou outra os funcionários fiquem sobrecarregados, mas o problema é quando isso vira rotina ou atrapalha suas próprias tarefas, que deixam de ser feitas para dar espaço ao que deveria ser executado por terceiros ou simplesmente não lhe compete.

Auxiliar os superiores ou os colegas de trabalho em suas funções que estejam fora da sua alçada não é nada demais, afinal, quando você precisar provavelmente eles também irão contribuir, mas é preciso ter um limite. Estagiários ou funcionários sem experiência acabam tendo mais probabilidade de se deparar com este tipo de situação, por isso, é importante saber identificar quando é realmente necessário e você consegue dar conta ou quando é hora de saber dizer “não” ou negociar prazos.

Nem tudo é instantâneo, aprenda a planejar a longo prazo

Os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho buscam um aprendizado contínuo e a desejada ascensão profissional. É normal preferirem atividades curtas, dinâmicas, agitadas, e a maioria não se sujeita a realizar tarefas com retorno a longo prazo. Quando há muita burocracia, regras e procedimentos envolvidos a tendência é causar estresse e ansiedade. É preciso ter em mente que todos esses quesitos são necessários para orientar e auxiliar. O ideal é tentar entendê-los previamente, para saber como proceder em cada situação, mas ter a consciência de que tudo tem a hora certa para acontecer.

Nem tudo acontece quando esperamos, principalmente no ambiente organizacional, que depende de vários fatores externos, portanto, mantenha a calma e continue fazendo o seu melhor, não pense apenas no presente, comece a se programar para o futuro e definir os rumos que deseja seguir.

Buscar um feedback para se manter motivado, engajado e alinhar o seu ritmo com o da organização é o melhor caminho para ajudar ambos e pode lhe ajudar a se tornar muito mais eficiente e eficaz. Todo ambiente de trabalho, em algum momento, vai gerar um tipo de estresse ou ansiedade, mas é fundamental aprender a lidar com isso e entender que são situações passageiras que podem ser facilmente contornadas.

cadastre-se-programa-de-estagios

Fale com seus superiores

Muitas vezes, o jovem acaba absorvendo problemas que não lhe competem pelo simples medo de se recusar a assumir tarefas ou de reportar sua insatisfação aos superiores. A falta de experiência em lidar com certas situações pode atrapalhar o desenvolvimento de quem está começando sua carreira, principalmente estagiários, que buscam praticar e aprender mais sobre sua área de formação. Para driblar esses e outros problemas que venham a surgir você deve recorrer tanto ao seu supervisor na empresa, quanto ao supervisor na universidade ou colégio, pois ambos poderão auxiliar sobre qual a melhor forma de proceder nessas ocasiões.

A Cia de Estágios te deseja boa sorte no seu estágio! Para receber mais dicas como estas e ficar por dentro das oportunidades do mercado cadastre-se em nosso site e siga nossas redes sociais.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!