Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

Saiba o que é empreendedorismo e veja quais são as principais características do perfil de um empreendedor

Empreendedorismo é a capacidade de identificar oportunidades; organizar, coordenar, ter iniciativa para novos negócios e desenvolver mudanças relacionadas a uma empresa, projeto ou outro empreendimento.

Principais características

O empreendedor é quem estuda, desenvolve e executa um projeto, seja empresarial, técnico ou científico. Para empreender é necessário desenvolver eficiência e resultados. Conheça algumas das principais características do perfil de um empreendedor:

Análise e busca de oportunidades

Características primordiais a um empreendedor. É dele o papel de análise do planejamento efetuado ou de elaboração de novos, aceitando oportunidades e em busca de novas chances de agregar valor ao seu negócio. Cabe a este profissional observar possibilidades em ideias descartadas.

Liderança

Mas não apenas do processo de desenvolvimento se trata o empreendedorismo. A esse profissional é necessário noções de gestão e de liderança. Isso permite que ele apresente suas ideias e soluções aos seus colegas de trabalho; mantenha o grupo compromissado e coeso; e também saiba analisar as propostas oferecidas pelos integrantes. Construir uma equipe de sucesso é uma tarefa difícil, porém faz muita diferença no desenvolvimento de projetos.

Planejamento e monitoramento

Análise e busca de oportunidades envolvem planejamento. É necessário que ele seja analisado do princípio até a aplicação, visando oportunidades úteis para melhorar o desenvolvimento do projeto para não deixar passar despercebido uma chance de resultado positivos.

Monitoramento é essencial, não basta passar horas elaborando uma estrutura para o seu negócio e após aplicá-lo deixar como está para sempre, um empreendedor de qualidade sempre irá monitorar e analisar os dados, comparando-os para obter novas táticas para eliminar resultados negativos e se possível melhorar ainda mais os resultados positivos.

Organização e Compromisso

Liderar, planejar e monitorar não são tarefas fáceis e requerem boa estrutura, tal que facilite com que alterações, relatórios, estudos, comunicação e monitoramentos, sejam feitos sem utilizar todo o seu tempo de trabalho ou que o torne o mais eficiente possível, por isso é importante que um empreendedor seja organizado.

A organização estrutural leva a diversos benefícios, um deles é o compromisso com o trabalho. Algumas empresas ou clientes podem solicitar uma data específica de entrega de um serviço ou relatório de resultados, sem tolerância de atrasos, o que não é possível caso você não tenha tudo em mãos ou em fácil acesso. Ter tudo estruturado e organizado no seu devido lugar evita com que este tipo de situação ocorra, além de transmitir compromisso com o que você está fazendo, possibilitando que tudo seja entregue no prazo e sem transtornos.

Ainda em nosso blog confira as 10 principais características de um líder e saiba como identificá-lo.

Cadastre-se gratuitamente no nosso programa de estágios

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!