Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Carreira

Currículo forte: segundo idioma é a habilidade mais desejada pelos candidatos a estágios – aponta pesquisa

Conhecimento em inglês é filtro em processos seletivos, diz especialista

 Falar inglês, se tornou uma necessidade no mercado de trabalho, e isso independe da área de atuação, só para se ter uma ideia, o idioma é tão importante na carreira profissional, que o simples fato de não tê-lo faz com que muitos recrutadores excluam o currículo desde o primeiro momento dos processos seletivos. Se pararmos para observar várias expressões já foram incorporadas ao nosso dia a dia. Palavras como: feedback, B2B, deadline, entre outras, estão no vocabulário dos profissionais, mesmo que toda a conversa seja em português.

Para os estudantes universitários que sonham com uma oportunidade de estágio, ter o conhecimento no idioma conta como uma vantagem no currículo, uma vez que, de acordo com pesquisa especializada, essa é a habilidade mais desejada pelos candidatos. Além disso, com o advento da internet, aprender a língua dos britânicos se tornou algo mais acessível, então, o que antes era apenas um diferencial para as empresas, hoje, se tornou um dos requisitos obrigatórios para contratação.

A pesquisa

O levantamento intitulado como “Perfil do candidato a vaga de estágio – 2019”, realizado pela Companhia de Estágios, consultoria especializada em programas de estágio e trainee, mostra que ter conhecimento em um segundo idioma é habilidade mais desejada por 59% dos jovens entrevistados. A pesquisa que contou com a participação de mais de 4 mil estudantes em todo o Brasil, aponta que o desejo da falar outra língua supera o interesse por outras habilidades, como ter mais desenvoltura (18%), dominar outras tecnologias (13%) ou melhorar o português e oratória (10%).

Para Tiago Mavichian, diretor da Companhia de Estágios, o desejo pela fluência em um segundo idioma por partes dos entrevistados demonstra maior preocupação com a competitividade. “A maioria das vagas para estágio pedem inglês como um requisito, principalmente quando se trata de empresas multinacionais, então, obviamente, se tornou um filtro de seleção. Ter conhecimento no idioma abre muitas portas e aumenta o valor de mercado que cada profissional tem, ainda mais porque as vagas que pedem isso como requisito tendem a oferecer uma bolsa auxilio maior. De um ponto de vista mais abrangente, ainda não são muitas empresas que pedem outros idiomas no currículo, como espanhol ou alemão, por exemplo, mas é algo que pode vir acontecer com alguma frequência no futuro, mas ainda assim o inglês será necessário, pois é o principal idioma para as grandes empresas”, explica.

Urgência para carreira

Para aqueles que não são fluentes em inglês, o assunto deve ser tratado com urgência, pois, além de valorizar o perfil profissional, o conhecimento no idioma pode abrir muitas portas. “Não é apenas sobre conseguir um estágio ou uma vaga de emprego depois de formado, é claro que as melhores vagas pedem o idioma como requisito, mas o inglês é também importante para outras atividades, como aumentar o networking, fazer um intercambio ou até mesmo para seguir na vida acadêmica. E além disso, algumas empresas possibilitam experiência fora do Brasil, então, para não deixar nenhuma chance passar é importante correr atrás”, conta Mavichian.

Crise X investimentos na carreira

Mesmo com a necessidade, o levantamento da Companhia de Estágios mostra que 39% dos entrevistados que responderam à pesquisa deixaram de lado o plano de estudar um idioma no último ano por conta da crise econômica, por outro lado, no mesmo período, 18,6% dos estudantes optaram em fazer cursos complementares de língua estrangeira para investir mais na carreira.

Para o diretor da Companhia de Estágios, o número de pessoas que deixaram de estudar um segundo idioma é um reflexo do levantamento divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) que mostra que a taxa de desemprego ficou em 12,5% no trimestre encerrado em abril, atingindo 13,2 milhões de pessoas. O dado aponta que a parcela de desempregados há mais de dois anos teve um aumento de 42,4% em quatro anos, sendo que, os mais atingidos são os jovens.

Segundo ele, o jovem vive um momento paradoxal, pois ao mesmo tempo que ele é o principal alvo das consequências do recesso econômico, ele também precisa buscar as qualificações que as empresas exigem. “O jovem que está buscando um estágio ou uma vaga formal passa por um momento desafiador, pois, a taxa de desemprego é alta, mas em contrapartida, muitas vagas deixam de ser preenchidas por falta de qualificação, porque mesmo em crise, as empresas ainda precisam de pessoas capacitadas, então, uma coisa acaba esbarrando na outra. O próprio conhecimento em inglês sempre está na lista de requisitos não preenchidos. Então, o conselho é buscar formas de aprendizado para se qualificar”, diz.

E as outras habilidades?

Independente do momento econômico, o inglês sempre vai ser um requisito primordial para as vagas, mas os candidatos também precisam se preocupar com outras habilidades que são importantes para as empresas. “O perfil comportamental é algo muito valorizado pelas companhias, então ter fluência em um segundo idioma não é o suficiente, os recrutadores buscam outras competências também. Alguns aspectos que foram abordados na pesquisa como melhor desenvoltura e oratória são muito importantes para a carreira profissional e o estudante tem oportunidade de trabalhar isso desde cedo dentro da própria universidade, até porque são características muito avaliadas para as vagas de estágio”, finaliza Mavichian.

Sobre a empresa

Fundada em 2006, a Companhia de Estágios tem atuação nacional e impacta mais de 4 milhões de estudantes. As ações da empresa já selecionaram mais de 20 mil estagiários para programas de estágios da Amazon, Twitter, Scania, Sanofi, DuPont, Goodyear, AkzoNobel, Cyrela, Amil, Microsoft, entre outras com soluções tecnológicas de inteligência artificial, jogos online e realidade virtual.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!