Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

4 soft skills importantes para serem desenvolvidas em tempos de distanciamento social

Muito tem se falado sobre o isolamento social e o que fazer nesse momento de distanciamento.  Alguns especialistas dizem que essa é uma oportunidade para se capacitar e ocupar a cabeça com conteúdos que possam agregar no futuro, no entanto, essa tática não é apenas uma forma de dar um up no currículo, mas também uma válvula de escape em meio a crise que o mundo vive.

Aproveitando esse embalo, muitas empresas de setor educacional têm oferecido descontos ou até mesmo gratuidade em cursos de capacitação profissional para diversas áreas.

Entretanto, existem algumas características importantes a serem desenvolvidas que podem ajudar muito as pessoas a enfrentarem as dificuldades do distanciamento social e também contribuírem com a própria carreira profissional, que são as chamadas soft skills ou habilidades comportamentais.

Desse modo, listamos abaixo cinco habilidades comportamentais necessários neste momento e o porquê da importância delas.

Veja a seguir:

Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma combinação de diversos fatores na vida do individuo, envolve traços da personalidade, experiências vividas e nível de maturidade. De um modo geral, é o conjunto de competências que ajudam a lidar com as emoções, ou seja, como cada um lida e compreende os sentimentos.

Essa característica se tornou muito importante no mercado de trabalho, e os recrutadores têm buscado cada vez mais essa habilidade nos candidatos, pois é necessário contratar pessoas que consigam entender, perceber e até mesmo influenciar os sentimentos em si próprio e em outras pessoas.

Por que é importante desenvolver essa habilidade de distanciamento social:

Com tantas coisas acontecendo, é natural que os profissionais, independente de cargo ou nível, se sintam emocionalmente instáveis, mas é importante saber como se tranquilizar e influenciar as pessoas positivamente para que façam o mesmo, pois as emoções interferem nos relacionamentos.

Empatia

Empatia é uma palavra muito usada pelas pessoas, isso mostra que cada vez mais há a preocupação de se colocar no lugar do outro. Dentro e fora do mercado de trabalho é preciso entender que cada pessoa tem dificuldades e necessidades diferentes e é importante oferecer ajuda, para que as pessoas possam ter uma rede de apoio.

Por que é importante desenvolver essa habilidade de distanciamento social:

Nunca se fez tão importante trabalhar a empatia. Em tempos de coronavírus, cada individuo possui uma necessidade diferente, então é importante criar essa rede de apoio, para que todos possam se sentir acolhidos.

Adaptabilidade

Não é todo mundo que consegue se adaptar bem as mudanças, mas isso é uma habilidade muito importante no mercado de trabalho, pois mesmo que haja planejamentos e estratégias a serem seguidos, o percurso das coisas pode mudar. Então, é necessário saber se adaptar à nova realidade no menor tempo possível, para conseguir lidar com as demandas do trabalho e até mesmo evitar prejuízos.

Por que é importante desenvolver essa habilidade de distanciamento social:

Desde que o coronavírus chegou no Brasil, diversas empresas tiveram que mudar o modus operandi, uma vez que, o home office se tornou necessário como forma de contenção do vírus.  Inclusive, muitas companhias passaram a fazer os processos seletivos ou continuaram aqueles que estavam em andamento de forma online. Isso é se adaptar as circunstâncias e conseguir tirar o melhor delas. É importante que os profissionais desenvolvam essa habilidade, porque ela é muito necessária dentro e fora da empresa.

Flexibilidade 

A flexibilidade tem um pouco a ver com a adaptabilidade. Essa competência é sobre estar mais aberto as mudanças, as ideias, ao diálogo, etc. Está relacionado a não ser resistente ao que é novo.

Por que é importante desenvolver essa habilidade de distanciamento social:

Assim como adaptabilidade, ser flexível é, praticamente, uma característica de sobrevivência. Em tempos de crise, essa habilidade pode fazer total diferença na vida das pessoas. Imagine passar por tantas mudanças, que são necessárias, sem flexibilidade? Tudo se tornaria muito mais desafiador.

Existem muitas habilidades que podem ser desenvolvidas em tempos de distanciamento social que podem ajudar tanto na vida pessoal quanto profissional. O mais importante é buscar maneiras de passar bem por essas mudanças!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!