Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Tecnologia da informação: guia para carreira profissional

tecnologia da informação área de atuação

Uma das áreas profissionais que mais cresce atualmente no mercado de trabalho é a da tecnologia da informação, o famoso T.I, e para aproveitar as vagas no setor é preciso buscar formação adequada.

Para se ter uma ideia, durante a pandemia houve um crescimento de 671% na procura por profissionais desse segmento , o que mostra que vagas de emprego no setor são o que não faltam.

Dentro do segmento de T.I. existem várias possibilidades de atuação e também de competências necessariamente, portanto, te mostraremos por onde começar sua jornada.

Boa leitura.

Cursos de TI: principais formações na área de TI

São várias as opções de curso para começar uma carreira na área de tecnologia da informação e a melhor escolha é aquela que você tenha mais afinidade. Se o seu objetivo é começar uma carreira no setor, vale a pena buscar a atuação que mais tenha a ver com sua personalidade, para que seja um ofício confortável de se desempenhar. As áreas mais comuns dentro do T.I são:

 

  • Desenvolvimento de softwares;
  • Desenvolvedor Web;
  • Administrador de banco de dados (DBA);
  • Analista de dados;
  • Analistas de sistemas de computação;
  • Desenvolvedor de Apps;
  • DevOps (Programação);

Cada uma delas vai oferecer variadas opções de trabalho, pois cada vez mais o trabalho nessa área tem sido específico.

Dominar mais de uma habilidade é muito bom para complementar seu currículo, principalmente quando há sinergia entre elas.

Por exemplo, cursar desenvolvimento de softwares e de apps, já vai te colocar muito a frente no mercado para conquistar as vagas disponíveis.

tecnologia da informação mercado

Como está o mercado de tecnologia da informação?

Empresas se adaptando ao home office, tiveram que investir em profissionais de tecnologia da informação para que seus sistemas pudessem funcionar com segurança plena mesmo que de forma remota.

O mercado brasileiro está com muita demanda por profissional de T.I, mas as opções não se limitam apenas às nossas fronteiras.

Muitas empresas no exterior tem buscado mão de obra no Brasil, então tem profissionais da área ganhando em dólar, euro e outras moedas.

Em alguns casos nem é preciso nem sair do país pois vários dos trabalhos podem ser feitos de forma 100% remota.

O fato é que o mercado de tecnologia da informação está bem aquecido e a tendência é só aumentar, com implementação de 5G, internet das coisas (IOT) e metaverso.

tecnologia da informação

Áreas de atuação de profissional de TI

Já listamos brevemente acima algumas das possíveis atuações na área de TI, então agora vamos aprofundar um pouco mais em algumas delas para te ajudar a entender qual opção tem mais a ver com seu perfil.

Afinal, saber onde se quer chegar ajuda você a escolher o caminho ideal para começar, assim você consegue estabelecer um plano de carreira com objetivos viáveis de curto, médio e longo prazo.

Confira as opções de carreira na área de T.I:

Gestor de TI

É uma função de gestão como outra qualquer, com a diferença que estará trabalhando com tecnologia da informação. Os cursos de gestão de TI tem na grade não só aulas para aprender a lógica de programação, mas também agrega outras habilidades como gestão de pessoas, métodos e desenvolvimento de algoritmos.

Administração de banco de dados

Administração de banco de dados ou DBA, é o profissional que faz o controle e gerenciamento dos dados produzidos por uma empresa.

O trabalho desse profissional é garantir que as informações de uma organização sejam executadas de maneira eficiente no dia a dia da operação, mas também é responsável por garantir a segurança dessas informações.

Geralmente as empresas trabalham com um banco de dados muito amplo, então é preciso um administrador competente para manter tudo em ordem.

Administração de redes

Essa é uma área que demanda um profissional bem mais completo, pois o administrador de redes tem que saber um pouco de tudo dentro das competências de TI.

Desde a estrutura elétrica dos servidores, os hardwares utilizados até a implementação das redes nas máquinas da empresa, tudo passa pelo administrador da rede.

Sua função é garantir que todos os sistemas funcionem eficientemente, as redes se mantenham estáveis e também oferecer suporte técnico para os usuários.

Desenvolvimento de sistemas

Por fim, temos o desenvolvedor de sistemas, responsável por elaborar e implementar toda arquitetura básica na programação dos sistemas de uma empresa ou organização.

Deve gerenciar todo o ciclo de implementação dos sistemas, oferecer suporte e garantir que as demandas solicitadas pelo cliente sejam comportadas pela programação, de maneira eficiente.

tecnologia da informação competência

Quais são as competências demandadas pelo mercado?

Há alguns anos, o mercado vinha buscando por profissionais de tecnologia da informação cada vez mais específicos em seus conhecimentos, impulsionados pelas startups que estavam em alta.

Porém, a movimentação natural foi pela busca de profissionais que dominassem uma área, mas que tivessem ao menos uma boa noção das demais competências para serem mais assertivos na resolução de problemas e implementação de sistemas complexos.

Atualmente, é fundamental que o profissional que queria iniciar carreira em tecnologia da informação tenha alguma formação técnica no assunto, mesmo que básica.

É normal que empresas disponham de um tempo para treinar os profissionais contratados para usarem seus sistemas, porém o candidato tem que ter ao menos um curso de T.I no currículo para ter chances de ser selecionado.

As funções são extremamente técnicas, por isso a formação é importante. É preciso conhecer bem a lógica de programação para poder fazer o mínimo.

E cada vez mais, esse mínimo tem aumentado, então o estudo em T.I tem de ser constante para o profissional se manter atualizado. Isso vale tanto para os novatos quanto para os experientes.

Tendências profissionais na área de TI

Como já mencionamos, a implementação do 5G, internet das coisas (IOT) e o metaverso, vão exigir cada vez mais profissionais de tecnologia da informação capacitados, pois muitos dados novos serão gerados por segundo num futuro próximo.

As tendências são animadoras para desenvolvedores de sistemas, apps, softwares, bem como para analistas de TI e de segurança da informação.

O que não faltará no futuro é tráfego de informações digitais, então quanto mais expertises um profissional de tecnologia da informação tiver, mais oportunidades conseguirá nesse mercado em constante expansão.

Conclusão

A área de tecnologia da informação só cresce, como podemos constatar, mas, para começar uma carreira nela, é importante saber onde começar.

Cursos profissionalizantes serão fundamentais para quem deseja aproveitar as oportunidades desse mercado, de preferência a especialização em mais de uma competência.

Existem faculdades especializadas, mas para quem vai começar, ainda mais se for em busca do primeiro emprego, um curso básico é a melhor opção para isso.

Isso serve até para que você entenda quais das competências tem mais a ver com seu perfil. Outro passo interessante é buscar estágios na área, pois não vão demandar experiência e serão um complemento à sua educação.

Até porque, colocar a mão na massa vai fazer o aprendizado ser muito mais rápido e efetivo, com possibilidade até de iniciar uma carreira dentro da própria empresa.

Aqui na Cia de Estágios temos um ótimo networking com empresas parceiras, programas elaborados para facilitar a entrada no mercado de trabalho para jovens estudantes e também temos o Job Experience Day, onde você passa um dia inteiro numa empresa para sentir como é trabalhar lá.

Clique aqui e saiba tudo sobre nossos programas de aprendiz, estágio e trainee, e fique mais perto da experiência de emprego em tecnologia da informação que você sempre quis.

Novas vagas