Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Tédio no trabalho? Conheça técnicas para aumentar a produtividade e se manter motivado

Tédio? Quem nunca passou por isso no estágio que atire a primeira pedra! Ficar cerca de 6 horas no mesmo local, todos os dias, semanas, e meses do ano nem sempre é um mar de rosas. Existem picos de trabalho em que mal temos tempo para olhar para o lado, muito menos para morrer de monotonia!

Porém também há aqueles períodos menos movimentados, em que passamos o dia contando os minutos para a hora de ir embora… e quanto mais olhamos no relógio, mais devagar as horas passam, não é mesmo? Esse sentimento no ambiente profissional é mais comum do que parece, mas não precisa se desesperar e começar a enviar currículos no mercado, pois o problema tem solução e não é nenhum bicho de sete cabeças.

Geralmente pequenas mudanças de postura e atitudes podem te ajudar a se livrar do tédio e, de quebra, aumentar sua produtividade. Por isso separamos algumas dicas importantes para tornar sua rotina algo prazeroso, saudável e alegre, pois quem determina se o dia vai ser bom ou não é você.

Corte o mal pela raiz

A rotina, muitas vezes, torna as tarefas do dia a dia chatas e deixam qualquer um impaciente, especialmente no ambiente profissional, mas antes de pensar em mudar de emprego e partir para outra, é possível adotar uma postura diferente.

A primeira dica é tentar identificar o motivo causador do tédio. A rotina tem peso e significados diferentes para cada um, tudo depende das atividades praticadas. Geralmente, o desânimo e falta de motivação aparecem quando não sabemos administrar o que está sendo feito e nem mudar nossos hábitos.

Outro ponto que pode contribuir para aumentar essa sensação desagradável é se deixar contaminar por pessoas negativas, que adoram reclamar e se lamentar. É fato que a mesmice no trabalho, ou na faculdade, acaba sendo muito desgastante, mas passar o tempo todo criticando isso não vai tornar nada mais fácil, pelo contrário, pode gerar uma “bad” ainda maior e atrapalhar mais a sua vida.

Fuja das distrações

O celular é, sem dúvidas, uma das piores formas de distração dos tempos modernos. É comum receber uma mensagem e dar aquela olhadinha básica, o problema é que uma coisa leva a outra e quando você se dá conta, já está olhando o feed das redes sociais. Além de distrair, esse habito ainda atrasa as tarefas do trabalho, portanto, o ideal é evitar e desativar as notificações para não cair em tentação. Se concentre em suas atividades e pegue o celular quando fizer algum momento de pausa.

Mate a procrastinação

Adiar ou deixar para depois pode parecer inofensivo. Ás vezes uma atividade menos interessante é deixada de lado para dar lugar às mais instigantes, mas ao invés de ajudar, esse hábito torna a tarefa ainda mais maçante e a tendência é que você adie cada vez mais, até virar uma bola de neve.

Procure avaliar quais atividades despertam a monotonia e o que você poderia fazer para reverter isso. Tente colocar essas tarefas na frente e eliminar cada uma o mais rápido possível. Muitas vezes estabelecer metas e competir consigo mesmo pode tornar uma tarefa mais interessante e fazer as horas voarem.

Mantenha uma alimentação correta

Pode parecer que não, mas isso tem tudo a ver com o assunto. Ficar sem comer por um longo período deixa o metabolismo mais lento e diminui a capacidade de concentração, isso, além de aumentar a sensação de tédio, faz com que suas atividades não rendam nada, pois, a todo momento algo diferente consegue tirar sua atenção do trabalho.

Adotar uma rotina alimentar regular pode ajudar, não só a te manter mais focado, como também dá mais energia e disposição para enfrentar a correria do dia a dia, isso sem falar dos vários benefícios à saúde.

#Partiu, novo emprego

Por último, saiba que sentir tédio no trabalho ocasionalmente é normal e inofensivo, o problema é quando o sentimento vira parte da rotina e começa a acontecer constantemente. Isso significa um desperdício de recursos para a empresa e também prejudica o bem-estar do profissional.

Se isso acontecer com você e nenhuma dessas estratégias funcionarem, talvez seja hora de procurar uma nova oportunidade de estágio, trainee ou jovem aprendiz , onde você encontre estímulo suficiente para explorar todo seu potencial.

Se você quiser ficar por dentro das melhores vagas do mercado para estudantes e buscar um novo desafio e aprendizado para sua carreira, cola no site da Companhia de Estágios e se inscreva gratuitamente, assim as chances de encontrar um emprego que é a sua cara podem dobrar e você não deixa nenhuma oportunidade passar!

Acompanhe quem mais entende do assunto, visite nosso blog e encontre as melhores vagas. Inclusive, para que você possa receber dicas incríveis dos nossos experts, estamos também no Youtube! Curtiu esse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e nos siga nas redes sociais para ficar em dia com as melhores dicas e tendências do mercado.