Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
RH

Saiba como os testes de RH melhoram a experiência de suas contratações

testes de rh nas contratações

É comum que muitas organizações incorporem testes de RH em seus processos seletivos. Aliás, trata-se de uma ferramenta vantajosa para compreender melhor os candidatos e suas competências técnicas e comportamentais.

Não podemos esquecer, ainda, que o fit cultural faz toda a diferença em uma contratação, e ele também pode ser avaliado precisamente com essas ferramentas.

O entendimento do perfil de um profissional, bem como suas ações diante das mais diversas situações facilita a compreensão de seu desempenho e nível de engajamento na organização.

Mas, afinal, quais avaliações podem ser implementadas nos processos de seleção? O que conseguem medir? São 100% Precisos? Explicaremos cada um desses tópicos, acompanhe!

 

 

O que é teste de recrutamento?

Trata-se de uma avaliação prática ou teórica, realizada para conhecer determinadas competências de um candidato. Na prática, diversas tecnologias podem facilitar a implementação e visualização de resultados dos profissionais.

Essas avaliações também são muito úteis, por exemplo, para contratações mais precisas na gestão por competências e para diminuir o turnover, já que são avaliadas as soft skills dos candidatos.

Na prática, muitos processos são automatizados e permitem que o recrutador tenha agilidade nas avaliações, fator essencial para aumentar a agilidade e praticidade nos processos seletivos.

Quais testes o RH pode aplicar?

Os métodos de avaliação que podem ser implementados no processo são diversos. Dividindo-os em categorias, pode-se considerar diferentes opções, conforme perfil desejado para a vaga. Algumas alternativas comuns no recrutamento e seleção podem ser:

  • Redação: como a maior parte das funções exige uma comunicação escrita desenvolvida, essa modalidade é aplicada para avaliar a capacidade argumentativa, ortográfica e d construção de ideias do profissional.
  • Lógicos ou de Quociente de Inteligência (QI): são os que mensuram a capacidade de organizar e resolver problemas lógicos do profissional. 
  • Habilidades sociais: aqui se incluem as dinâmicas em grupo ou mesmo avaliações dos relacionamentos anteriores do candidato.
  • Avaliação de habilidades técnicas: seja para avaliar o nível de inglês em um teste ou em conversação, ou para testar habilidades de programação, por exemplo, as avaliações técnicas garantem a qualificação do profissional para a vaga em questão.
  • Palográfico: com uma abordagem voltada para a psicologia, o recrutador avalia traços em uma folha de papel e pode prever níveis de produtividade, senso de humor, temperamento e outras características.

Geralmente, falhas no português costumam ser um grande desafio aos candidatos para vagas de estágio. A pesquisa feita pela Companhia de Estágios mostrou que cerca de 30% dos profissionais podem ser eliminados por essa defasagem.

Assim, existem avaliações-chave que permitirão a classificação ou não do profissional nas próximas etapas. Se a vaga requer domínio na redação, por exemplo, um mau desempenho no teste pode influenciar fortemente a decisão da contratação.

O que são testes psicológicos RH?

Os métodos psicológicos no RH são avaliações aprofundadas acerca do perfil emocional e da personalidade do candidato. Como são desenvolvidos por profissionais especialistas, podem ter um grau satisfatório de precisão para o RH.

Geralmente, são estabelecidos padrões baseados em dados de diversas pessoas, onde sempre que ocorrem discrepâncias ou diferenças da base geral, define-se uma característica do profissional.

perfil comportamental e rh

Na prática, os testes também podem auxiliar muito no processo de avaliação e previsão do desempenho do colaborador na organização. Muitas vezes, alguns detalhes importantes não são notados nos currículos ou entrevistas.

Dessa maneira, a implementação de questões psicológicas fazem com que seja possível entender profundamente o perfil do candidato em questão, de maneira mais rápida. Alguns dos métodos mais populares são:

  • QUATI (Questionário de Avaliação Tipológica): trata-se de uma opção ideal para avaliar aspectos de sociabilidade e tomada de decisões racionais;
  • Teste AC (Atenção Concentrada): é capaz de medir o tempo de foco das pessoas, indicado para profissionais que precisam manter a concentração por um longo período.
  • DISC (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade): este mapeia a personalidade do candidato a partir desses 4 pilares de comportamento. Trata-se de uma avaliação mais simples, já que os resultados são fornecidos digitalmente para o recrutador.

Vale ressaltar que, embora sirvam como material base para as contratações, essas metodologias nem sempre apresentam 100% de precisão. Justamente por isso, o ideal é incorporar mais uma avaliação, além de considerar as observações das entrevistas.

Qual objetivo dos testes no processo de seleção?

Um teste de RH tem como principal intuito oferecer uma visão de alinhamento entre as necessidades do candidato e a proposta da empresa.

A partir dessas avaliações, torna-se mais efetivo entender se, de fato, a organização oferecerá o que o profissional está buscando. Vale ressaltar que, no Brasil, desde 2010 os índices de rotatividade chegam a 82%, superando muito a média mundial, que é de 38%.

O levantamento feito pela Robert Half representa a imensa necessidade de unir expectativas e objetivos profissionais para a retenção dos colaboradores.

Para isso, nada melhor do que avaliar profundamente os anseios e o modo de trabalho dos candidatos, para selecionar o que mais combina com a empresa. Sem testes adequados, o processo é impreciso, dificultando esse alinhamento.

Como implementar testes tecnológicos no RH com a Companhia de Estágios?

Proporcionar uma jornada de seleção satisfatória ao profissional é o primeiro passo para a admissão de talentos com grande potencial na empresa.

Por isso, tendo em mente como deve ser feito o teste de seleção, é fundamental contar com ferramentas que proporcionem essa implementação.

Com a Inteligência Artificial, o Inbound Recruiting e formatos precisos de avaliações para cada cargo, a seleção de profissionais se torna muito mais assertiva e satisfatória tanto para a organização quanto para os participantes!

A Companhia de Estágios pode otimizar suas contratações com testes e uma experiência única aos candidatos. Conheça nossas soluções e saiba como!

testes de rh e fit cultural

Conclusão

Para as contratações, os testes de RH são de grande valia para identificar traços de personalidade, soft skills e mesmo competências técnicas dos candidatos.

Dessa forma, os planos de carreira, bem como o nível de alinhamento como as vagas podem ser significativamente melhorados. Consequentemente, será comum notar um aumento nas taxas de satisfação dos colaboradores.

O resultado é a diminuição nos índices de rotatividade e ainda um processo de seleção mais transparente, que demanda menos tempo dos recrutadores. Para dar o primeiro passo, não deixe de contar com a Companhia de Estágios em suas contratações!

Você pode se interessar também por: Recrutamento inteligente: do conceito à prática no RH

Novas vagas