Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Testes online: saiba como funciona e como se preparar

Os testes online são uma tendência cada vez mais presente nos processos seletivos de grandes empresas. Responsáveis por agilizar a pré-seleção, são capazes de eliminar mais da metade dos aspirantes a vagas nas primeiras fases, otimizando os resultados. Ainda que para passar nessa fase e seguir adiante no processo, muitas vezes o candidato só precisa acertar uma pontuação mínima, acima da nota de corte, esta modalidade pode despertar certo receio em alguns candidatos, ora pelo medo de não conseguir ter um bom desempenho ora pela pouca intimidade com a tecnologia. Conhecer essa modalidade é essencial não somente para tornar-se mais competitivo, mas também para preparar-se para os processos seletivos em grandes empresas que, cada vez mais, fazem uso desse recurso.

Entenda como funcionam

Esses testes geralmente são divididos em português, inglês e raciocínio lógico. Eles apresentam questões de múltipla escolha com um tempo previamente definido e tem o objetivo de confirmar tudo o que foi informado em seu currículo e verificar o nível do seu conhecimento em inglês, além de identificar candidatos que saibam estruturar o raciocínio em pouco tempo. Para ir bem e avançar para a próxima fase é preciso se preparar com antecedência e separar um tempo para realizar os testes com calma e atenção.

Conheça as regras antecipadamente

Alguns detalhes fazem a diferença para que tudo corra bem e você tenha maiores chances de chegar ao final do processo seletivo e ser contratado pela empresa, um deles é conhecer as regras antes de iniciar os testes. Elas servem para guiar o candidato e dizer o que é permitido ou não. Existem testes que só permitem que você acesse uma vez, mas a maioria deles dá mais de uma chance, ainda assim, não são muitas, por isso, quando for realiza-los tenha certeza que não precisará sair no meio para ir a algum compromisso importante ou eventualidades.

Dedicar um tempo exclusivo num local calmo é muito importante, pois as questões têm tempo para serem respondidas cuja duração está bem especificada nas regras, além de dizer se há alguma questão que possui mais de uma alternativa a ser assinalada ou não.

Atenção ao tempo e equipamentos

Não deixe para a última hora, se organize e faça com antecedência. A maioria das empresas estabelece um prazo razoável para a execução dos testes justamente para dar oportunidade a todos, afinal, ninguém tem o tempo completamente livre, principalmente estudantes. Em vista disso, os testes ficam disponíveis para que o candidato escolha o melhor horário para realizá-lo dentro do prazo. Porém, aqueles que vão protelando essa tarefa podem ser prejudicados, afinal, imprevistos acontecem. É importante ficar atento pois perder essa etapa significa ser eliminado automaticamente.

Esses testes dependem de uma boa conexão de internet e nem sempre há a possibilidade de retomá-los caso o acesso fique ruim ou a internet caia. Se isso acontecer com antecedência é possível tentar recomeçar num outro momento quando a internet se estabilizar. Além disso, cada questão tem um tempo estabelecido para ser respondida. Por isso é importante verificar se o computador, tablet ou notebook pelo qual você realizará o teste está funcionando bem e com bateria suficiente.

Se prepare

Nesta etapa você só está competindo consigo mesmo. Geralmente estudantes de exatas se identificam mais com o teste de lógica do que os alunos de Humanas, que preferem português, mas nesse caso não dá para dizer quem está necessariamente em vantagem, pois, os testes de lógica, por exemplo, exigem muito mais do que habilidades matemáticas, esse item costuma avaliar a capacidade cognitiva daqueles que buscam uma vaga de estágio.

O jeito é se preparar antecipadamente. Fazer uma revisão desses assuntos é sempre bom, pois as questões abordadas com certeza já foram vistas por você em algum momento da sua vida acadêmica.

Para quem tem muita dificuldade com matemática, gramática ou ortografia a solução é recorrer aos livros, ou ainda, uma alternativa mais dinâmica é assistir aulas em vídeo, muitas são disponibilizadas gratuitamente, é só procurar por aulas para Enem e vestibular que podem auxiliar e agregar muito por se tratarem de temas sempre atualizados. A Cia de Estágios te deseja uma boa sorte nessa nova empreitada! Para receber mais dicas como estas e ficar por dentro das oportunidades do mercado cadastre-se em nosso site e siga nossas redes sociais.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!