Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Como vencer a timidez na hora da entrevista?

A timidez na hora de se candidatar a uma vaga é diferente de introversão: uma pessoa ter essa inibição apenas em situações de avaliação difere de uma pessoa que é reservada por conta de sua personalidade. Ainda que essa característica faça parte do perfil de muitos candidatos, é essencial trabalhar essa dificuldade de se expor ou falar em público, para que isso não afete seu desempenho num processo seletivo.

Independente do motivo da inibição, o maior desafio do candidato é não deixar que isso seja interpretado como insegurança profissional. A timidez é o medo que a pessoa sente diante de situações nas quais precisa se expor, mais comum na faixa etária entre 12 e 20 anos, no período em que o jovem está em desenvolvimento. Dependendo da educação e relação com sucessos e fracassos, a timidez irá continuar ou regredir conforme a pessoa alcança a maturidade profissional. É importante que o jovem saiba que a timidez nada tem a ver com a sua capacidade profissional e com as habilidades que podem ser requeridas na vaga para a qual está se candidatando.

Driblar esse acanhamento em início de carreira é ainda mais difícil, pois a falta de experiência pode interferir nas reações do entrevistado ao processo de seleção, causando nervosismo e, consequentemente, timidez. Para vencer essa limitação é preciso confiança, mas como se mostrar mais confiante e expressar todas as suas capacidades e qualidades, sem esconder nada que possa ajudar no momento da entrevista? Separamos algumas dicas para você ter sucesso nesse momento delicado:

  • Prepare sua argumentação previamente: anote os aspectos profissionais que você quer abordar, treine na frente do espelho e ensaie, mas cuidado para sua entrevista não virar uma apresentação robotizada e engessada.
  • Procure uma plateia para treinar: muitas vezes pessoas tímidas se sentem mais confortáveis ao falar com pessoas mais próximas, como amigos e parentes. Treinar a o que dizer na entrevista com alguém ajuda na desenvoltura.
  • Pesquise as perguntas mais frequentes: organize suas ideias, mas tente não elaborar respostas prontas e sim as desenvolva em sua mente. Assim, se a entrevista fugir dessas perguntas você não se sentirá inseguro.
  • Linguagem corporal e postura treinadas ajudam: o corpo fala à mente e vice-versa. Um corpo tranquilo consegue deixar uma mente tranquila, mantenha uma postura confiante e sua mente a acompanhará.
  • Descanse e se alimente adequadamente: o estresse físico interfere na hora das pessoas se expressarem, procure dormir bem e consuma alimentos leves que te trarão bem estar na hora da entrevista.
  • No momento da sala de espera, procure relaxar: ao esperar para entrar na entrevista ficar passando na cabeça tudo o que treinou só vai trazer mais nervosismo, o que pode agravar ainda mais a timidez. Se acalme e confie no seu potencial.
  • Processos seletivos online: são opções para pessoas muito tímidas no face a face, passar por um processo prévio online aumenta a confiança do candidato, mesmo que ele precise ir a uma entrevista presencial posteriormente.
  • Busque cursos para se desenvolver: se você treinar a desenvoltura e como falar em público antes de sofrer a pressão de uma entrevista eminente, estará muito mais tranquilo na hora que uma oportunidade aparecer.

cadastre-se-programa-de-estagios

Cuidado com a cobrança demasiada: ficar nervoso e não conseguir se expor nas primeiras entrevistas é um processo natural de adaptação. A cada processo seletivo, você irá adquirir mais confiança e conseguirá se expressar melhor. Mas com calma, concentração e seguindo essas dicas, ficará muito mais fácil lidar com as entrevistas que aparecerem. Cadastre-se no site da Companhia de Estágios e fique atento às nossas redes sociais para oportunidades e informações úteis sobre carreira.