Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Trabalha muito tempo sentado? Então conheça algumas dicas para agitar essa rotina e evitar o sedentarismo

Você fica em frente ao computador, do início ao fim do expediente, todos os dias? Muitos acham essa rotina uma moleza, mas a gente sabe que não é bem assim, né? O que a maioria das pessoas não sabe é que esse estilo de vida exige certos cuidados, caso contrário pode ser bastante prejudicial à saúde.

O sedentarismo é caracterizado pela inatividade física e, atualmente, é mais comum do que parece, afinal, depois da correria estressante entre o trabalho e faculdade, mal sobra tempo para exercícios, tudo o que você quer é se jogar no sofá, não é mesmo? Por isso esse mal afeta grande parte da população.

Principais riscos do sedentarismo

Quem fica muito tempo sentado, na mesma posição, acaba pressionando a coluna e gerando inflamações nos nervos, além de um desconforto nas costas e na lombar que, com o tempo, pode resultar em um desvio ou, até mesmo, hérnia de disco. Essa rotina afeta também a circulação sanguínea do corpo, causando inchaço nas pernas, dores, varizes e coágulos.

E não para por aí, pois, se o sedentarismo se estender para as horas vagas, a propensão à obesidade e doenças cardiovasculares aumenta, afinal, manter o corpo parado por várias horas ao longo do dia diminui o gasto calórico e o ritmo de trabalho do organismo.

Mas calma, isso tem solução. É possível vencer esse mal mesmo no trabalho e não precisa ser aquela atividade física intensa, pequenas mudanças no dia a dia já ajudam, e muito! Portanto, se você quer agitar o esqueleto e dar adeus ao sedentarismo, confira as nossas dicas.

Mexa-se

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que 30 minutos de exercícios por dia já são suficientes para sair do sedentarismo, portanto, adotar uma atividade física moderada pode ajudar a melhorar sua saúde e, consequentemente, sua produtividade, tanto no trabalho quanto nos estudos. Se você não tem tempo, nem verba para frequentar uma academia todos os dias, saiba que existem exercícios que podem ser feitos em casa, mas para isso, o ideal é consultar a orientação de um educador físico ou terapeuta.

Mora perto do trabalho? Então vá andando, ou pedalando!

Além de ser um meio de locomoção mais sustentável, você ainda evita o trânsito e a superlotação do transporte público. E, se você não mora tão perto assim, procure deixar o carro de lado, vá de metrô ou ônibus, pois, além de ser mais econômico para o seu bolso, você ainda pode descer uma estação ou ponto antes e fazer uma caminhada até o trabalho.

Alongamento

Algumas empresas oferecem a ginastica laboral, mas, se esse não for o seu caso, é possível fazer o alongamento por conta própria, sem muitos segredos. Essa pratica é importante para aliviar a tensão após movimentos repetitivos e evita encurtamentos musculares que podem causar dores. É importante alongar os dedos e movimentar os pulsos, caso passe muito tempo digitando.

Trocar o elevador pela escada

Essa é uma dica boa e não serve apenas para o trabalho. Seja na faculdade, no seu prédio ou em algum outro local, para descer e subir, não fique esperando o elevador. Em horários de pico as filas costumam ser enormes e você vai perder um tempão. Indo de escada, além de turbinar a saúde colocando o organismo para trabalhar, ainda vai economizar alguns minutos.

Compartilhar a impressora com os colegas de trabalho também é ótimo para se levantar um pouco, afinal, se ela não tiver na sua mesa você terá que levantar sempre que precisar de um documento, assim você já pode aproveitar para esticar as pernas e alongar as costas e ainda espantar a preguiça.alo

Outro truque interessante para movimentar mais o corpo é evitar o uso de garrafinhas de água na mesa, assim, sempre que sentir sede você terá que caminhar até o bebedouro e assim seu corpo é obrigado a trabalhar um pouco mais. É muito importante beber bastante água e fazer pequenas pausas, aproveitando para se levantar e movimentar o corpo durante o dia.

Quer mais dicas como essas para ter sucesso no trabalho e fazer sua carreira profissional decolar cada vez mais alto? Então cola com a gente! É só acompanhar o nosso blog para receber as dicas direto dos especialistas. E, se quiser ficar por dentro das melhores vagas do mercado para encontrar o estágio ideal para você, se inscreva no site da Cia de Estágios.