Blog

Artigos

Trabalho voluntario pode potencializar o currículo, saiba como incluí-lo

Seja para ajudar ao próximo, participar de eventos importantes ou, até mesmo, para ocupar o tempo livre, conhecer novas pessoas e se engajar em alguma causa nobre, razões para praticar o voluntariado não faltam, mas o motivo pelo qual essa prática vem se tornando tendência entre muitos jovens é bem mais objetivo. Aumentar as chances na hora de conseguir um emprego, enriquecendo o currículo profissional com um trabalho voluntário tem sido uma estratégia muito utilizada por aqueles com pouca ou nenhuma experiencia profissional.

As empresas valorizam esse tipo de atividade, especialmente se for relacionada à área de atuação no mercado. O jovem que se dedica a uma causa demonstra características pessoais altamente desejadas dentro de uma organização, tanto é que o trabalho voluntário pode ser um diferencial na hora de escolher um candidato durante o processo seletivo. Além disso a atividade é acessível até mesmo para aqueles que estão com um orçamento apertado e não podem investir em um curso no momento. Portanto, não perca tempo e conheça as vantagens de ingressar nessa nova experiência e aumentar suas chances profissionais.

Vantagens do engajamento

O trabalho voluntário pode beneficiar ambas as partes, se por um lado você irá contribuir de alguma forma com a sociedade, por outro lado, essa experiencia irá agregar crescimento e amadurecimento a você, desenvolvendo competências e habilidades que podem ser de grande utilidade tanto na vida pessoal quanto profissional. Esse é um dos principais motivos que fazem a prática ser vista com bons olhos pela maioria dos recrutadores, pois, além de agregar novos conhecimentos ao portfólio profissional, o voluntariado ainda demonstra que o jovem tem iniciativa e comprometimento com a cidadania e a sociedade e ainda contribui para o desenvolvimento de características muito apreciadas no âmbito profissional como disciplina, responsabilidade, pontualidade, trabalho em equipe e comunicação.

Relevância de peso

Uma pessoa, jovem ou não, que se dispôs a trabalhar em uma atividade voluntária certamente desenvolve uma boa comunicação e relação com o próximo, além disso a disponibilidade para viver situações inusitadas e se engajar em uma causa social demonstram um olhar e pensamento humanizados. Essas características, entre outras, se fazem cada vez mais necessárias no ambiente profissional e o voluntário passa a ser valorizado dentro da empresa tanto pelo engajamento social, como pelo aprendizado adquirido no trabalho. Isso também significa que esse candidato possui uma tendência para sair, de alguma forma, da zona de conforto e confrontar-se com novas realidades e desafios, o que o torna apto para elaborar e participar de projetos inovadores e ainda pode preencher alguma lacuna vazia no currículo, como a falta de experiência em seu currículo.

Quando e como citar sua experiência como voluntário

O trabalho voluntário não precisa ser necessariamente correlato a área da vaga pretendida, é claro que, se for, não é nenhum inconveniente, pelo contrário, já conta como uma vivência profissional diferenciada, porém, se for em uma área diferente não há motivos para se preocupar porque ele continuará somando pontos positivos ao seu currículo. O importante é saber descrever, de forma sucinta e objetiva sobre suas experiencias e atividades realizadas e como isso contribuiu para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso não deixe essa prática de fora de seu currículo, algumas plataformas, inclusive, têm campos específicos para que os candidatos incluam essas informações, mas caso prefira, você pode acrescentá-las como atividades complementares ou extracurriculares.

A Cia de Estágios deseja boa sorte nessa nova empreitada e continuará disponibilizando dicas e informações para que você potencialize sua carreira e obtenha sucesso profissional. Para ficar por dentro e não perder nenhum conteúdo cadastre-se em nosso site e siga nossas redes sociais.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!