Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

O que é trainee? Tire todas as suas dúvidas sobre o programa

saiba tudo sobre o programa de trainee
Diversos recém-formados podem se perguntar o que é trainee e como funciona nas empresas. Trata-se de uma oportunidade de ingresso no mercado que promove uma rápida ascensão profissional, e, muitas vezes, é uma forma de identificar novos talentos.

Pensando na importância do tema, separamos algumas dúvidas comuns para

esclarecer o funcionamento do programa, para quem deseja ingressar na área e ainda está entendendo esse funcionamento. Acompanhe!

Leia também:

1- O que trainee?

Trainee é o nome dado ao cargo oferecido pelas empresas aos jovens que participam do programa de treinamento direcionado a recém- formados. Desta maneira, as empresas costumam treinar esses profissionais para funções específicas internamente.

2 – Existe limite de idade para ser trainee?

O profissional trainee é geralmente buscado pelas empresas logo após a graduação, ou nos anos finais. Geralmente, as empresas buscam pessoas que tenham se formado há dois anos, mas não existem muitas restrições.

3 – Quais as diferenças entre trainee e estagiário?

Mas afinal, o que é trainee e qual a diferença em relação ao estágio? Na verdade, o trainee está nos anos finais ou já concluiu o curso superior. Por isso, é comum que esse profissional já tenha passado por uma experiência de estágio.

Além disso, as empresas muitas vezes buscam uma futura liderança interna nesse perfil. Desta maneira, é comum ser exigido um segundo idioma, vivências no exterior e um currículo mais desenvolvido que no estágio.

Basicamente, enquanto o estagiário está no cargo com o intuito de aprender, o trainee está sendo preparado para uma função de maior responsabilidade. Sendo assim, o profissional trainee também costuma receber uma remuneração maior.

4 – Qual é o objetivo do programa?

O objetivo é treinar jovens para exercer papéis importantes em grandes organizações. Assim, ao iniciar sua trajetória em uma grande empresa, os recém-formados podem crescer de forma rápida, tendo seu potencial aproveitado.

Conheça os programas de trainee em diversas empresas do Brasil aqui na Companhia dos Estágios!

5 – Quem pode participar do programa?

Estudantes que estejam no final do período universitário ou recém-formados com até dois anos de conclusão do curso. Isso corresponde ao que é trainee para diversas vagas, já que o foco são talentos novos, que acabaram de se graduar.

6 – Quando são lançados os programas?

Os programas são lançados anualmente e representam uma ótima oportunidade de carreira, gerando grandes competitividades pelas vagas.Por isso, é fundamental dedicar-se fortemente aos processos seletivos e ao próprio currículo no momento de buscar a vaga trainee.

7 – Como são selecionados os candidatos?

O processo seletivo é rigoroso. São aplicadas provas de conhecimento gerais e específicas, além de entrevistas e dinâmicas de grupo com gestores.

8 – Quais são as etapas do processo seletivo para trainee?

Para entender como se preparar para a vaga, é muito importante conhecer o processo seletivo de cada empresa. Como são exigidos diferentes perfis para cada instituição, as etapas podem variar de empresa para empresa. Ainda assim, os processos comumente apresentam as seguintes etapas:

  • Inscrição — as empresas abrem as vagas e os profissionais realizam uma inscrição para participar do processo seletivo;
  • Triagem ou Seleção — o recrutador avalia os currículos dos candidatos e seleciona os que cumprem a maior parte dos requisitos e se destacam;
  • Contato — a empresa entra em contato com o candidato, geralmente por telefone para validar alguns pontos do currículo;
  • Entrevistas — essa etapa é feita para conhecer melhor o perfil do candidato e alinhá-lo com a empresa. Ocorre a entrevista com o recrutador e com o gestor da área em questão, para avaliar a cultura do profissional.
  • Negociação e contratação — caso o profissional passe pelas demais etapas.

9 – Como passar pelo processo seletivo de uma grande empresa?

O que é trainee na visão das empresas? Essa questão pode facilitar para a preparação no processo seletivo. É fundamental entender que se trata de um profissional com altas perspectivas de crescimento e exigências.

Portanto, para garantir que o seu perfil se destaque, é obrigatório estudar muito bem a empresa e o seu processo seletivo. Escolher uma empresa mais alinhada ao seu perfil pode ser uma ótima oportunidade para se destacar culturalmente.

10 – Qual é a vantagem de iniciar sua carreira como trainee?

Muitos recém-formados se perguntam por que começar a carreira como trainee ao invés de se candidatar a uma vaga efetiva. A resposta é simples: a maioria das grandes empresas se utiliza dos programas de trainee para descobrir novos talentos.

Sendo assim, a intenção não é só conseguir um bom funcionário, mas descobrir novos gestores de sucesso para cargos de confiança e alta administração.

Por isso, iniciar sua carreira como trainee pode representar oportunidades para adquirir altos cargos e posições de destaque na organização.

11 – Quais são as vantagens de trabalhar como trainee?

Tendo em mente o que é trainee para a empresa, os profissionais se deparam com diversas vantagens nesses cargos. Primeiramente, há um plano rápido de desenvolvimento, e o profissional pode, facilmente, crescer na empresa.

Os programas também oferecem interações multidisciplinares com a liderança. Assim, é possível interagir com diferentes áreas e líderes formados. O trainee também se depara com programas de onboarding na empresa, auxiliando-o na adaptação cultural.

Basicamente, o programa é uma opção excelente de ascensão profissional para quem acabou de concluir o curso superior. Com um sistema voltado para meritocracia, o trainee pode se desenvolver conforme os resultados que apresenta, de forma rápida e com um aprendizado prático.

como funciona um programa de trainee?

12 – E as desvantagens em ser um trainee?

Todos desejam a oportunidade de uma boa carreira e muitos jovens sabem o que é trainee e as oportunidades do programa. Por isso, os programas de trainee, em especial nas grandes empresas, são muito concorridos.

Consequentemente, é preciso se destacar significativamente em projetos e outras habilidades para conseguir uma vaga.

13 – Quanto ganha um trainee?

O salário de trainee varia de acordo com a empresa para qual ele foi contratado. Os salários variam muito e podem ultrapassar ordenados recebidos por profissionais efetivos de outras organizações, tudo depende do programa.

14 – Qual é a metodologia do programa?

É desenvolvido um sistema planejado de treinamento, onde as funções são definidas e constantemente acompanhadas pelos gestores. Muitas vezes, o profissional terá a oportunidade de conhecer diversos setores da empresa, entendendo a fundo seus processos.

15 – Quanto tempo dura o programa?

O programa tem duração de cerca de seis meses até dois anos. Ao final desse período, os candidatos que mais se destacaram são escolhidos para efetivação.

Vale destacar que, conforme os resultados obtidos, há um grande reconhecimento, e os cargos na efetivação tendem a ser atrativos.

como se destacar no processo de seleção?

16 – O que posso fazer para me destacar no processo?

Diversas características e habilidades são consideradas durante o processo de treinamento: espírito empreendedor, facilidade de se trabalhar em equipe, desenvoltura, etc.

17 – Qual a importância de ter um trainee no currículo?

Justamente pela competitividade das vagas, ter uma experiência trainee no currículo pode ser um grande diferencial. Com um contato muito maior com as lideranças, o trainee também se depara com um networking muito mais desenvolvido.

Como o profissional já inicia sua carreira com um grande destaque e potencial, as empresas tendem a valorizar essa experiência. O reconhecimento presente nessas vagas também pode facilitar a rápida ascensão em novas oportunidades.

18 – Quais são as áreas que mais recrutam trainees?

As áreas que contratam trainee são as mais diversas. Além disso, o profissional também apresentará um contato interno com todos os setores da empresa, o que abre uma ampla gama de oportunidades.

Ainda assim, existem áreas que se destacam quando o assunto é oportunidades para esses profissionais:

  • Área de finanças;
  • Supply chain (cadeia logística);
  • Recursos humanos;
  • Marketing;
  • Tecnologia da informação;
  • Vendas.

principais setores que contratam trainees

19 – O que acontece quando o contrato de trainee acaba?

Ao fim do programa trainee, é comum que as empresas ofereçam ao profissional um cargo sênior ou mesmo de liderança na área onde obteve destaque. Tudo depende da performance do profissional e dos resultados que apresentou ao longo da experiência.

20 – Vagas abertas em programas de trainee 2021

Agora que você entendeu o que é trainee, provavelmente se interessou pelas oportunidades que o programa oferece. O primeiro passo, portanto, é conhecer os programas oferecidos e garantir essa vaga promissora para sua carreira.

Confira as vagas abertas e as inscrições para ingressar em grandes empresas com a possibilidade de ascensão profissional. Contamos com muitas oportunidades para profissionais que desejam se destacar com inovação e competência no mercado.

A Companhia de Estágios oferece oportunidades para trainee em grandes empresas do Brasil e do Mundo, conheça!

Conclusão

Profissionais dedicados sempre encontrarão oportunidades de destaque no mercado de trabalho. Agora que você sabe o que é trainee, pode se dedicar para desenvolver-se profissionalmente de forma muito mais rápida, a partir destas vagas.

A Companhia de Estágios auxilia no momento de encontrar oportunidades que mudarão sua carreira profissional. Não se esqueça de estudar sobre cada organização e processo seletivo, para se destacar nas vagas competitivas oferecidas!