Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Quais as vantagens de fazer um estágio no exterior?

Com a concorrência em alta no mercado de estágios, é importante sempre se manter atualizado por meio de cursos de idiomas, especializações na sua área e até mesmo ter habilidades que te diferencie dos concorrentes e possibilite maiores chances de conquistar uma vaga. E uma característica que também vem sendo observada e valorizada por muitos recrutadores ultimamente é a experiência internacional. Isso mesmo! Estudantes que passaram um tempo fora do país fazendo estágios têm grandes chances de serem selecionados, pois certamente tem conhecimentos relevantes à muitas empresas.

Mas, além de ser um acréscimo importante no seu currículo, o estágio no exterior também proporciona experiências valorosas como conhecer costumes, lugares e pessoas diferentes, que podem te ajudar no seu crescimento pessoal. E, se você já cogitou essa ideia, mas não está totalmente convencido se essa aventura vale a pena, separamos algumas vantagens de fazer um estágio em outro país:

Idioma

Claro que, a primeira vantagem ao optar por um estágio fora do país é a experiência linguística que você pode ter. Por mais que você tenha estudado por muito tempo uma língua estrangeira no Brasil, a comunicação nativa, em tempo integral, pode ser bem diferente na prática. Ou seja, esse contato pode te ajudar a ampliar o seu vocabulário e dominar, de fato, o idioma.

E, se você não é assim tão fluente, não se preocupe, pois, existem programas de estágio que oferecem um curso de idiomas integral que podem melhorar sua proficiência. Mesmo para aqueles que se arriscam a ir para outro país sem ter pleno conhecimento do idioma, a própria convivência diária pode ajudar a adquirir experiência. Lembre-se apenas de não se candidatar a vagas que exijam um nível de fluência que você não possui ou que não ofereçam o mínimo de suporte para que você desenvolva essa habilidade.

Networking internacional

Não é porque o estágio tem um tempo determinado para acabar que você não deve criar uma boa rede de contatos profissionais, não é mesmo? Naturalmente terá laços de amizade com seus colegas de trabalho e pedirá o contato dos mais próximos, mas não se limite a isso! Procure estabelecer relações com o máximo de pessoas que conseguir, inclusive, se a empresa em que você estiver estagiando participar de uma feira de negócios, se ofereça para ir junto e converse com quem estiver lá.

Dependendo do tipo de programa acadêmico em que escolher trabalhar, algumas empresas podem ficar com seus dados para que, no futuro, possam estabelecer novo contato. Por isso, procure sempre se mostrar empenhado a aprender cada vez mais e mantenha uma boa relação com seus colegas de trabalho.

Conhecimento cultural

Durante o período de aprendizagem no exterior você pode conhecer melhor o funcionamento das empresas e, assim, poderá entender melhor todos os trâmites internos e características específicas daquele país. Aproveite essa experiência para absorver costumes que te agradem e que, possivelmente, possa adotá-los para sua vida.

Mas nem só de trabalho vive o estagiário, por isso é importante aproveitar ao máximo a oportunidade de estar em um lugar diferente e, desta forma, buscar conhecer os costumes e cultura do local. Utilize também seu tempo livre para dar uma volta nos pontos turísticos, bares, restaurantes, ler livros e conversar com as pessoas para absorver o máximo de conhecimento.

Autoaprendizagem

Estar fora do país de origem é uma experiência incrível, mas também é um desafio enorme, pois você estará fora do amparo da família, longe de amigos e terá que lidar com muitas situações por conta própria. Parece difícil? Mas saiba esse novo desafio te ajudará a desenvolver habilidades que contribuirão futuramente, em outros momentos da vida.

Além disso, esse período que passar sozinho colabora para que você se conheça melhor e entenda com mais clareza suas qualidades e dificuldades. Dessa forma, você aprenderá a ter resiliência, autocontrole, organização e tantas outras características desejadas pelas empresas.

Currículo conceituado

Atualmente as empresas buscam um diferencial nos candidatos e o domínio do inglês já não é mais o quesito determinante, justamente por já estar globalizado e ser visto, praticamente, como algo fundamental.  Por isso, é importante apresentar conhecimentos que te ajudem a se destacar dos demais candidatos, seja no estágio ou numa vaga formal. E, sem dúvidas, o período de aprendizagem fora do país pode ser incluído no currículo e contar muitos pontos a seu favor na hora da seleção. Por isso, nada mais justo do que pensar em investir nesse sonho, não é mesmo?

Se quiser esclarecer ainda mais suas dúvidas a respeito desse período tão importante para o crescimento profissional, continue acompanhando o blog da Companhia de Estágios. Aqui você encontra as melhoras dicas para sua carreira!