Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

Veja como deixar a sua equipe mais engajada

Por Tiago Mavichian, fundador e Human Resources Director da Companhia de Estágios

O clima organizacional afeta muito o dia-a-dia de uma empresa e conseguir manter uma equipe engajada não é uma tarefa fácil para um gestor, pois, é necessário entender o que cada um pensa a respeito da empresa e também o que eles esperam.

Colaboradores engajados produzem mais e melhor e não veem o trabalho apenas como uma necessidade básica, mas também como um meio social que permite crescimento pessoal e profissional.

No entanto, como conseguir este feito? Veja algumas dicas a seguir:

Reconhecimento  

O reconhecimento é uma das melhores maneiras de estimular a equipe.

Isso acontece porque todo profissional precisa sentir que a dedicação dele dentro da empresa não é apenas uma obrigação, mas, sim, que ele é muito importante para o desenvolvimento do trabalho.

O elogio faz bem para qualquer ser humano, mas é importante entender que ele não deve ser feito apenas para promover o ego, como muitas pessoas pensam, mas deve ser usado como um incentivo para que o profissional continue fazendo o que faz e que veja um sentido nisso, um verdadeiro propósito, pois, só assim, haverá um resultado satisfatório para todos.

Dê feedbacks

Os feedbacks estão relacionados com o reconhecimento, no entanto, nem sempre, ele será um elogio, e, sim, uma crítica, que deve ser sempre construtiva, para mostrar ao colaborador ou para a equipe algumas melhorias que podem ser feitas.

No entanto, muitas pessoas veem o feedback como algo ruim, muitas vezes porque os gestores não conseguem ter uma comunicação não violenta com os colaboradores ou porque não é algo habitual dentro da empresa.

Eles precisam ser feitos regularmente, para incentivar a equipe a buscar novos resultados e, também, para valorizar a autoestima deles. Portanto, muito cuidado com as palavras!

Estimule o aprendizado

Pessoas quando se sentem estimuladas a aprender ou desenvolver algo novo, se sentem mais felizes no trabalho.

Incentivar os profissionais a buscarem novos conhecimentos e a compartilha-los com os colegas de trabalho promove mais engajamento e senso de comunidade.

Uma característica importante que entra nesse ponto é a capacidade de autodesenvolvimento, hoje, com a internet e com várias ferramentas a disposição das pessoas, é possível sempre aprender algo novo, é ainda mais interessante quando a empresa oferece recursos aos colaboradores para incentivar esse processo evolutivo.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!