Blog

Artigos

5 dicas para aumentar a produtividade em seu estágio

Em certas fases da vida surgem tantas coisas para se fazer ao mesmo tempo que não sabemos nem por onde começar, seja em casa, nos estudos ou no trabalho, ninguém está livre de ter que lidar com esse tipo de situação nas mais diversas áreas, porém, no ambiente profissional ainda temos alguns agravantes que podem piorar o quadro. Com as tarefas domésticas ou escolares dá até para tentar protelar, mas na empresa, muitas vezes, temos prazos e metas a cumprir que não podemos deixar passar.

Somado a isso ainda recebemos constantemente informações e estímulos externos excessivos que geram uma série de distrações e atrapalham na concentração e na execução das atividades, especialmente quando se tratam das ferramentas digitais que, ao mesmo tempo em que facilitam e otimizam vários processos, também podem impactar negativamente a produtividade no trabalho. Mas, felizmente, existem alguns métodos e hábitos para driblar esses obstáculos e aumentar o seu desempenho, confira a seguir algumas dicas para se tornar mais produtivo.

1 – Não misture as coisas

Não leve seus problemas pessoais para o ambiente profissional e vice-versa, isso prejudica seu rendimento no trabalho, interfere no seu relacionamento com familiares e ainda pode afetar sua saúde. Tente separar as coisas e se concentrar por inteiro na atividade que estiver realizando no momento. Durante seu horário de trabalho se desligue de problemas externos e evite interrupções, pois isso irá impedir que você desempenhe suas tarefas com êxito, acumulando pendências. Da mesma forma, não leve para casa suas dificuldades profissionais, pois não é nada saudável, procure ter momentos de descontração com seus amigos e parentes para relaxar e aliviar o estresse.

2 – Defina as prioridades

Faça um planejamento e um Check list para estruturar suas atividades e compromissos no trabalho, dessa forma você poderá enxergar melhor quais tarefas são mais urgentes, quais ainda estão pendentes e qual a melhor estratégia para executá-las. Manter uma estrutura organizada é a melhor forma para não atrasar nem deixar tarefas em aberto, além disso esse método evita que você fique sobrecarregado e ainda otimiza seu tempo de produção.

3 – Mantenha o foco

Com tantas coisas acontecendo ao nosso redor, manter totalmente o foco em uma atividade tem se tornado um desafio e tanto que precisamos encarar todos os dias. Mas, no ambiente de trabalho, ter esse controle é essencial, pois quem se deixa vencer pela distração acaba prejudicando seu rendimento, deixando tarefas pela metade e aumentando o risco de erros. Por isso o ideal é procurar identificar quem são os vilões da sua produtividade e se afastar deles. O celular pode ser um grande motivo para dispersão por exemplo ou, até mesmo, conversas paralelas. Se as ferramentas digitais desviam sua atenção durante o expediente, elas também devem ser evitadas.

4 – Não se acomode

Entrar em uma zona de conforto e se acomodar é ruim para você e para a empresa, isso pode atrapalhar o seu crescimento e desenvolvimento profissional e ainda prejudicar seu rendimento no trabalho. Portanto, seja proativo e busque sempre aprender e se desenvolver. Novos desafios são necessários para que ocorra uma evolução, então não se conforme em permanecer na mesma posição sempre, demonstre seu interesse em atividades novas que possam contribuir para o seu trabalho e potencializar suas habilidades.

5 – Não se sobrecarregue

Evite se comprometer mais do que pode. Assumir atividades extras que não conseguirá, ou não terá tempo suficiente para cumprir só irá resultar em complicações desnecessárias e uma dor de cabeça que poderia ser evitada. Quando você se propor a fazer algo além de suas funções, seja a pedido do chefe ou para ajudar um colega de trabalho, tenha certeza de que suas tarefas estão em dia e nenhuma terá de ser sacrificada em prol da nova atividade. Se programe e procure estabelecer metas para a sua produção, assim quando conseguir cumpri-las com mais agilidade já estará pronto para aceitar novos projetos e desafios.

Estas dicas poderão lhe ajudar a melhorar sua produtividade e também são validas para toda sua carreira profissional. Para receber mais dicas como estas e ficar por dentro das oportunidades do mercado cadastre-se em nosso site e siga nossas redes sociais.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!